Teste de mutação para aplicativos móveis em destaque no IV Wopi

No último dia de apresentações de Grupos de Pesquisas no IV Workshop de Pesquisa em Informática (Wopi), o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Informática, Jonathas Silva dos Santos, apresenta o trabalho de pesquisa:  `Teste de mutação para aplicativos móveis´. O evento que ocorre até quarta-feira, 22, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia (FT)objetiva promover às pesquisas realizadas no PPGI,  visando ser um fórum de discussão e de apresentação de trabalhos de pesquisa.

Há um ano no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), o mestrando Jonathas Silva dos Santos, 23, membro do Grupo de Pesquisa `Experimentação e Teste de Software (Experts) apresenta o trabalho de pesquisa `Teste de mutação para aplicativos móveis´, cujo objetivo é aprimorar a qualidade das aplicações móveis utilizados nos dias atuais.

Ele explica que um aplicativo móvel conhecido normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, um telefone celular, um smarthphone ou um leitor de MP3. Segundo ele, aplicação móvel não se restringe apenas ao jogo ou a comunicação (mensagem de texto), envolve o pagamento de contas, o monitoramento da saúde, dentre outras serviços, não podendo ter o risco de falhas.

Atualmente, as pessoas estão na dependência desses promovidos por essas aplicações, o que as tornam confiáveis e isentas de qualquer falha. Caso contrário, se o usuário não obtiver um nível de qualidade nesses serviços haverá uma perda significativa com relação a custo e até mesmo de vidas. É importante a qualidade dos serviços e mantê-los.  Nesse sentido, o grande desafio do trabalho de pesquisa é aprimora-los e somar aos já existentes,  completa o mestrando.

Segundo ele, a apresentação do trabalho de pesquisa tem trazido uma expectativa muito grande. Espero que a comunidade universitária possa contribuir, sugerindo o melhor caminho para o desenvolvimento da pesquisa, comenta.

Para Jonathas Santos, as pesquisas desenvolvidas no PPGI têm melhorado a qualidade de vida das pessoas em diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa. Isso impacta a vida das pessoas para melhor e é muito  importante que haja maior divulgação, não somente para a comunidade universitária mas também para fora dela, finaliza.