Poucos candidatos comparecem no primeiro dia de matrícula da lista de espera do SISU e PSC

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A Universidade Federal do Amazonas iniciou nesta manhã, 25, a matrícula dos estudantes da primeira chamada da lista de espera do SISU 2015 e da primeira chamada dos candidatos aprovados de vagas remanescentes do Processo Seletivo Contínuo 2015 (PSC). Foram convocados 143 candidatos para efetivarem a matrícula nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Sociais e Ciências Contábeis.

No primeiro dia de matrícula do SISU e PSC 2015, pelo menos até às 11h30 desta manhã, pouco mais de 40 candidatos tinham efetivado a matrícula. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação disponibilizou pessoal para atender um total de 430 convocados (pela manhã e tarde), mas somente menos da metade dos candidatos convocados compareceu no auditório Eulálio Chaves. O processo de matrícula ocorre até a sexta-feira, 27, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no setor Sul do campus.

A candidata Ana Paula Costa dos Santos compareceu no auditório Eulálio Chaves para efetivar a matrícula no curso deAna PaulaAna Paula Artes Visuais. Ela foi convocada na lista de espera do SISU e disse estar feliz por poder estudar na Ufam. “Estou muito feliz por ter conseguido a vaga. Existem alguns problemas na Universidade pública, mas todas as pessoas falam bem da Ufam. Tentei várias vezes entrar, mas só agora consegui e estou feliz. Trabalho numa área e quero mudar e agora tenho a oportunidade de mudança. Fiquei impressionada pelo bom atendimento no ato da matrícula”, afirmou a candidata Ana Paula.

A senhora Jaqueline Ponce de Leão Lima Almeida acompanhou a filha, convocada na lista de espera do SISU para o curso de Administração, no ato da matrícula e disse estar orgulhosa de sua filha. “Eu e o pai estamos orgulhosos. Ela sempre foi muito estudiosa. Está entrando na universidade aos 16 anos no curso de Administração. Ela quer cursar Direito, mas a pontuação que teve no ENEM foi possível entrar para Administração. É bom Jade e a mãe na matrículaJade e a mãe na matrículavivenciar o ambiente universitário, vai ser bom pra ela. Vai continuar estudando e tentar mais pra frente passar para o curso de Direito. Ela optou por estudar numa universidade pública e vai continuar tentando o curso de Direito no próximo ENEM”, disse Jaqueline Ponce de Leão.

Já a candidata, Jade Ponce de Leão Lima Almeida, ressaltou que a concorrência acirrada por uma vaga na Ufam, demonstra a importância da instituição. “A cada ano o ingresso na Universidade Federal do Amazonas fica mais concorrido. O sistema de cotas fez com que a ampla concorrência resultasse no acirramento por uma vaga. Isso me deixa orgulhosa de entrar numa universidade tão requisitada. Tenho 16 anos e espero conviver bem com os mais velhos da turma. Não passei pela alfabetização porque já sabia ler e escrever e aí pulei pra primeira série. Por isso já conclui o ensino médio”, destacou a candidata Jade Almeida.

A candidata, Adrienny de Oliveira Brás, que compareceu para realizar a matrícula no curso de pedagogia, afirmou que o sistema de cotas democratizou a universidade brasileira. “Entrei pelo sistema de cotas e estou orgulhosa de pertencer agora Adrienny BrásAdrienny Brása uma universidade pública. Isso me deu oportunidade de estar aqui nesta manhã me matriculando em um curso superior e que eu espero que mude minha vida”, destacou Adrienny de Oliveira.       

No ato da matrícula, os convocados inscritos na modalidade de ampla concorrência deverão comparecer  e apresentar o histórico escolar e certificado de conclusão ou diploma de curso médio (original e fotocópia ou cópia autenticada), cédula de identidade (original e fotocópia ou cópia autenticada), Cadastro de Pessoa Física (CPF, original e fotocópia ou cópia autenticada), uma foto 3x4 recente e de frente. Para os optantes pela modalidade de reserva de vagas é necessário apresentar, além dos documentos listados acima, os indicados para comprovação de renda familiar conforme dispõe o edital.

 

Inscrições para o DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) vão até dia 11 de março.

Estão abertas as inscrições para o Exame DELE 2015 (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) até o dia 11 de março de 2015. A prova escrita será aplicada no dia 17 de abril de 2015. As provas serão disponibilizadas nos níveis A1, A2, B1, B2 e C1. Para mais informações sobre os níveis consulte o site do Instituto Cervantes (http://diplomas.cervantes.es). Os procedimentos necessários para a inscrição são os seguintes:

1) Acessar o site http://diplomas.cervantes.es

2) Clicar na opção "Quieres conseguir tu diploma?";

3) Depois clicar na opção "Cómo y dónde me inscribo";

4) Baixar e imprimir a ficha de inscrição e a declaração que estão em PDF;

5) Preencher e assinar esses documentos;

6) Pagar a taxa de inscrição, transferindo o dinheiro para a conta do Instituto Cervantes.

Os valores referentes ao pagamento da inscrição e os dados da conta bancária estão disponíveis na secretaria do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE), na sala 18,  2º andar, bloco Mário Ypiranga, ICHL. Para finalizar a inscrição, o candidato deverá se dirigir à secretaria do DLLE, portando o comprovante de pagamento de inscrição, ficha de inscrição preenchida, a declaração assinada e um documento de identificação com foto (cópia e original).

 

 

 

 

NEAI realiza aula inaugural de curso sobre a etnia Tukano

Nesta segunda-feira (23), o Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFAM realizou a primeira aula do curso “Cosmografia, Vida Social e Classificações Tukano”. O curso, que terminará na sexta-feira, 27, é ministrado pelos alunos Dagoberto Lima Azevedo, Gabriel Maia e pelo antropólogo MSc. João Paulo Barreto, todos do povo tukano, e visa transmitir conhecimentos gerais sobre a yepalogia, isto é, o estudo do povo tukano e do seu modo de vida. O curso conta com alunos de graduação, mestrado e doutorado originários de várias áreas do conhecimento e diversos lugares do Amazonas e demais estados do Brasil, como Rio Grande do Norte, São Paulo e Paraná, além de alunos da Alemanha e da Colômbia.MSc. João Paulo Barreto, da etnia tukanoMSc. João Paulo Barreto, da etnia tukano

A primeira aula, proferida pelo MSc. João Paulo Barreto, tratou sobre a introdução à teoria tukano. Segundo ele, o objetivo desta primeira aula é postular que também para os tukano, há uma origem de mundo e como ele foi formado. De acordo com a etnia tukano, o mundo foi formado a partir de dois mundos primordiais, onde tramas e ações deram origem a todas as coisas.

Ainda segundo a yepalogia, a origem de tudo o que conhecemos hoje vem dos humukori mahsã, seres especiais que são os donos da caça, da pesca, das árvores frutíferas, das plantações, e dos demais fenômenos conhecidos pelo homem. A partir disso, segundo os tukano, os humukori mahsã tiveram o desejo de criar seres vivos, mas para isso, precisavam criar uma plataforma terrestre, que é o mundo que conhecemos hoje.

Experiências

Alunos de diversos lugares do Brasil e do mundo participam do cursoAlunos de diversos lugares do Brasil e do mundo participam do cursoMuitos alunos estão tendo contato com estudos sobre a etnia tukano pela primeira vez. É o caso da fluminense Carolina Levis, doutoranda em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e mestre em Ecologia pela mesma instituição. Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e morando em Manaus desde 2010, Carolina, durante suas pesquisas no mestrado e no doutorado, esteve em São Gabriel da Cachoeira. “Fiquei encantada com o povo indígena que vive em São Gabriel. Quando eu soube do curso, me interessei logo de cara e resolvi participar”, relatou.

Para ela, o curso influenciará na sua carreira acadêmica de forma positiva, porque poderá compreender o modo de vida de uma perspectiva indígena. “Geralmente, na academia, é muito complicado para conseguirmos autorização para visitar terras indígenas. Aqui, nós estamos em contato com eles, que viveram tudo isso antes de vir pra cá. Sem dúvida, é uma experiência ímpar”, comenta.

Segundo o professor Dr. Gilton Mendes, do PPGAS, a ideia do curso nasceu de diversos debates entre os alunos dentro do NEAI. “A partir disso, surgiu a possibilidade de nós levarmos os conhecimentos que eles adquiriram no seu povo para os muros da academia. O que eles estão fazendo aqui é trabalhar as suas pesquisas e divulgá-las para o mundo”, salienta o professor.

Acompanhando os alunos durante a sua trajetória no mestrado, o professor Mendes afirma que é satisfatório demais ver a evolução destes alunos. “É uma alegria sem igual vê-los nessa posição de professor, ensinando conhecimentos nos quais eles são especialistas, dos quais eu mesmo não teria condições de falar. Fico muito feliz com isso”, afirma.

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