Cecane-Ufam seleciona colaboradores com remuneração de até R$ 4.500. Inscrições até 15/3

Podem concorrer profissionais de Nutrição, Ciências Agrárias ou áreas afins e Ciências Sociais, Antropologia ou Nutrição, conforme a função

Por Crisitane Souza
Equipe Ascom Ufam

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane-Ufam) seleciona colaboradores por meio do Edital de Seleção Simplificada nº 001/2019. A inscrição consiste no preenchimento do formulário online na página da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Instituto Federal do Amazonas (Faepi-Ifam). São ofertadas cinco vagas para o cargo de Agente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as inscrições encerram nesta sexta, 15.

O edital prevê a contratação de profissionais autônomos, com remuneração mensal que varia entre R$3.600,00 e R$4.500,00. Os selecionados atuarão em num dos três produtos: Monitoramento e assessoria aos municípios, com três oportunidades; Oficinas Regionais de Agricultura Familiar, com uma vaga; e Apoio Técnico em ações relacionadas à Alimentação escolar indígena, com a última vaga prevista para o processo seletivo. A vigência dos contratos será entre os meses de março e setembro deste ano. Leia o edital na íntegra.

O processo é dividido em cinco fases: 1) Inscrição (Formulário de inscrição on-line); 2) Análise curricular (experiência): a análise curricular será realizada pela Comissão de Seleção, composta pela Coordenação Geral do Projeto e apoiada pela FAEPI, baseando-se nas informações preenchidas pelos candidatos no formulário de inscrição on-line (após a triagem de acordo com a pontuação); 3. Entrevista com os candidatos inscritos; 4) Divulgação do Resultado Final; 5) Comprovação da documentação.

Áreas de atuação

No primeiro produto, Monitoramento e Assessoria aos Municípios, os agentes selecionados devem, entre outras atividades, verificar a conformidade da execução do PNAE, acompanhando e orientando os envolvidos; diagnosticar as condições de execução e operacionalização do Programa nas gestões municipais e estadual; prestar assessoria técnica e operacional os participantes do processo de aquisição dos produtos da agricultura familiar; sistematizar dados para a avaliação do programa e realizar capacitação presencial.

Para concorrer nessa função, é necessário que os interessados possuam nível superior em Nutrição, registro profissional ativo no Conselho de Classe, especialização em Saúde Pública com ênfase em Nutrição ou Saúde Coletiva, experiência em projetos de extensão na área de abrangência do produto, possuir cursos na mesma área e ter disponibilidade para viajar. Os demais requisitos estão descritos no edital de seleção.

Nas Oficinas Regionais de Agricultura Familiar, o agente ficará responsável por estas tarefas, entre outras: mapear os grupos de municípios de interesse que apresentem a mesma vocação agrícola e características similares de abastecimento e agricultura familiar; reconhecer a demanda de alimentação escolar das escolas situadas nesses municípios; pesquisar sobre os entraves na compra de alimentação escolar; localizar e mobilizar assistência técnica para atuação conjunta; e construir oficinas regionalizadas para o diálogo entre os atores envolvidos.

Dentre as exigências para atuar nessa função estão: formação superior em Ciências Agrárias ou em áreas afins, registro ativo no respectivo Conselho de Classe, pós-graduação em Saúde Pública, Agricultura Familiar ou áreas afins (preferencialmente), experiência comprovada na área do PNAE ou em projetos nessa área (preferencialmente), disponibilidade para viagens, organização, síntese e boa redação, além de habilidade de comunicação e boa oratória, trabalho em equipe e experiência na elaboração de documentos técnicos.

Por fim, o agente selecionado para atuar no produto Apoio Técnico em ações relacionadas à alimentação escolar indígena devem qualificar a atuação dos gestores do PNAE quanto ao tema; contribuir para o acesso dos povos indígenas ao mercado institucional do Programa; e realizar a articulação entre o Cecane-Ufam, o FNE e outros parceiros que cuidam da temática.

Para concorrer à vaga de Agente nesse terceiro produto, o interessado deve possui formação superior em Ciências Sociais, Antropologia ou Nutrição, além do registro ativo no respectivo Conselho de Classe, da experiência comprovada com população indígena no Amazonas e da disponibilidade para viagens. Dentre as habilidades requeridas para essa função, destacam-se organização, síntese, boa redação e oratória, trabalho em equipe e experiência comprovada em atividades de planejamento, gestão e/ou avaliação de políticas públicas.

Saiba mais

A Faepi-Ifam foi autorizada a apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão e estímulo a inovação, da Ufam, conforme a Resolução nº 008/2018 – CONSUNI, de 15 de junho de 2018, Resolução 014/2018 do Consad, de 21 de junho de 2018, e de acordo com a Lei n. 8.958/94, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, para atender ao Projeto “Monitoramento e Assessoria à Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Estado do Amazonas”, objeto do Contrato nº. 30/2018, entre a FUA e o Ifam-Faepi.

Para obter outras informações sobre o processo seletivo, entre em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..