Pé-de-Pincha completa 15 anos e tem "Encontro Socioambiental com Lenine"

A terra dos bois bumbas Garantido e Caprichoso recebeu o "Encontro Socioambiental com Lenine", o encontro aconteceu no auditório do ICSZ/UFAM-Parintins e teve como anfitrião o projeto pé-de-pincha(UFAM), foram seis projetos focados na conservação do meio ambiente que tem o Patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. O evento teve como tema "Música e sustentabilidade numa só nota", e foi realizado no município de Parintins/AM (a 369 km de Manaus), na semana passada.

O cantor Lenine está percorrendo todo o Brasil para conhecer 12 projetos socioambientais. Desta vez, a Amazônia foi a terra escolhida e teve dois dias de ações na região, entre elas, a divulgação dos Projetos 'Pé-de-Pincha, Peixes da Floresta,  Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Escolinha de Arte do Garantido, Caprichoso e   Oela’, ambos patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

A turnê já passou pela Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo e agora irá lançar âncora em Parintins, no Amazonas. Além das discussões em torno da sustentabilidade e meio ambiente, os moradores de Parintins ganharam um show gratuito na Praça dos Bois com repertório do Lenine no formato voz e violão.

Segundo o coordenador geral do projeto pé-de-pincha(UFAM), professor Paulo Cesar Machado Andrade,com o trabalho de proteção desenvolvido em 2013, o Programa Pé-de-pincha-UFAM, que auxilia no manejo comunitário de quelônios em Parintins-AM, já devolveu a natureza este ano, aproximadamente, 10.000 mil filhotes de quelônios. O Projeto Pé-de-pincha, foi criado em Terra Santa pela Universidade Federal do Amazonas, e completará esse ano 15 anos com a marca histórica de mais de 2 milhões de filhotes de tracajás, tartarugas e iaçás devolvidos aos rios da Amazônia.

Ainda de acordo com Pulo Andrade o evento é relevante para a divulgação do projeto que atua em 16 município e 168 comunidades de uma forma diferenciada. Aproveitando o engajamento do Lenine, acreditamos que o Encontro Socioambiental  1trará bons frutos e articulações para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela  Universidade Federal do Amazonas e pelos demais parceiros amazônicos que compartilham de causas semelhantes e oportunidade única de patrocínio, como a Petrobras, colocando esses projetos em um contexto nacional e internacional.

Para a coordenadora de Educação Ambiental do projeto pé-de-pincha(UFAM), professora Aldeniza Cardoso de Lima, o encontro é uma oportunidade para estreitar laços com projetos que trabalham em prol do bem comum. "O evento é um importante encontro de parceiros amazônicos engajados nas causas socioambientais que partilham de um mesmo patrocinador, a Petrobras. Acredito que no futuro estes parceiros estreitem suas relações e se instrumentalizem de forças e credibilidade para criação de uma rede de conservação na região Amazônica, a exemplo da região costeira do Brasil, onde já existe a Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (BIOMAR)"