Progesp divulga contratação de técnicos em Libras

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Coordenação de Recrutamento e Seleção (CRS) do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), divulga abertura do edital 076 / 2017, referente à contratação por tempo determinado de técnicos especializados na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo é proporcionar interpretações de forma simultânea ou consecutiva aos estudantes surdos, para que o fato de não se comunicarem oralmente não dificulte o ensino.

A graduação em Libras, bem como em qualquer outra área com certificado de proficiência na tradução e na interpretação desta língua é um requisito básico exigido. As duas vagas oferecidas terão duração de um ano, com possibilidade de prorrogação por no máximo dois anos.

Inscrições

As inscrições devem ser efetuadas na secretaria do núcleo de acessibilidade Eu Apoio, localizado no setor Sul do Campus, no período de 27 de setembro a 20 de outubro. Os horários são dois: das 9h às 11h e das 14h às 17h. É possível ainda inscrever-se via sedex, desde que o pagamento da taxa de inscrição (R$ 90) e a postagem tenham sido realizados até o dia 20 de outubro.

Caso os candidatos sejam vinculados ao Cadastro Único para programas sociais do governo federal (Cadúnico) e tenham baixa renda familiar, possuem o direito de solicitar isenção do pagamento, o que pode ser feito a partir de hoje, 27, até o dia 5 de outubro.

Para maiores informações, como documentação necessária e detalhes sobre as etapas de avaliação, acesse o edital em anexo.

 

Telefone: (92) 3305-1487

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (A Edital Libras.pdf)Edital 076 / 2017[ ]235 kB

Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam forma primeiras turmas

FIC forma 41 novos bacharéisFIC forma 41 novos bacharéisA emoção marcou a primeira cerimônia de outorga de grau da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC). A unidade acadêmica, implantada neste ano, formou 41 alunos nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social – Jornalismo e Comunicação Social – Relações Públicas. A solenidade ocorreu nessa terça-feira, 26, no auditório Eulálio Chaves, situado no setor Sul do campus universitário. Alunos, familiares, professores e técnico-administrativos prestigiaram a cerimônia.

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, presidiu a solenidade acompanhado do diretor da FIC, professor Allan Rodrigues. Na mesa de honra, estavam ainda os professores Antônio José Vale da Costa, Guilhermina Terra, João Bosco Ferreira, Judy Tavares e Marcieli Brondani.

Em sua fala, o vice-reitor atentou para importância da defesa da Universidade, e exortou os novos bacharéis a lutarem pelo ensino superior público no exercício de suas profissões. “Formar pessoas é mais do que formar profissionais. É formar caráter, pessoas que vão lutar por transformações. A Ufam se orgulha todas as vezes que forma novas turmas, porque sabemos que a formação de vocês é de qualidade, resultado do esforço diário de nossos professores”, disse o professor Cohen. “Levem daqui o olhar para o cuidado com o nosso País como profissionais e verdadeiros cidadãos dispostos a mudar a sociedade”.

O vice-reitor, professor Jacob Cohen, presidiu a cerimônia de outorga de grauO vice-reitor, professor Jacob Cohen, presidiu a cerimônia de outorga de grau

Um dos responsáveis pela criação da FIC, o professor Allan Rodrigues, falou do orgulho pelas primeiras turmas da unidade. “Esta turma é especial, porque é a primeira que se forma pela FIC. Foram quatro anos de trabalho coletivo para que os cursos da área de comunicação e informação constituíssem uma unidade acadêmica com o objetivo de formar profissionais capacitados que possam promover transformações na sociedade”, discursou o diretor.

“É por isso que lutamos todos os dias na Faculdade, professores e técnico-administrativos: para que a FIC seja um espaço de formação ainda melhor do que é hoje”, acrescentou.

Eleito orador das turmas, o novo bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas, Lucas Moreno, falou da contribuição da experiência na universidade para a formação, não só profissional, mas também humana. “Aqui, aprendemos a ser pessoas melhores e criamos uma nova visão do mundo. Emergimos mais inteligentes, engajados e criativos”, declarou Lucas, finalizando com uma mensagem aos colegas: “Sonhem alto, sonhem grande e depois sonhem maior ainda. Mas não parem nos sonhos; realizem-nos”. 

Edital do Programa Primeiros Projetos recebe submissões até 20 de outubro

Cientistas interessados em participar do edital do Programa de Infraestrutura, para Jovens Pesquisadores, Programa Primeiros Projetos (PPP), têm até o dia 20 de outubro, para submeter sua proposta de projeto de pesquisa, que deve estar claramente caracterizado como pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. O programa, que tem como objetivo apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, nas instituições públicas e particulares, sem fins lucrativos, visa dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos. 
 
Um dos requisitos do edital é que os pesquisadores precisam ter título de doutor, há pelo menos, cinco anos e produção científica ou tecnológica relevante por igual período, na área específica do projeto de pesquisa apresentado.
 
Com um investimento de quase R$1,5 milhões oriundos de um convênio firmado entre o CNPq e a Fapeam, os projetos deverão ter valor máximo de R$ 100 mil, destinados ao cumprimento exclusivo de suas atividades. Dos recursos orçados no projeto, 70% deverão ser destinados a despesas de capital e 30% a despesas de custeio, conforme previsto no edital.
 
No caso de instituições de ensino superior e/ou pesquisa privada, os recursos financeiros destinados a custeio formarão parte da contrapartida da instituição, sendo os recursos deste edital somente poderão ser aplicados em despesas de capital no valor máximo de R$ 70 mil.
 
A proposta deve ser enviada em versão eletrônica por intermédio de formulários contidos no Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), disponível na página eletrônica da Fapeam. Para acessar o formulário eletrônico, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastramento no banco de pesquisadores da Fapeam, nos endereços supracitados. Além do envio do Formulário online, via SIGFapeam, a submissão da proposta requer também a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao sistema SIGFapeam, como detalhado adiante.
 
Texto: Ascom Ufam com informações Fapeam
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