VIP recepcionou alunos da Ufam da etnia Sateré-Mawé
Graduandos do Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI) em visita ao Auditório Eulálio ChavesO Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da UFAM (VIP) recebeu 33 graduandos do Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI), da etnia Sateré-Mawé, da Faculdade de Educação (Faced). Eles visitaram o Campus Senador Arthur Virgílio, com a intenção de conhecer um pouco mais da Ufam e sua dinâmica institucional, verificando in loco a constituição de uma universidade pública de caráter federal. A visita ocorreu na quarta-feira, 28 de outubro, das 8h às 12h.
Acompanhados pela professora do curso, Fabiana de Freitas Pinto, os alunos foram recepcionados no auditório Eulálio Chaves pela equipe do VIP, composta pela professora Célia Carvalho e pelo técnico Sebastião Simplício. A seguir, cumprindo um roteiro previamente estabelecido, a turma foi conduzida até o setor Norte, onde teve a oportunidade de conhecer as dependências do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a Faculdade de Educação (Faced), além do Centro de Convivência e a Livraria da Universidade do Amazonas (LUA). O roteiro incluiu, ainda, visita ao Laboratório de Serigrafia (FT), umaProfessor César Melo, do Instituto de Computação, durante exposição sobre os cursos Ciências da Computação e Sistemas de Informação palestra do professor Messias Lopes sobre compactação de solos, no Laboratório de Mecânica dos Solos, da Faculdade de Tecnologia (FT); uma exposição do professor César Melo, do Instituto de Computação, sobre os cursos Ciências da Computação e Sistemas de Informação e, finalizando, visita ao Laboratório de Robótica.
Segundo a professora Fabiana, o Curso de Formação Indígena teve início no ano de 2008, com a turma de professores Mura, do município de Autazes, e, atualmente, conta com diversas turmas, como a dos Mundurucus (Borba e Pará), Médio Solimões, e, recentemente inauguradas, novas turmas do Alto Rio Negro e Solimões, com previsão ainda, de aberturas de futuras turmas em Lábrea e Manicoré. De acordo com a professora, o intuito do curso é formar e capacitar os professores indígenas para atuarem no segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio das escolas de suas comunidades.
Para a coordenadora do curso, a visita foi muito elucidativa para os alunos. “Nesse sentido, tem sido um espaço fecundo para a troca de conhecimento entre os professores indígenas e os demais acadêmicos da UFAM. Por estarmos em atividades no Centro de Formação, localizado na Fazenda Experimental da Instituição, esse intercâmbio, por meio do VIP, acaba proporcionando a realização desse momento”, afirmou a professora.
VIP
O Programa de Visitas (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes, tanto da rede estadual de ensino como da rede privada; de universidades estrangeiras a comunidades indígenas, além de estudantes da Instituição. O VIP é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), tendo à frente a professora Célia Carvalho, do Departamento de Comunicação Social (Decom). As visitas podem ser agendadas via e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).