ICE investe em pesquisa de nanotecnologia

Apesar de ter sido citada pela primeira vez em 1959 por Richard Feynman e definida em 1974 pela Universidade Científica de Tóquio, a nanotecnologia começou a ser desenvolvida e testada em laboratórios apenas no início de 2000. O ponto de partida da nanotecnologia é a exploração de novas propriedades em nanomateriais. Estes materiais não possuem necessariamente tamanho nanométrico (o mesmo que um bilionésimo de metro), mas possuem em sua composição estruturas nanométricas que geram novas propriedades e aplicações.

Os materiais considerados nanoestruturados são todos aqueles que apresentam partículas, pelo menos em uma dimensão, com tamanhos aproximadamente menores que 100 nanômetros (um nanômetro equivale, aproximadamente, a cinco átomos um ao lado do outro, algo muito menor que um fio de cabelo). A partir do uso de métodos físicos e químicos para permitir que determinada estrutura tenha uma propriedade especial através da manipulação intencional de moléculas e átomos é que se podem obter novos materiais. A nanotecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, desde produtos farmacêuticos a peças para otimizar o gasto de combustíveis em automóveis.

O Grupo de Pesquisas em Materiais (GPMat), vinculado ao Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE), iniciou estudos na área da tecnologia nano. No Laboratório de Materiais (LABMAT) são criadas as novas estruturas, onde também são observadas e medidas. O aluno e bolsista de iniciação científica Gleison Adriano da Silva que faz parte do GPMat e recentemente iniciou uma nova pesquisa, explica um dos tipos de fabricação de nanomateriais: “Outra rota de fabricação ou síntese destes materiais consiste partindo já de um bloco sólido para se obter as nanoestruturas, do “macro para o nano”. Mistura mecânica (moagem) que fazemos aqui no LABMAT por exemplo, também proporciona a obtenção de nanopartículas.  Uma das grandes vantagens da nanotecnologia é que os materiais com tamanho nano absorvem calor facilmente e a temperatura de fusão diminui no caso de sólidos. Este é apenas um exemplo de como os nanomateriais diferem dos demais materiais não nano, microestruturados ou macroestruturados”.

O estudo das nanoestruturas e suas aplicações se mostra indispensável em uma sociedade informacional e tecnológica. Seja pelo aproveitamento mais eficiente de células solares que geram energia elétrica ou pela diminuição de aparelhos eletrônicos como smartphones, a nanotecnologia está presente em nosso cotidiano e nas pesquisas acadêmicas, como evidenciam os resultados do Grupo de Pesquisas em Materiais da Ufam.

Placa fotovoltaica usada para captação de energia solar é uma das fontes renováveis de energia, exemplo de aplicação da nanotecnologiaPlaca fotovoltaica usada para captação de energia solar é uma das fontes renováveis de energia, exemplo de aplicação da nanotecnologia

Recentemente, o artigo "Structural, optical and thermal characterization of nanostructured CdSe obtained by mechanical alloying" resultado do trabalho de Iniciação Científica do aluno Gleison Adriano da Silva, orientado pelo professor Sérgio Michielon de Souza, foi publicado pela revista holandesa, criada em 1968, Journal of Molecular Structure. O trabalho estuda o material nanoestruturado CdSe que tem despertado interesse em diferentes segmentos de pesquisas. No que tange a pesquisa aplicada, este material pode ser usado em dispositivos optoeletrônicos, células solares e biosensores fotoquímicos.

Além deste artigo, Gleison Adriano da Silva apresentou durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no mês de julho no Acre, outro trabalho recente com aplicações em baterias secundárias de íons lítio “Structural, thermal and optical studies of nanocomposite powder NiSb+Sb produced by mechanical alloying”. Os dois trabalhos concorrem ao Prêmio Bernhard Gross no XIII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) que acontece no fim de setembro em João Pessoa, Paraíba - PB.