Lançado o Fórum Permanente de Energia (FPE/Ufam)
Espaço será voltado a promover parcerias e políticas capazes de desenvolver o setor energético amazonense sob a perspectiva da sustentabilidade. Primeira reunião do Fórum será no dia 26 de abril, a partir das 8h30, no auditório Rio Jutaí, da Faculdade de Tecnologia (FT).
Por Márcia Grana
Na manhã desta quinta-feira, 14, aconteceu a solenidade de lançamento do Fórum Permanente de Energia (FPE/Ufam). O Fórum tem o propósito de ser um ambiente de reflexão acerca da problemática energética estadual, ao mesmo tempo em que direciona políticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
De acordo com o presidente do Fórum e atual diretor do Centro de Desenvolvimento Energético da Ufam (CDEAM), professor Rubem César Rodrigues Souza, a criação do Fórum é uma ação pioneira. Durante seu pronunciamento, ele apresentou o cenário energético do Amazonas e destacou em que atividades o Fórum pode se empenhar. “O que nos chama atenção é que apenas 20% da matriz energética de nosso estado é renovável. Ao mesmo tempo, temos a existência de uma diversidade de recursos energéticos: hídrico, solar, biomassa, o que nos dá oportunidade de avaliar rotas tecnológicas alternativas e o Fórum lançado hoje vai se dedicar a estabelecer parcerias e conceber propostas de políticas públicas para o desenvolvimento do setor energético do estado do Amazonas”, ressaltou o presidente do Fórum.
Representando o reitor da Ufam na solenidade de lançamento do Fórum, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, declarou que se tratava de um momento muito importante para a Ufam. “Sejam muito bem-vindos a este momento tão marcante para a Universidade Federal do Amazonas. A administração superior de nossa Universidade deseja proporcionar todas as condições para que essas iniciativas do Fórum se desenvolvam e sejam marcadas pelo êxito”.
A diretora da Faculdade de Tecnologia da Ufam, professora Patrícia Braga, parabenizou o professor Rubem pela iniciativa. “Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a presença das autoridades. Também desejo parabenizar o professor Rubem pela iniciativa do CDEAM. As pesquisas desenvolvidas pelo CDEAM são marcadas por significativos avanços e contribuem muito para o reconhecimento de nossa unidade acadêmica”, destacou a diretora.
Representando o Governador do Amazonas, o assessor de Planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Manoel Paiva, também elogiou a iniciativa da Universidade Federal do Amazonas de criar o Fórum. “Queremos parabenizar a Ufam pela iniciativa. Estamos entusiasmados para traçar as diretrizes do setor energético do estado. Trazemos nosso apoio e afirmo que o governo do Amazonas participará de maneira direta e efetiva desse Fórum”, ressaltou o representante do Governo do Amazonas.
Representante da Prefeitura de Manaus no evento, a Secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt afirmou que a iniciativa de criação do Fórum trará importantes contribuições e anunciou a Secretaria que representará a Prefeitura no Fórum. “O prefeito Arthur Virgílio Neto entende que esse fórum é fundamental para a otimização do uso de recursos. Quem vai representar a prefeitura no Fórum será a Secretaria Municipal de Parcerias e Processos Estratégicos”, declarou a secretária de Educação municipal.
Encaminhamentos
O lançamento do Fórum foi realizado no Auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia (FT), setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho. A primeira reunião será no dia 26 de abril, às 8h30. A pauta da primeira reunião será uma apresentação de 10 minutos de cada instituição participante acerca de questões prioritárias.
Neainc/Ufam realiza apresentação do Projeto Afrocientista para a comunidade acadêmica
O Núcleo de Estudos Afro Indígena da Universidade Federal do Amazonas (Neainc/Ufam) realizou na última quarta-feira, 13, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Setor Norte, a apresentação do ‘Projeto Afrocientista: Experiências Educativas de Igualdade Étnico-Racial’, que contempla alunos do ensino médio da capital e interior do estado do Amazonas.
Na composição da mesa de abertura, estiveram presentes, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o professor Almir Menezes, o diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor Raimundo Nonato Silva, a coordenadora do Neainc, professora Renilda Costa, o representante da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), professor Nilton Teixeira, a gerente de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade, professora Andrea Bandeira, representando a diretora do Departamento de Ações Afirmativas da Proext, Cláudia Guerra, a professora Lúcia Lira, dentre outros representantes de entidades convidados.
O objetivo principal do Projeto Afrocientista é oportunizar aos estudantes negros do Ensino Médio do Amazonas experiências educativas que possibilitem a superação de exclusão e desigualdades sociais. O evento é fruto da parceria entre Núcleo de Estudo Afro Indígena da Ufam (NEAINC), Departamento de Ações Afirmativas (DPA/Ufam) e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc/AM).
No início de seu pronunciamento, o professor Almir Menezes mencionou os princípios de dignidade da pessoa humana e de Igualdade e Equidade contidos no artigo 5ª da Constituição Brasileira, que referencia para nortear as ações sociais que constituem os trabalhos desenvolvidos na Ufam.
“Nós precisamos ampliar e perceber que as nossas instituições devem trabalhar rumo a um processo de democratização diária. Precisamos arregaçar as mangas e trabalhar muito em projetos como esse”, disse o professor.
Ele comenta que o Projeto Afrocientista destaca-se para além da oportunidade, a equidade que possibilita aos jovens bolsistas a conscientização, oportunizando a vocação de cientista e do conhecimento para potencializar esse país naquilo que é chamado de dignidade.
O diretor do IFCHS, professor Raimundo Nonato Silva, parabenizou as parcerias pela importância na consolidação do trabalho, e mostrou que todos os envolvidos estão focados no único objetivo. Dentre os parceiros, Raimundo Nonato destacou a Seduc, que desenvolve há mais de cinco anos questões relacionadas à exclusão e desigualdades sociais, em que agrega outras parcerias, abrindo campo de possibilidades para a reflexão.
“Quando promovemos esse tipo de evento, estamos dizendo ao Estado, ao governo que estamos firmes nas nossas fronteiras e objetivos. Antes, nós estávamos no campo de luta. Agora, nós estamos no campo de alerta e de luta constante”, disse o diretor do IFCHS.
Ao todo, 11 alunos do ensino médio são contemplados com bolsa de R$ 150 por mês e uma ajuda de custo de R$ 80 promovidos pelo Unibanco. O Projeto Afrocientista tem a propositura e coordenação da professora Renilda. Para ela, as ações serão baseadas nas experiências sociais e educativas de igualdade étnico-racial dos jovens negros e negras do Ensino Médio do Amazonas, que também terão o intuito de despertar no jovem aluno, a vocação cientifica, incentivando talentos mediante a participação em atividades de pesquisa e tecnologia desenvolvidas e incentivar talentos pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e entidades correlatas.
Os onze alunos são oriundos das Escolas Estaduais Farias de Brito e Professor Ronaldo Marques. A primeira sedia em Manaus, a segunda, localizada na Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus do Largo do Serpa, município de Itacoatiara, distante a 270 quilômetros de Manaus. De acordo com a coordenadora, a proposta pedagógica se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências e, por último, formação para a cidadania e mobilização social.
“Ser um jovem negro é estar numa forte resistência. Na medida que, esse jovem sai para os espaços sociais, é preciso ter uma estima consolidada para enfrentar o racismo”, finaliza a professora Renilda Cosa.
Cecane-Ufam seleciona colaboradores com remuneração de até R$ 4.500. Inscrições até 15/3
Podem concorrer profissionais de Nutrição, Ciências Agrárias ou áreas afins e Ciências Sociais, Antropologia ou Nutrição, conforme a função
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane-Ufam) seleciona colaboradores por meio do Edital de Seleção Simplificada nº 001/2019. A inscrição consiste no preenchimento do formulário online na página da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Instituto Federal do Amazonas (Faepi-Ifam). São ofertadas cinco vagas para o cargo de Agente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as inscrições encerram nesta sexta, 15.
O edital prevê a contratação de profissionais autônomos, com remuneração mensal que varia entre R$3.600,00 e R$4.500,00. Os selecionados atuarão em num dos três produtos: Monitoramento e assessoria aos municípios, com três oportunidades; Oficinas Regionais de Agricultura Familiar, com uma vaga; e Apoio Técnico em ações relacionadas à Alimentação escolar indígena, com a última vaga prevista para o processo seletivo. A vigência dos contratos será entre os meses de março e setembro deste ano. Leia o edital na íntegra.
O processo é dividido em cinco fases: 1) Inscrição (Formulário de inscrição on-line); 2) Análise curricular (experiência): a análise curricular será realizada pela Comissão de Seleção, composta pela Coordenação Geral do Projeto e apoiada pela FAEPI, baseando-se nas informações preenchidas pelos candidatos no formulário de inscrição on-line (após a triagem de acordo com a pontuação); 3. Entrevista com os candidatos inscritos; 4) Divulgação do Resultado Final; 5) Comprovação da documentação.
Cronograma
Áreas de atuação
No primeiro produto, Monitoramento e Assessoria aos Municípios, os agentes selecionados devem, entre outras atividades, verificar a conformidade da execução do PNAE, acompanhando e orientando os envolvidos; diagnosticar as condições de execução e operacionalização do Programa nas gestões municipais e estadual; prestar assessoria técnica e operacional os participantes do processo de aquisição dos produtos da agricultura familiar; sistematizar dados para a avaliação do programa e realizar capacitação presencial.
Para concorrer nessa função, é necessário que os interessados possuam nível superior em Nutrição, registro profissional ativo no Conselho de Classe, especialização em Saúde Pública com ênfase em Nutrição ou Saúde Coletiva, experiência em projetos de extensão na área de abrangência do produto, possuir cursos na mesma área e ter disponibilidade para viajar. Os demais requisitos estão descritos no edital de seleção.
Nas Oficinas Regionais de Agricultura Familiar, o agente ficará responsável por estas tarefas, entre outras: mapear os grupos de municípios de interesse que apresentem a mesma vocação agrícola e características similares de abastecimento e agricultura familiar; reconhecer a demanda de alimentação escolar das escolas situadas nesses municípios; pesquisar sobre os entraves na compra de alimentação escolar; localizar e mobilizar assistência técnica para atuação conjunta; e construir oficinas regionalizadas para o diálogo entre os atores envolvidos.
Dentre as exigências para atuar nessa função estão: formação superior em Ciências Agrárias ou em áreas afins, registro ativo no respectivo Conselho de Classe, pós-graduação em Saúde Pública, Agricultura Familiar ou áreas afins (preferencialmente), experiência comprovada na área do PNAE ou em projetos nessa área (preferencialmente), disponibilidade para viagens, organização, síntese e boa redação, além de habilidade de comunicação e boa oratória, trabalho em equipe e experiência na elaboração de documentos técnicos.
Por fim, o agente selecionado para atuar no produto Apoio Técnico em ações relacionadas à alimentação escolar indígena devem qualificar a atuação dos gestores do PNAE quanto ao tema; contribuir para o acesso dos povos indígenas ao mercado institucional do Programa; e realizar a articulação entre o Cecane-Ufam, o FNE e outros parceiros que cuidam da temática.
Para concorrer à vaga de Agente nesse terceiro produto, o interessado deve possui formação superior em Ciências Sociais, Antropologia ou Nutrição, além do registro ativo no respectivo Conselho de Classe, da experiência comprovada com população indígena no Amazonas e da disponibilidade para viagens. Dentre as habilidades requeridas para essa função, destacam-se organização, síntese, boa redação e oratória, trabalho em equipe e experiência comprovada em atividades de planejamento, gestão e/ou avaliação de políticas públicas.
Saiba mais
A Faepi-Ifam foi autorizada a apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão e estímulo a inovação, da Ufam, conforme a Resolução nº 008/2018 – CONSUNI, de 15 de junho de 2018, Resolução 014/2018 do Consad, de 21 de junho de 2018, e de acordo com a Lei n. 8.958/94, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, para atender ao Projeto “Monitoramento e Assessoria à Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Estado do Amazonas”, objeto do Contrato nº. 30/2018, entre a FUA e o Ifam-Faepi.
Para obter outras informações sobre o processo seletivo, entre em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..