Lançado o Fórum Permanente de Energia (FPE/Ufam)

Espaço será voltado a promover parcerias e políticas capazes de desenvolver o setor energético amazonense  sob a perspectiva da sustentabilidade. Primeira reunião do Fórum será no dia 26 de abril, a partir das 8h30, no auditório Rio Jutaí, da Faculdade de Tecnologia (FT).

Representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, proferiu discurso na abertura do eventoRepresentando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, proferiu discurso na abertura do eventoPor Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira, 14, aconteceu a solenidade de lançamento do Fórum Permanente de Energia (FPE/Ufam). O Fórum tem o propósito de ser um ambiente de reflexão acerca da problemática energética estadual, ao mesmo tempo em que  direciona políticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

De acordo com o presidente do Fórum e atual diretor do Centro de Desenvolvimento Energético da Ufam (CDEAM), professor Rubem César Rodrigues Souza, a criação do Fórum é uma ação pioneira. Durante seu pronunciamento, ele apresentou o cenário energético do Amazonas e destacou em que atividades o Fórum pode se empenhar. “O que nos chama atenção é que apenas 20% da matriz energética de nosso estado é renovável. Ao mesmo tempo, temos a existência de uma diversidade de recursos energéticos: hídrico, solar, biomassa, o que nos dá oportunidade de avaliar rotas tecnológicas alternativas e o Fórum lançado hoje vai se dedicar a estabelecer parcerias e conceber propostas de políticas públicas para o desenvolvimento do setor energético do estado do Amazonas”, ressaltou o presidente do Fórum.

Representando o reitor da Ufam na solenidade de lançamento do Fórum, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, declarou que se tratava de um momento muito importante para a Ufam. “Sejam muito bem-vindos a este momento tão marcante para a Universidade Federal do Amazonas. A administração superior de nossa Universidade deseja proporcionar todas as condições para que essas iniciativas do Fórum se desenvolvam e sejam marcadas pelo êxito”.

A diretora da Faculdade de Tecnologia da Ufam, professora Patrícia Braga, parabenizou o professor Rubem pela iniciativa. “Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a presença das autoridades. Também desejo parabenizar o professor Rubem pela iniciativa do CDEAM. As pesquisas desenvolvidas pelo CDEAM são marcadas por significativos avanços e contribuem muito para o reconhecimento de nossa unidade acadêmica”, destacou a diretora.

Autoridades estaduais e municipais prestigiaram o lançamento do FórumAutoridades estaduais e municipais prestigiaram o lançamento do FórumRepresentando o Governador do Amazonas, o assessor de Planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Manoel Paiva, também elogiou a iniciativa da Universidade Federal do Amazonas de criar o Fórum. “Queremos parabenizar a Ufam pela iniciativa. Estamos entusiasmados para traçar as diretrizes do setor energético do estado. Trazemos nosso apoio e afirmo que o governo do Amazonas participará de maneira direta e efetiva desse Fórum”, ressaltou o representante do Governo do Amazonas.

Representante da Prefeitura de Manaus no evento, a Secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt afirmou que a iniciativa de criação do Fórum trará importantes contribuições e anunciou a Secretaria que representará a Prefeitura no Fórum. “O prefeito Arthur Virgílio Neto entende que esse fórum é fundamental para a otimização do uso de recursos. Quem vai representar a prefeitura no Fórum será a Secretaria Municipal de Parcerias e Processos Estratégicos”, declarou a secretária de Educação municipal.

Encaminhamentos

O lançamento do Fórum foi realizado no Auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia (FT), setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho. A primeira reunião será no dia 26 de abril, às 8h30. A pauta da primeira reunião será uma apresentação de 10 minutos de cada instituição participante acerca de questões prioritárias.