PIBID-História realiza Feira temática em escola na Zona Leste de Manaus
Alunos do 7° Ano jogaram capoeira, em alusão à cultura africanaImagine estar em um lugar onde qualquer porta que você abra dá acesso para uma civilização diferente. Pensou? Talvez não seja muito diferente da Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida na tarde desta quinta-feira (30), onde os alunos de 6° ao 9° ano, juntamente com professores da escola e alunos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) promoveram mais uma edição da Feira de História do PIBID-UFAM.
O evento é uma das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFAM (PIBID) da área de História, que é desenvolvido na escola. Coordenada pela professora Patrícia Silva, do Departamento de História (DH), a Feira acontece desde o ano passado, e nela, os alunos tem a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido durante o ano.
“Os alunos bolsistas do PIBID trabalham em conjunto com os professores de História da escola definiram as temáticas, e a partir disso, eles passaram a coletar os materiais e trabalhar junto com os alunos da escola. Nesse dia, a escola para só pra isso! É muito legal ver isso acontecendo, a escola parar em função de uma atividade acadêmica”, ressalta Patrícia.
Na visão da professora, o link Universidade-escola ajuda nos dois lados. “O bolsista tem uma responsabilidade em desenvolver no chão da escola a questão que é refletida na sala de aula da Universidade. A escola ganha e muito, uma vez que há um avanço muito grande e um envolvimento maior dos alunos com a disciplina, e até mesmo dos próprios pais. É uma atividade excelente”, afirma.
Dedicação
Aluno do 5° período do curso de Licenciatura Plena em História, Ângelo Matheus trabalhou junto com o 7° ano do Ensino Fundamental. Durante a feira, os alunos apresentaram o Canto das Três Raças, que conta a formação étnica e cultural do Brasil. “O objetivo do Canto das Três Raças é mostrar a influência do índio, do negro e do branco na formação cultural e social do Brasil”, conta.
Alunos do 6° Ano representaram deuses da Grécia AntigaPara Ângelo, o PIBID é uma excelente oportunidade tanto para os universitários como para os alunos da escola de fazer uma troca de experiência. “A proposta do PIBID é trazer melhorias para o ensino básico. A partir disso, nós podemos conciliar o que aprendemos na Universidade com a prática, e os alunos mesmos nos ajudam com as próprias experiências deles”.
Em outra sala, alunos do 6° ano do Ensino Fundamental formaram o panteão de deuses da Antiga Grécia. Entre eles, Luís Felipe Vaz, que fez o papel de Zeus, senhor do Monte Olimpo. Para ele, a atividade é uma oportunidade boa de mostrar o que eles fizeram. “É legal, porque a gente pode mostrar, mesmo com muito nervosismo, o que a gente se preparou pra fazer. Isso também é muito importante para a nossa vida, porque a gente aprende mais do que a gente estudou”, conta, orgulhoso, o pequeno “Zeus”.