PPGI promove Workshop de Pesquisa em Informática

Na quarta edição, o Workshop de Pesquisa em Informática (Wopi)  objetiva promover as pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) visando ser um fórum de discussão e apresentação dos trabalhos dos 7 grupos de pesquisa. A palestra `Programa de Pós-Graduação em Informática´, proferida pelo professor Raimundo da Silva Barreto, abriu oficialmente o evento, ocorrida nesta segunda-feira, 21, no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia (FT), Setor Norte.

Ao todo, sete seções técnicas e três palestras constituem a programação do IV Wopi que serão apresentados durante os dias 21 e 22 de outubro nos auditórios Rio Javari e Rio Jutaí da FT. O coordenador do evento, professor César Augusto Viana Melo, avalia de forma positiva o PPGI, no contexto nacional. Segundo ele, na ultima avaliação realizada pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) o PPGI alcançou a nota 5 considera de excelência nacional, posicionando o Programa  entre os 13 melhores da área de Computação no Brasil que é constatado nas pesquisas de ponta desenvolvidas no Programa.

A busca pela qualidade cada vez mais crescente é meta em curto prazo de tempo  para o Programa. Para o Coordenador, o desempenho do Programa ao longo desses anos, tem sido uma constante, sempre procurando promover atividades de estudo e pesquisa e incentivar ao aluno de graduação a ter acesso ao Programa.

O palestrante e vice-coordenador do PPGI, professor Raimundo da Silva Barreto, disse que o objetivo do evento é fazer uma retrospectiva histórica das ações desenvolvidas, como também apresentar a produção cientifica desenvolvida no Programa a comunidade universitária. É interessante mostrar para quem tem interesse de realizar pesquisa no Programa. Por outro lado, captar bons alunos ao invés de exportá-los, mas fixá-los, mostrando que é possível desenvolver pesquisas de qualidade com reconhecimento nacional  e internacional.

A doutorando do grupo de pesquisa Otimização Algoritmos e Complexidade Computacional (OACC) do PPGI, Rosana Noronha, disse que a apresentação de trabalhos é bastante interessante, no sentido de atualização da produção desenvolvida por outros grupos de pesquisa. Ela desenvolve uma pesquisa denominada `Dinâmica florestal estimativa de carbono´ que visa desenvolver  sensor laser para captar imagens tridimensionais, verificando recursos tecnológicos computacionais para utilização das informações sobre estimação de carbono na floresta.