Professora Nair Chase torna-se professora titular da Ufam
Docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) há 34 anos e diretora da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) pela segunda vez, a professora Nair Chase realizou, na manhã desta quinta-feira, 24, a defesa de Memorial Acadêmico “Um olhar para trás para seguir em frente”, requisito que possibilita a ascensão ao cargo de professora titular.
O evento foi prestigiado por professores, alunos e técnicos da EEM, além de amigos e familiares da professora Nair Chase. Durante a apresentação de sua trajetória acadêmica, ela destacou as atividades desenvolvidas como líder do Grupo de Pesquisa “Educação em Saúde e Enfermagem”; membro de bancas examinadoras de teses, dissertações e de concursos públicos para professor de carreira do magistério superior; artigos publicados; premiações advindas do exercício de atividades acadêmicas; participação como conferencista ou palestrante em eventos científicos; atividades de planejamento e de gestão, entre outras.
Missão cumprida e planos para o futuro
Ao final da apresentação, ela ressaltou o amor pela profissão e agradeceu a contribuição de todos os familiares, amigos, colegas de trabalho e alunos para sua trajetória profissional. “Fiz escolhas importante na minha vida: ser enfermeira, ser docente, ser do campo da saúde coletiva e ser do campo da educação. Minha opção se dá pelo que a docência me ensinou e ainda tem a ensinar, pelo que eu contribuí e ainda tenho a contribuir. Tive a oportunidade de transitar em todas as vertentes da Enfermagem, do exercício do magistério à gestão educacional. Trabalhei sozinha e também com meus pares, companheiros da EEM na construção da docência. Ao olhar para minha trajetória, estou satisfeita com o que fiz e, ao concluir esta fase, eu me sinto preparada para fazer mais, como ainda farei”, declarou a docente, que é doutora em Saúde Pública e Mestre em Educação, em suas considerações finais.
Referências
A docente também mencionou profissionais que se tornaram as principais referências de sua carreira. “Tive referências muito positivas tanto no campo da Enfermagem, quanto na docência em Enfermagem. A primeira delas, Ana Barreto, que atuou como enfermeira-chefe na Santa Casa de Misericórdia de Manaus; a segunda, Josephina de Melo, ambas negras, como eu. O exercício da Enfermagem e da docência-gestão, respectivamente, transbordava no cotidiano dessas mulheres determinadas e competentes que vêm influenciando gerações”.
Banca de avaliação
A defesa foi realizada no miniauditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) e teve como examinadoras a professora da Faculdade de Odontologia da Ufam (FAO/ Ufam) Maria Fulgência Lima Bandeira, presidente da banca de avaliação; a professora Maria Lúcia Robazzi (USP); a professora Mary Elizabeth de Santana (UEPA) e a professora Elizabeth Teixeira (ESA/ UEA).
Em sua avaliação, a professora Maria Lúcia Robazzi destacou que a postulante a professora titular da Ufam cumpriu 50% a mais de cada requisito para se tornar professor titular. “Como avaliadora, eu tive acesso ao documento da Ufam que estabelece os critérios que devem ser observados na defesa de um Memorial e, com base na exposição analítica e crítica realizada, na minha compreensão a senhora está mais que titulada. Quero parabenizá-la pelas premiações, pelo reconhecimento público e, diante disso, só desejo cumprimentá-la por mais essa conquista”, declarou a avaliadora.
A avaliadora Meyre Elizabeth, da Universidade Estadual do Pará (UEPA) também elogiou a trajetória acadêmica e profissional da professora Nair Chase. “Li com bastante atenção seu memorial. Percebi que, além de sermos contemporâneas na formação do curso de Enfermagem, a senhora possui madura produção científica. Também fui gestora e conheço bem os desafios de administração. Por isso, tenho elementos para considerar que sua atuação é muito bem-sucedida tanto na área da docência quanto na área de gestão. Parabéns à nova professora titular da Ufam”.
Ufam acolhe programação do 10° ConfOA entre os dias 1° e 4 de outubro
A 10° Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) ocorre entre 1° e 4 de outubro de 2019, em Manaus, que terá parte da programação nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
A ConfOA objetiva reunir as comunidades portuguesa, brasileira, bem como dos restantes países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a ciência aberta, em todas as suas dimensões, como o acesso aberto a publicações e a dados de investigação.
A Conferência é organizada pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e, conjuntamente, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
No dia 1° de outubro, ocorrerá a solenidade de abertura e um pré-workshop. Já nos dias 2 e 3, serão realizados workshops, enquanto o pós-conferência está previsto para o dia 4.
Mais informações no site: http://confoa.rcaap.pt/2019/
Reunião Anual da SBPC ocorre em julho. Inscrições abertas para submissão de trabalhos
As inscrições para a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS), já estão abertas. O evento terá como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Acesse o site da 71ª Reunião Anual: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/
A Programação Científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas). O evento será encerrado com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.
Os interessados em submeter trabalhos terão até 11 de março de 2019 para fazer a inscrição e o pagamento da taxa, mas o evento também contará com um limite de mil trabalhos que, se for atingido, poderá antecipar o encerramento do prazo.
A inscrição online sem o envio de trabalho poderá ser feita até 19 de julho de 2019. A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Para quem quiser submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso ou ainda obter o material do evento, serão cobradas taxas cuja informação está disponível nas Normas de Inscrição.
A Reunião Anual
A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui mais de 140 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de 5 mil sócios ativos.
A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.
As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.
Comissão de implantação do SEI na Ufam realiza capacitação entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro
A comissão de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Ufam, em parceria com a Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD/Progesp), realiza entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro mais uma capacitação para servidores sobre a ferramenta eletrônica de processos administrativos SEI/ Usar (Usuários), desta vez para a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).
O curso será ministrado no Centro de Educação a Distância (CED), localizado no setor Sul, bloco N, próximo à Prefeitura do Campus Universitário, no horário de 8h as 12h. São 20 vagas disponíveis para os servidores da pró-reitoria, com carga horária de 12 horas, e as inscrições são online até o dia 25 de janeiro, conforme orientações encaminhadas por e-mail.
Implantação do SEI na Ufam
O Sistema Eletrônico de Informações está sendo implantado por etapas na Ufam. O projeto piloto iniciou no dia 05 de julho de 2018. Gabinete da reitoria, Diretoria Executiva (Direx) e Auditoria iniciaram a primeira fase de implantação, com o recebimento de Ofícios no âmbito da Administração Pública Federal. Após essa fase, a implantação tem sido gradativa. Dentre as unidades que já receberam a capacitação para utilização do sistema, está a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesp).
Nesse sentido, a fim de agilizar o processo de implantação, a Comissão informa à todas as unidades que desejam receber o SEI, que realizem o cadastro no Portal do Técnico (Acesse) ou no Portal do Professor (http://professor.ufam.edu.br/sistema/professor/login.php); e façam o curso SEI USAR EAD, da Escola Virtual de Governo (https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo).
Cabe ressaltar que a implantação do SEI na Ufam atende ao disposto no Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que determina o uso do meio eletrônico para a realização de processo administrativo nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e encontra-se em consonância com as diretrizes estratégicas ligadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam (2016-2025), que tem como foco a modernização administrativa.
Informações: (92) 3305-1181, Ramal 2763 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Endereço: Setor Sul, Bloco H (bloco de Letras-Libras), ao lado do Restaurante Universitário (R.U).
Site: