G1 revisa missão, visão, valores e competências da Universidade

Alterações aprovadas serão apresentadas ao G40, nesta sexta-feira (13), no auditório da Escola de Enfermagem

"Apesar de ser um processo mais lento e exigir um pouco mais de nós, teremos um PDI construído de forma democrática e participativa", declarou a reitora na abertura do evento."Apesar de ser um processo mais lento e exigir um pouco mais de nós, teremos um PDI construído de forma democrática e participativa", declarou a reitora na abertura do evento.Formuladas há dez anos, as atuais diretrizes institucionais foram redefinidas pelos gestores da instituição durante a 6ª Oficina de elaboração do Planejamento Estratégico e Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), na qual estiveram reunidos o grupo de gestores da Universidade, denominado G1, e os consultores da Fundação Getúlio Vargas. A missão institucional foi a primeira a ser revisada. Foram submetidas à plenária três propostas de revisão da missão institucional e foi aprovado o seguinte texto: "Produzir e difundir saberes, com excelência acadêmica, nas diversas áreas do conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia." O texto em vigor tem a seguinte redação: "Cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia".

A visão institucional, que possuía o seguinte teor: "Reconhecimento pela excelência alcançada no ensino público, na produção científica e na contribuição para o desenvolvimento social; Servidores capacitados, valorizados e comprometidos com a Missão; Infraestrutura adequada para a missão; Gerenciamento eficaz apoiado por informação dos processos administrativos, acadêmicos e técnicos", após edição do G1, passou a ter o seguinte conteúdo: "Ser referência entre as universidades brasileiras pela excelência alcançada no ensino público, na produção científica e na contribuição para o desenvolvimento social; Ser reconhecida como referência em Governança Universitária, no cumprimento dos seus compromissos estratégicos e na observância de seus valores e Ser reconhecida pela excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, relacionada aos povos, saberes, culturas e ambientes amazônicos".

O princípio ficou estabelecido da seguinte forma: A UFAM atua fundamentada em princípios éticos e valores morais na liberdade de expressão, na inclusão social, na gestão democrática e participativa por meio do desenvolvimento integrado do Ensino, da Pesquisa e da Extensão que ferem benefícios sociais e econômicos.

Os valores institucionais fram descritos pelo G1 como ética, pertencimento institucional, democracia, transparência das ações, responsabilidade, inclusão social, respeito aos direitos humanos, à liberdade, à diversidade e ao ambiente.

As competências institucionais ficaram definidas como: tradição centenária, experiência acadêmica em especialidades amazônicas, liderança regional CT & I, ensino de qualidade apoiado em um corpo docente e técnico administrativo competente e comprometido com a melhoria constante da qualidade apoiados por infra-estrutura institucional inserida na maior área de floresta urbana nativa do país.

Os projetos prioritários serão estabelecidos pelo G1 nesta sexta-feira. A Pró-reitora de Planejamento, professora Mariomar Sales, destaca que o trabalho se encontra em fase final de elaboração e que as conclusões do PE desenvolvido pelo g40 e pelo g1 estão sendo colocadas na versão preliminar para apreciação do conteúdo por ambos os grupos. Após esta etapa, será iniciada a escrita do PDI.

Para a reitora da UFAM, doutora Márcia Perales, todo o conteúdo construído pelo G1 reforça os compromissos estratégicos da UFAM com a comunidade universitária e demais setores da sociedade. Nesta sexta-feira (13), todo o conteúdo aprovado pelo G1 será apresentado ao G40, grupo formado por todos os diretores das Unidades acadêmicas e representantes de docentes, discentes e técnicos administrativos em Educação. As reuniões de Revisão do PDI acontecem das 8h30 às 18h, no auditório da Escola de Enfermagem.