Campus da Ufam em São Gabriel da Cachoeira: formação para o desenvolvimento sustentável

O primeiro passo para a instalação da Unidade Acadêmica no Alto Rio Negro é a realização de audiência públicas para ouvir a população e as lideranças políticas e comunitárias do município

Pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, apresenta sobre o papel da Ufam para o desenvolvimento autossustentável em SGCPró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, apresenta sobre o papel da Ufam para o desenvolvimento autossustentável em SGC
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom 

Com a população formada majoritariamente por indígenas de 23 etnias e distante 856 quilômetros da capital amazonense, o município de São Gabriel da Cachoeira está nos planos de expansão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Nesta quinta-feira, 30, essa proposta começou a se materializar com o início de uma audiência pública na qual gestores da Ufam apresentaram a proposta inicial do projeto e tomaram conhecimento sobre as demandas da população pelas lideranças comunitárias. O evento segue até sexta, 1º, e resultará na assinatura da Carta de intenções por autoridades e entidades representativas do município.

Ao apresentar a proposta da Universidade, o pró-reitor de Extensão da Ufam e representante da Administração Superior, professor Ricardo Bessa, destacou que, ao promover esta primeira audiência pública, a Ufam se mostra aberta ao diálogo com aqueles que são os mais interessados: a população local. “Nós estamos aqui para escutar o que o povo tem a dizer, e a Ufam só vai instalar o Campus se a comunidade assim o quiser. Nosso objetivo é mostrar que a Universidade é do Amazonas, e não de Manaus, é fazê-la presente na luta pelo desenvolvimento da região amazônica. Futuramente, esses campi conquistarão sua autonomia, tornando-se também universidades”, argumentou ele, ao avaliar que a Ufam tem o papel de formar a massa crítica e atuar como um polo de desenvolvimento no município.

O terreno onde deverá ser instalada a Unidade Acadêmica foi doado pela Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, conforma declarou o prefeito Clóvis Saldanha (PT). “Esse é um sonho da nossa juventude, principalmente das comunidades mais distantes, para viabilizar o desenvolvimento da nossa cidade. Inclusive, o terreno já foi liberado, com toda a documentação referente à doação para a Universidade na Seinfra [Secretaria de Infraestrutura]”, confirmou o chefe do Executivo. Em relação aos recursos para a construção, cujo investimento é próprio, eles também já estão disponíveis. No entanto, as discussões sobre vocação regional, demandas e estratégias de desenvolvimento são indispensáveis. “Estamos numa via de mão dupla; e viemos até aqui para ouvir a comunidade”, ratificou o professor Ricardo Bessa.

DemandasLideranças das comunidades indígenas do município apresentam suas contribuições na audiência pública.Lideranças das comunidades indígenas do município apresentam suas contribuições na audiência pública.

O primeiro debate foi encaminhado pelas lideranças comunitárias, dentre as quais o indígena da etnia Tukano José Lucas Duarte, 45, residente na comunidade Rio Uaupés. Ele é o presidente da Cooperativa Indígena de Extrativismo de Recursos Naturais e Minerais (CIERNM), criada em 2008. O líder comunitário aponta que a chegada da Ufam vai fazer a diferença na realidade local. “Nós sabemos que quem decide é a população indígena. O foco é possibilitar a formação superior, e, depois, que nós mesmos possamos ter condições técnicas para explorar de forma sustentável e legal nossos recursos naturais”, argumentou.

O radialista e funcionário público Pedro Oliveira, da comunidade São Pedro, apontou a fragilidade de políticas públicas que hoje funcionam como paliativo para amenizar a falta de oportunidades para a população de São Gabriel. “Eu quero ver meu povo autossustentável, e não dependente de programas frágeis. Precisamos sim de um Campus aqui”, afirmou. Disse ainda que a instalação da Ufam é um passo importante para vencer esse ciclo incapaz de gerar riquezas e um futuro digno para os jovens, tanto na sede quanto nas comunidades.

Falando em comunidades, Leonardo Cordeiro, 50, da etnia Pyratapuia, entregou uma proposta escrita aos gestores que conduziram o primeiro momento da audiência. No documento, o presidente da Associação de Pais e Mestres Comunitários Barés (AIPMCB), que representa dez escolas da comunidade de Tabocão dos Pereira, falou sobre a possibilidade de, além de implantar o Campus na sede municipal, a Universidade possa construir polos nas comunidades mais distantes. Todas as colocações serão analisadas pela equipe responsável pelo projeto de instalação, ponderando-se as necessidades locais e a capacidade financeira.

“Existe uma demanda muito grande. Os alunos querem estudar na sede, mas as famílias não têm recursos para sustentar os jovens aqui. Nós gostaríamos de ter acesso aos cursos superiores para aprender a manejar de forma sustentável a nossa floresta. Nós já sonhamos há muito tempo com esse tipo de audiência para debater junto com vocês”, explicou o líder comunitário, ao entregar o impresso ao professor Ricardo Bessa.

Gestores da Ufam e prefeito do município, Clóvis Saldanha, discutem temas pertinentes à implantação do Campus da Ufam.Gestores da Ufam e prefeito do município, Clóvis Saldanha, discutem temas pertinentes à implantação do Campus da Ufam.

Ao complementar essa fala, o diretor de Extensão e cientista social, professor Almir Menezes, a quem coube a responsabilidade de apresentar as propostas de cursos para a futura Unidade Acadêmica, acrescentou: “O debate é para a construção, respeitando as particularidades. Esse é o objetivo pelo qual estamos aqui”. Nesse primeiro momento, a lista de cursos elaborada para discussão nas audiências é esta: Antropologia Indígena, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Piscicultura, Ciências Agrárias e Turismo. “Trata-se de proposições, e não de imposições”, avalia o professor Ricardo Bessa a respeito dos cursos sugeridos.

Temas

Além da apresentação da proposta de cursos para o futuro Campus, a pauta contempla os temas: Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Regional Autossustentável (Pedras); Fontes renováveis, sistemas fotovoltaicos e desenvolvimento autossustentável; pesquisa, prospecção e lapidação de minerais como instrumento para geração de emprego e renda; exploração de granito e nióbio em São Gabriel e seus efeitos sobre as comunidades indígenas sob os aspectos ambiental, social e jurídico; Recursos naturais, criação de cooperativas de produção e geração de emprego e renda na perspectiva autossustentável; Presença das Forças Armadas no Alto Rio Negro; e Exploração mineral sob a ótica das populações indígenas. “A ideia é ouvir os presentes e promover um debate democrático, atendendo as demandas dentro das possibilidades da Ufam”, concluiu o professor Ricardo Bessa.

Fórum nacional de assuntos comunitários aborda atual conjuntura brasileira

Palestras e debates fizeram parte da programação do FórumPalestras e debates fizeram parte da programação do Fórum

Por Carla Santos
Ascom Ufam
 
O Departamento de Assistência Estudantil (Daest) da Ufam participou do último encontro nacional do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), realizado neste mês, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. Na oportunidade, a diretora do Departamento, Mônica Cristina Barbosa Pereira, foi eleita coordenadora regional Norte, representando outras nove universidades federais. 
 
Na programação do Fórum, que se deu ao longo de dois dias, foram debatidos temas como 'a nova pesquisa de Perfil Institucional e do Estudante de Graduação das Ifes', 'Saúde Mental' e palestras da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). Os assuntos foram escolhidos com foco na conjuntura brasileira para manutenção da assistência estudantil e as dificuldades enfrentadas pelo Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação (MEC). Sobre o PBP, a Ufam participou da Comissão  que esteve reunida com os professores Vicente de Paula e Antonio Correa, da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior, para tratar do assunto.

Representantes de nove estados da regi]ao Norte se encontraram no FonapraceRepresentantes de nove estados da regi]ao Norte se encontraram no Fonaprace

Ainda na pauta do encontro, a necessidade de se garantir a assistência estudantil por meio de lei federal também foi discutida, uma vez que se encontra em tramitação, o Projeto de Lei 3474/2015, de autoria do deputado federal Reginaldo Lopes que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAE) – até então mantida por meio do decreto 7234/2010.
  
Representação - No último dia da Reunião, a diretora do Daest, a técnica-administrativa em educação Mônica Cristina Barbosa Pereira, foi escolhida a nova coordenadora do Fonaprace Regional Norte, pelo período de um ano. Para ela, a aproximação com outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) tem se mostrado importantíssima na busca de melhorias para os serviços e ações de Assistência Estudantil desenvolvidas na Ufam.
 

Diretorora do Daest ocupará por um ano o cargo de coordenadora regional do FórumDiretorora do Daest ocupará por um ano o cargo de coordenadora regional do Fórum

"A participação da equipe do Daest ao longo do evento foi muito positiva, no sentido da troca de experiências com outras Ifes. Nesse momento, a responsabilidade também aumenta, uma vez que seremos as vozes de nove Ifes presentes na região Norte", considerou. 
 
Sobre o Fonaprace - O Fonaprace foi criado em outubro de 1987 e congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. Tem por objetivos formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional; assessorar permanentemente a Andifes; participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém; promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados.

Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada abre processo de seleção para mestrado

Marion Litaiff
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos para ingresso no 1º semestre de 2018 no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada. As inscrições poderão ser efetuadas a partir do dia 04 de dezembro. Serão oferecidas para o curso de Mestrado 09 vagas regulares e 02 vagas suplementares.

Poderão participar do processo de seleção candidatos que, até a data da matrícula, tenham completado o curso de graduação de duração plena e devidamente reconhecido nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Microbiologia, Odontologia, Biotecnologia, Biomedicina, Fisioterapia ou outros cursos afins, desde que conste na grade curricular a disciplina de Imunologia.

O período de inscrição para o processo seletivo compreende os dias úteis de 04 de dezembro de 2017 a 08 de janeiro de 2018, das 9 às 12h. As inscrições serão efetuadas na Secretaria do Programa, localizada na sala da Coordenação, no Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Ciências Biológicas, setor sul da Universidade. Os candidatos poderão também enviar o formulário preenchido, assinado e digitalizado no formato PDF para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Nessa situação, o candidato deverá obedecer ao envio da documentação até a data e o horário limite de inscrição prevista neste Edital e receber a confirmação de recebimento da documentação pela secretaria do PPGIBA.

Para mais informações, acesse o edital em anexo.

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