VIP recepcionou alunos da Ufam da etnia Sateré-Mawé
Graduandos do Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI) em visita ao Auditório Eulálio ChavesO Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da UFAM (VIP) recebeu 33 graduandos do Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI), da etnia Sateré-Mawé, da Faculdade de Educação (Faced). Eles visitaram o Campus Senador Arthur Virgílio, com a intenção de conhecer um pouco mais da Ufam e sua dinâmica institucional, verificando in loco a constituição de uma universidade pública de caráter federal. A visita ocorreu na quarta-feira, 28 de outubro, das 8h às 12h.
Acompanhados pela professora do curso, Fabiana de Freitas Pinto, os alunos foram recepcionados no auditório Eulálio Chaves pela equipe do VIP, composta pela professora Célia Carvalho e pelo técnico Sebastião Simplício. A seguir, cumprindo um roteiro previamente estabelecido, a turma foi conduzida até o setor Norte, onde teve a oportunidade de conhecer as dependências do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a Faculdade de Educação (Faced), além do Centro de Convivência e a Livraria da Universidade do Amazonas (LUA). O roteiro incluiu, ainda, visita ao Laboratório de Serigrafia (FT), umaProfessor César Melo, do Instituto de Computação, durante exposição sobre os cursos Ciências da Computação e Sistemas de Informação palestra do professor Messias Lopes sobre compactação de solos, no Laboratório de Mecânica dos Solos, da Faculdade de Tecnologia (FT); uma exposição do professor César Melo, do Instituto de Computação, sobre os cursos Ciências da Computação e Sistemas de Informação e, finalizando, visita ao Laboratório de Robótica.
Segundo a professora Fabiana, o Curso de Formação Indígena teve início no ano de 2008, com a turma de professores Mura, do município de Autazes, e, atualmente, conta com diversas turmas, como a dos Mundurucus (Borba e Pará), Médio Solimões, e, recentemente inauguradas, novas turmas do Alto Rio Negro e Solimões, com previsão ainda, de aberturas de futuras turmas em Lábrea e Manicoré. De acordo com a professora, o intuito do curso é formar e capacitar os professores indígenas para atuarem no segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio das escolas de suas comunidades.
Para a coordenadora do curso, a visita foi muito elucidativa para os alunos. “Nesse sentido, tem sido um espaço fecundo para a troca de conhecimento entre os professores indígenas e os demais acadêmicos da UFAM. Por estarmos em atividades no Centro de Formação, localizado na Fazenda Experimental da Instituição, esse intercâmbio, por meio do VIP, acaba proporcionando a realização desse momento”, afirmou a professora.
VIP
O Programa de Visitas (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes, tanto da rede estadual de ensino como da rede privada; de universidades estrangeiras a comunidades indígenas, além de estudantes da Instituição. O VIP é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), tendo à frente a professora Célia Carvalho, do Departamento de Comunicação Social (Decom). As visitas podem ser agendadas via e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).
Pró-reitora da Ufam declarou abertos o WebMedia e a WeRT
A pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, professora Maria do Socorro Chaves, fez a abertura oficial do 21º Simpósio Brasileiro de Multimídia e Web (WebMedia) e da 1ª Escola Avançada de Tecnologia e Pesquisa na Web (WeRT). A solenidade aconteceu na noite de ontem no salão principal do Studio 5 Centro de Convenções. O WebMedia e a WeRT são promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação e pelo Instituto de Computação da Ufam (Icomp/Ufam). O evento segue até sexta-feira, dia 30 de outubro, em Manaus.
Socorro afirmou que o Icomp tem um papel estratégico dentro da universidade. Ela elogiou o modelo de organização do evento e disse que a tecnologia pode trazer alternativas à crise econômica que acomete o País. “As possibilidades de debate que esse evento traz vão marcar a vida dos participantes. Portanto, aproveitem”, disse.
O coordenador geral do WebMedia e da WeRT e também professor do Icomp, Marco Cristo, se disse satisfeito com a participação de pessoas não só de Manaus, mas também de Itacoatiara e Santarém e dos estados de Roraima, Acre e Pará. “É um privilégio perceber que um esforço de três anos está se concretizando. Fico feliz em fazer com que os nossos alunos se interessem pela ciência, coisa tão difícil de se fazer nesse país”, declarou.
Adriano Pereira, coordenador geral científico do WebMedia, elogiou a qualidade das revisões dos trabalhos científicos apresentados no Simpósio. “São mais de 80 professores, de quase todos os estados, que aceitaram nosso convite”, disse. Ele ressaltou o papel da web na vida das pessoas. “A web deu uma grande contribuição na democratização e divulgação do conhecimento”, afirmou.
O diretor do Icomp, Ruiter Caldas e o coordenador do Programa de Pós-Graduação do Icomp, Eduardo Feitosa, também participaram da mesa de abertura.
PIBID-História realiza Feira temática em escola na Zona Leste de Manaus
Alunos do 7° Ano jogaram capoeira, em alusão à cultura africanaImagine estar em um lugar onde qualquer porta que você abra dá acesso para uma civilização diferente. Pensou? Talvez não seja muito diferente da Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida na tarde desta quinta-feira (30), onde os alunos de 6° ao 9° ano, juntamente com professores da escola e alunos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) promoveram mais uma edição da Feira de História do PIBID-UFAM.
O evento é uma das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFAM (PIBID) da área de História, que é desenvolvido na escola. Coordenada pela professora Patrícia Silva, do Departamento de História (DH), a Feira acontece desde o ano passado, e nela, os alunos tem a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido durante o ano.
“Os alunos bolsistas do PIBID trabalham em conjunto com os professores de História da escola definiram as temáticas, e a partir disso, eles passaram a coletar os materiais e trabalhar junto com os alunos da escola. Nesse dia, a escola para só pra isso! É muito legal ver isso acontecendo, a escola parar em função de uma atividade acadêmica”, ressalta Patrícia.
Na visão da professora, o link Universidade-escola ajuda nos dois lados. “O bolsista tem uma responsabilidade em desenvolver no chão da escola a questão que é refletida na sala de aula da Universidade. A escola ganha e muito, uma vez que há um avanço muito grande e um envolvimento maior dos alunos com a disciplina, e até mesmo dos próprios pais. É uma atividade excelente”, afirma.
Dedicação
Aluno do 5° período do curso de Licenciatura Plena em História, Ângelo Matheus trabalhou junto com o 7° ano do Ensino Fundamental. Durante a feira, os alunos apresentaram o Canto das Três Raças, que conta a formação étnica e cultural do Brasil. “O objetivo do Canto das Três Raças é mostrar a influência do índio, do negro e do branco na formação cultural e social do Brasil”, conta.
Alunos do 6° Ano representaram deuses da Grécia AntigaPara Ângelo, o PIBID é uma excelente oportunidade tanto para os universitários como para os alunos da escola de fazer uma troca de experiência. “A proposta do PIBID é trazer melhorias para o ensino básico. A partir disso, nós podemos conciliar o que aprendemos na Universidade com a prática, e os alunos mesmos nos ajudam com as próprias experiências deles”.
Em outra sala, alunos do 6° ano do Ensino Fundamental formaram o panteão de deuses da Antiga Grécia. Entre eles, Luís Felipe Vaz, que fez o papel de Zeus, senhor do Monte Olimpo. Para ele, a atividade é uma oportunidade boa de mostrar o que eles fizeram. “É legal, porque a gente pode mostrar, mesmo com muito nervosismo, o que a gente se preparou pra fazer. Isso também é muito importante para a nossa vida, porque a gente aprende mais do que a gente estudou”, conta, orgulhoso, o pequeno “Zeus”.