Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam forma primeiras turmas
FIC forma 41 novos bacharéisA emoção marcou a primeira cerimônia de outorga de grau da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC). A unidade acadêmica, implantada neste ano, formou 41 alunos nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social – Jornalismo e Comunicação Social – Relações Públicas. A solenidade ocorreu nessa terça-feira, 26, no auditório Eulálio Chaves, situado no setor Sul do campus universitário. Alunos, familiares, professores e técnico-administrativos prestigiaram a cerimônia.
O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, presidiu a solenidade acompanhado do diretor da FIC, professor Allan Rodrigues. Na mesa de honra, estavam ainda os professores Antônio José Vale da Costa, Guilhermina Terra, João Bosco Ferreira, Judy Tavares e Marcieli Brondani.
Em sua fala, o vice-reitor atentou para importância da defesa da Universidade, e exortou os novos bacharéis a lutarem pelo ensino superior público no exercício de suas profissões. “Formar pessoas é mais do que formar profissionais. É formar caráter, pessoas que vão lutar por transformações. A Ufam se orgulha todas as vezes que forma novas turmas, porque sabemos que a formação de vocês é de qualidade, resultado do esforço diário de nossos professores”, disse o professor Cohen. “Levem daqui o olhar para o cuidado com o nosso País como profissionais e verdadeiros cidadãos dispostos a mudar a sociedade”.
O vice-reitor, professor Jacob Cohen, presidiu a cerimônia de outorga de grau
Um dos responsáveis pela criação da FIC, o professor Allan Rodrigues, falou do orgulho pelas primeiras turmas da unidade. “Esta turma é especial, porque é a primeira que se forma pela FIC. Foram quatro anos de trabalho coletivo para que os cursos da área de comunicação e informação constituíssem uma unidade acadêmica com o objetivo de formar profissionais capacitados que possam promover transformações na sociedade”, discursou o diretor.
“É por isso que lutamos todos os dias na Faculdade, professores e técnico-administrativos: para que a FIC seja um espaço de formação ainda melhor do que é hoje”, acrescentou.
Eleito orador das turmas, o novo bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas, Lucas Moreno, falou da contribuição da experiência na universidade para a formação, não só profissional, mas também humana. “Aqui, aprendemos a ser pessoas melhores e criamos uma nova visão do mundo. Emergimos mais inteligentes, engajados e criativos”, declarou Lucas, finalizando com uma mensagem aos colegas: “Sonhem alto, sonhem grande e depois sonhem maior ainda. Mas não parem nos sonhos; realizem-nos”.