Protec e Faced publicam segunda edição da Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva

Por Samuel Vinente
Protec

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) e a Faculdade de Educação (Faced) publicaram a segunda edição da Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva. A revista, que possui periodicidade semestral, foi lançada em dezembro de 2017 e atualmente é o único periódico sobre Educação Inclusiva da Região Norte.

A edição atual conta em sua estrutura com um editorial, uma revisão de literatura, seis relatos de pesquisa e três relatos de experiência. Os temas compreendem ensino de língua portuguesa e matemática para deficientes visuais; linguagem e escrita; organização política de pescadores; atuação de bidocentes; programa de reconhecimento do alfabeto por deficientes intelectuais; letramento de surdos; ludicidade e formação de professores de Educação Física.

Os autores são oriundos de diversas instituições tais como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam); a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); a Universidade Federal de Rondônia (Unir); a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF - Baiano); a Prefeitura Municipal de São Carlos (SP); o Centro Universitário do Norte (Uninorte) e o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP).

Ao longo de 2018 o Comitê Editorial da revista recebeu mais de 95 artigos e contou com a colaboração de mais de 40 consultores Ad Hoc para avaliação dos textos, além de 20 membros voluntários dos Comitês Científico e Técnico. A edição atual pode ser acessada no Portal de Periódicos da Ufam, por meio do link  periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/.

Próximas Edições

No fim de janeiro será publicada a primeira edição de 2019, com o ‘Dossiê Temático 10 anos de Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva’, para o qual foram submetidos mais de quarenta artigos.

Ainda em 2019 será lançada uma edição especial com o Dossiê Temático ‘Educação, Direitos Humanos e a luta contra o retrocesso’. Podem ser encaminhados via portal da revista relatos de pesquisa, relatos de pesquisa, ensaios teóricos, resenhas e revisões de literatura. O prazo para envio vai até o dia 31 de maio.

Independente do encaminhamento de textos para os Dossiês Temáticos, a revista recebe em fluxo contínuo artigos que abarquem temas como Alfabetização, Diversidade, Educação de Jovens e Adultos, Política Educacional, Formação de Professores, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e outros correlatos à educação.