Professor do campus de Humaitá defende tese em Portugal

O professor Valmir Flores Pinto, do campus Vale do Rio Madeira, no município de Humaitá, defendeu, nesta terça-feira (15), a tese de doutoramento intitulada “Ensino Superior como Princípio Hegemónico de Cidadania: um diálogo com Antonio Gramsci no Sul da Amazônia Brasileira”. O doutoramento foi realizado na Universidade de Aveiro, Portugal, na área de concentração Estudos em Ensino Superior.

A tese trata, numa abordagem qualitativa, da interiorização do ensino superior público no Sul do Amazonas (IEAA/UFAM) analisada a partir das categorias de Antonio Gramsci: sociedade civil, educação, cidadania, Estado e Hegemonia. Para este trabalho foram realizadas entrevistas com atores no campus Vale do Rio Madeira, distribuídos entre professores, estudantes, funcionários e pessoas fora do espaço acadêmico.

Os oito membros do júri aprovaram, por unanimidade, o trabalho de investigação do Professor Valmir Flores Pinto, conferindo-lhe o grau de doutor em Estudos em Ensino Superior, na sala dos Atos Acadêmicos da Reitoria da Universidade de Aveiro.O júri foi composto por membros de quatro instituições de ensino superior:

-Universidade de Aveiro: Doutor Jorge Adelino Rodrigues da Costa (presidente do júri e Professor Catedrático); Doutora Maria Teresa Geraldo Carvalho (Professora e Orientadora); Doutor Rui Armando Gomes Santiago (Professor Associado com Agregação e Coorientador); Doutor Filipe José Casal Teles Nunes (Professor Auxiliar Convidado);

-Universidade do Minho: Doutor Licínio Carlos Viana da Silva Lima (Professor Catedrático do Instituto de Educação); Doutor Almerindo Janela Gonçalves Afonso (Professor Associado do Instituto de Educação);

Universidade do Porto: Doutor António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa (Professor Associado com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação);

Instituto Politécnico de Leiria: Doutora Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto (Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Formação

O professor tem formação em Filosofia (graduação) e Teologia Sistemática (mestrado). Desde 2006 faz parte do quadro de professores efetivos do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), atuando nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação e Deontologia.