Institucional

Agroufam encerra atividades de 2014 e retoma exposição em fevereiro de 2015

Mais de 150 produtores tiveram oportunidade de expôr no espaço Mais de 150 produtores tiveram oportunidade de expôr no espaço

A Faculdade de Ciências Agrárias, por meio do Núcleo de Socioeconomia (Nusec) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 4, a última edição da  Feira da Produção Familiar, a Agroufam. O evento, que já faz parte do calendário mensal da Universidade, será retomado no próximo ano, no mês de fevereiro, após o o encerramento de planejamento. 
 
De acordo com a coordenadora do Nusec e também da Agroufam, professora Terezinha Fraxe, embora muitos produtores encontrem-se contemplados pela iniciativa, há, ainda, uma extensa fila de espera por parte de outros agricultores, artesãos e extrativistas, até mesmo do interior do Amazonas.
 
"Em cada um dos estandes conseguimos locar três famílias de ramo similar, mas o empreendimento foi tão bem sucedido, que os pedidos de participação de outras pessoas continuam aumentando. Dessa forma, nós sentimos a necessidade de expandir essa iniciativa para mantermos o incentiva à produção no setor", explicou ela, ratificando que o Estado ainda não conta com muitos espaços em que o próprio produtor possa escoar seus insumos. 
 
A coordenadora revelou que nas próximas versões da Agroufam, os expositores devem ser remanejados para uma área verde bosqueada, pertencente à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), que funciona em frente à Faculdade de Ciências Agrárias, mas arregimenta quantidade maior de estandes. 
 
João Evangelista da Cooperativa Comaru, situada no Rio Nini, a Agroufam foi uma das primeiras oportunidades na qual os extrativistas puderam tornar público o seu principal produto, a castanha do Brasil. 
 
Embalada em papel reciclado, o produto recebeu apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FVS) para ser produzido em larga escala e aguarda apenas a aprovação de liberação de selo e realização de inspeção agropecuária pelos órgãos competentes para que possa ser exportado. 
 

"O público que temos aqui dá valor à embalagem de um produto envazado com alta qualidade, o que denota que estamos no caminho certo", disse.  
 
Homenagem - A última edição da Agroufam também abriu espaço para prestar uma homenagem a Nejme Aziz, presidente de honra do Fundo de Ação Social do Amazonas. 
 
"Temos uma parceria de ação social nós entendemos a participação dela como mulher é de suma importância para as agricultoras, artesãs e cooperadas. Esse momento é de reconhecimento e de renovação desta parceria que irá continua no ano que vem", disse. 
 
A presidente do Fundo agradeceu a homenagem e se disse emocionada com as demonstrações de carinho dos trabalhadores do setor primário. 
 
"Toda vez que vou ao interior tento avaliar de que forma as pessoas podem ter uma vida com mais qualidade e sou convicta de que a maneira mais correta é promover ocupação digna e esta Feira é o reflexo de que políticas planejadas dão certo e garantem sustento não apenas para aqueles produtores da capital, mas também do interior do Estado", afirmou.  
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable