VIP recebe alunos da escola pública Professora Karla Patrícia

Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Karla Patrícia, localizada no bairro Tarumã, visitaram na manhã desta quinta-feira, 21, as instalações da Ufam com o propósito de conhecer in loco a dinâmica e a estrutura da Instituição, o que proporciona motivação para ingressar em uma universidade pública.

A visita ao Campus, viabilizada pelo Programa de Visitas para os públicos interno e externo da Ufam (VIP), é uma oportunidade para que alunos da rede pública se familiarizem com o ambiente universitário e conheçam os benefícios oferecidos aos discentes.

Recepcionados no auditório Eulálio Chaves pela coordenadora do Programa, professora Célia Carvalho, os estudantes ouviram um resumo da história da Universidade e foram informados sobre alguns programas, projetos de pesquisas e atividades acadêmicas desenvolvidas. O auditório está localizado no setor Sul do Campus.

Posteriormente à recepção, os alunos foram conduzidos ao Laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), para conhecer algumas  atividades desenvolvidas no local. O professor Kleber Liberal foi o palestrante da visita aos alunos.

Em seguida, os visitantes foram apresentados ao viveiro florestal da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Orientados pela professora Narubia Almeida, os estudantes assistiram a uma breve palestra acerca das atividades executadas no setor e das funções exercidas por um engenheiro florestal.

Para finalizar a visita ao setor Sul, os alunos conheceram o Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (CDTECH), espaço onde se desenvolvem projetos empresariais em sua fase inicial. No local, assistiram uma apresentação do projeto de fomento pelo professor Luiz Nascimento, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), responsável pela gestão da incubadora.

No setor Norte, a turma visitou o laboratório de serigrafia da Faculdade de Tecnologia (FT), onde aprenderam algumas técnicas de impressão. O técnico Nildo Silva, responsável pela oficina, sorteou algumas camisas  produzidas na ocasião para os alunos. A programação foi encerrada com a visita ao Restaurante Universitário (RU), localizado no Centro de Convivência do campus, setor Norte.

 

Sobre o Programa VIP

O VIP recebe, desde 2008, diversos grupos de visitantes internos e externos, das redes privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade. As visitas podem ser agendadas via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Impacto ambiental na Renca tem discussão em Seminário no CCA

O Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas promoveu nesta sexta-feira, dia 22, na sala Copaíba, o Ciclo de Seminários “Amazônia Sustentável”, com o tema “Impacto ambiental decorrente da extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) entre Amapá e Pará”.  

A mesa de abertura contou com a participação da vice-diretora da Faculdade de Ciências Agrárias, Maria Teresa Gomes Lopes, que representou o reitor da Ufam Sylvio Puga, do diretor do Centro de Ciências do Ambiente, Eron Bezerra, da professora da UEA, Jamile Dehaini, representou o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Antônio Luiz Menezes de Andrade e do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA), Henrique Pereira.

O Seminário faz parte do projeto “Ciclo de Seminários Amazônia Sustentável” e ocorre uma vez por mês e debate grandes temas relativos à questão ambiental do mundo, do Brasil e da Amazônia. O seminário de abertura do projeto teve como tema o “Impacto ambiental decorrente da extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca)” que é um assunto que está em debate no País.

O debate no ambiente acadêmico apropriado sobre a extinção da reserva, com a intervenção dos especialistas que participaram do seminário, desmonta o discurso de alas interessadas em manipular informações sobre o decreto do governo. O debate acadêmico sobre o tema constatou que o decreto possibilita que a reserva mineral seja mais estudada e não destruída.

“O CCA cumpre com o seu papel de discutir grandes temas ambientais. O l seminário tratou sobre o decreto do governo que extinguiu a reserva mineral (Renca) entre o Pará e Amapá. Pra que nós tenhamos uma opinião mais abalizada é preciso debater no ambiente acadêmico especializado pra não repetir chavões e não aderir a informações com distorções. O papel do cientista é esclarecer os fatos e dar respostas com credibilidade para a sociedade. A Universidade acaba ajustando e procurando organizar uma opinião e um debate que está pulverizado equivocadamente sobre o tema. O papel do CCA é organizar esse debate pra que possamos ajudar a sociedade a ter uma opinião mais justa do assunto” afirmou o diretor do CCA, Eron Bezerra.

A vice-diretora da FCA, Maria Teresa Gomes Lopes, destacou a responsabilidade do CCA no estudo e na reflexão das questões ambientais. “O CCA tem grande responsabilidade de estudar e refletir as questões ambientais e agrega grande capital intelectual atuando em dar respostas à sociedade”, destacou a vice-diretora.

Criação da Renca

A Renca é uma área de mais de 46 mil km2 criada em 1984 nos territórios dos estados do Amapá e Pará e bloqueada aos investidores privados. No decreto da criação da Renca foi instituído que a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) teria a exclusividade para conduzir os trabalhos de pesquisa geológica para determinar e avaliar as ocorrências de cobre e minerais associados. As descobertas deveriam ser negociadas com empresas de mineração, para fins de viabilizar as atividades de extração. A iniciativa de constituir a Reserva se deu em razão do cenário vigente à época, em que existia uma busca por minerais estratégicos, cuja produção exigiria salvaguardas para a soberania nacional. 

Professores e acadêmicos têm artigos aprovados em evento de referência na área da Administração

Acadêmicos do 3º período cujos artigos foram aceitosAcadêmicos do 3º período cujos artigos foram aceitos

Professores e alunos do Departamento de Administração tiveram artigos aprovados, para apresentação oral, em um dos mais importantes congressos científicos da área de Administração no País, o SemeAd, da Universidade de São Paulo (USP). 
 
O evento, que é uma junção de diversos Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, ocorre anualmente, e tem o objetivo de promover o intercâmbio e a discussão no âmbito da produção científico-tecnológica. Este ano, o evento será realizado nos 8, 9 e 10 de novembro, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, na própria USP. 
 
Os artigos científicos dos acadêmicos da Ufam, aprovados para o Congresso, resultaram de trabalhos apresentados ao longo da disciplina 'Metodologia da Pesquisa', ministrada no 3º período e abordaram temáticas bastantes distintas. O primeiro disserta sobre 'O Uso do Facebook no ensino-apredizagem de discentes: uma abordagem do desenvolvimento de competências', cuja autora é Lana Gonçalves Rodrigues do 3º, período. Ela foi orientada pelos professores Daniel Reis Armond de Melo e Fabiula Meneguete Vides da Silva, ambos do Departamento de Administração. 
 
O segundo artigo tem como tema o 'Plano Nacional de Resíduos Sólidos: Estudo de caso no município de Iranduba (AM)', cujos autores são Nícolas Araújo Sampaio, José Roberto Sileno de Souza Filho e Robert Correa Rodrigues, que receberam orientação dos professores Daniel Reis, Armond de Melo e Neuzaí Marreiros Barbosa, do Departamento de Administração. 
 
Os outros dois artigos aceitos tratam da 'Análise dos entraves e facilitadores no processo de obtenção de recursos para P&D na Amazônia Ocidental', de autoria dos professores Adriano da Silva Guimarães e André Ricardo Reis Costa; e o último artigo, 'Inovação na Indústria do Amazonas: Uma Análise dos Dados da PINTEC', foi elaborado pelas professoras Maria Emilia Melo da Costa e Bartolomeu Miranda Pereira. 
 
Os alunos realizaram pesquisas de campo, aplicando o método científico, e obtiveram resultados considerados válidos para apresentação no evento por conta das conclusões relevantes.
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