Conferência internacional na Ufam debate interfaces entre Economia Social e Solidária com Sustentabilidade

Pesquisadores de 27 países participam do evento que é o primeiro realizado no Brasil

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas deu início a uma ampla programação acadêmica voltada para discussões sobre desenvolvimento social e humano aliado à sustentabilidade ambiental. Na noite de quarta-feira, 29, foi aberta a VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária, com o tema "Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais". O evento é uma iniciativa do Centro de Investigação e Pesquisa em Economia Pública e Social (Ciriec) em parceria com o Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Ufam, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Ppgcasa), entre outros apoiadores.

Estiveram presentes na mesa de abertura a professora Therezinha Fraxe, Assessora Especial da Reitoria, representando no ato o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga; o subsecretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Natalino Oldakoski; o presidente internacional do Ciriec, Alain Arnaud; o presidente do Ciriec Brasil, Dimas Gonçalves; e o coordenador do Ppgcasa, professor Henrique Pereira.

Economia social e solidária com sustentabilidade

Até o dia 2 de dezembro, pesquisadores do Brasil e de 27 países apresentam na Ufam estudos acadêmicos sobre experiências de Economia Solidária em suas regiões. O comitê científico do evento inscreveu mais de 350 trabalhos, entre projetos de iniciação científica e pesquisas de pós-graduações.

A sexta conferência na Ufam é a primeira realizada no Brasil. A escolha da região amazônica para sediar o evento se deve a importância de se discutir a união da Economia Social e Solidária com a Sustentabilidade Ambiental.Professora Therezinha Fraxe, representando o reitor da Ufam, deu boas-vindas aos participantesProfessora Therezinha Fraxe, representando o reitor da Ufam, deu boas-vindas aos participantes

“O Ciriec discute há 70 anos a Economia Social. A primeira contribuição brasileira para esse grupo internacional de pesquisa foi o conceito de solidariedade. E agora nossos pesquisadores do Amazonas querem acrescentar o tema da sustentabilidade ambiental. A nossa tese é de que não se assegurará o desenvolvimento social durável se não houver uma preocupação com a sustentabilidade ambiental das economias, inclusive das solidárias”, explica o professor Henrique Pereira, coordenador do Ppgcasa.

O presidente do Ciriec Brasil reforçou a relevância de se discutir o tema da sustentabilidade em consonância com a Economia Social e Solidária. “Para entendermos a questão da sustentabilidade ambiental, nada melhor do que virmos para o berço da Amazônia. Então a escolha da região e da Ufam foi proposital. Com a conferência, vamos criar uma nova fronteira de trabalho entre a Economia Solidária e a Economia de Sustentabilidade”, disse Dimas Gonçalves.

Já o presidente do Ciriec Portugal, Jorge de Sá, agradeceu a parceria com a Ufam por sediar uma conferência internacional. “O Ciriec encontrou na Amazônia uma parceria de sucesso com a Ufam para a realização desse evento. Isso é benéfico para a região e para a Economia Solidária. Por isso a Ufam está de parabéns”. 

A palestra de abertura abordou `Economia Social e Solidária: Um panorama mundial e o Legado de Paul Singer´, com os professores Jose Luis Monzón, diretor-presidente do Centro de Investigação e Pesquisa em Economia Pública e Social na Espanha (Ciriec), e André Ribeiro, coordenador da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (Abpes).

Confira a programação completa do evento para os próximos dias: www.ciriec-brasil.org.br/ciriecamazonia/

 

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Ufam sedia VI Conferência Internacional de Economia Social e Solidária entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro

 

Departamento de Matemática abre seleção para monitoria

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

 

Estão abertas inscrições para o Programa de Monitoria 2018/1 do Departamento de Matemática para as disciplinas de Cálculo I, Álgebra Linear I, Equações Diferenciais Ordinárias, Cálculo II, Álgebra Linear II, Introdução à Álgebra, Instrumentação do Ensino de Matemática III, Análise I, Introdução à Análise e Álgebra I.

Os interessados devem ter cursado com aproveitamento, na Ufam, o mínimo de 2 (dois) períodos letivos, ter realizado a disciplina que atuará como monitor e nela ter obtido média igual ou superior a 7,0 (sete), coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0 (cinco), estar cursando o mínimo de 03 (três) disciplinas no período (exceto finalistas), disponibilidade de 12 (doze) horas semanais para exercer a monitoria e não ser beneficiário de outras modalidades de bolsa na instituição e de outras agências de fomento, sejam elas públicas ou privadas, caso de monitores bolsistas. O candidato também deve procurar um professor do departamento para orientação, conforme edital em anexo.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Departamento de Matemática, com a secretária Leandra, até o dia 19 de janeiro de 2018. A avaliação de conteúdos acontece no dia 23 de janeiro de 2018, Sala 106/107 (bloco do ICE), às14h.

Confira a ficha de inscrição e o edital em anexo.

Pró-reitoria de Gestão de Pessoas divulga informes administrativos

 

A Universidade federal do Amazonas, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), divulga os seguintes informes:

- A Progesp solicita que nenhuma unidade acadêmica encaminhe boletim de frequência até 01/12/2017, visto que o Magnífico Reitor está em viagem entre os dias 28 e 29/11/2017, para orientações junto a ANDIFES, a fim nortear os direcionamentos no tratamento das frequências de novembro/2017, no que tange à greve dos técnicos administrativos. Esta solicitação não trará nenhum tipo de dano, pois, independente da situação de greve ou não, o DAPES não teria tempo suficiente para reportar na folha de pagamento de dezembro as ocorrências que impactem o financeiro, ficando assim previstos os registros na folha de Janeiro/2018;

- A Coordenação de Recrutamento e Seleção divulgou o resultado final dos pedidos de renovação contratual dos professores substitutos, bem como o calendário para assinatura, visto que há pouco mais de duas semanas para finalização dos atuais contratos. Quanto às novas contratações, a CRS também já está finalizando o resultado final para divulgação até 07/12/2017; Confira: https://goo.gl/eM9aAz

- A Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento divulga que estão abertas as inscrições para o curso de Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O curso acontece no período de 04 a 11 de dezembro, na Sala de Treinamento da Progesp, no prédio da Reitoria, setor norte do Campus. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, dia 1º de dezembro, até às 12h, na Progesp, localizada no prédio da Reitoria. Acesse: https://goo.gl/5BrdYx

- A Progesp começou a encaminhar às unidades acadêmicas (capital e interior) e às unidades administrativas, via e-mail, o acesso a uma planilha da sua respectiva unidade, baseada em nuvens eletrônicas, contendo a lista de todos os servidores (TAE's e Docentes) lotados na referida unidade, onde dever-se-á indicar o que está correto ou não. Na próxima segunda-feira, cada unidade receberá um memorando circular com as orientações e o prazo para preenchimento. Este trabalho se chama "Correção das Lotações", o qual baseará a correção dos registros de lotação dos servidores no SIAPE, cujo impacto alcançará a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a implantação integral do Férias WEB e o dimensionamento da força de trabalho;

- Por fim, reforçar que o atendimento e a recepção de documentos na Progesp está ocorrendo das 08:00 às 12:00, de segunda a sexta, em virtude da greve dos técnicos-administrativos. A Pró-reitoria está trabalhando na folha de pagamento de Dezembro, além de outras atividades dentro daquelas que foram colocadas como essencialidades pela equipe junto ao Comando Geral de Greve e, neste sentindo, não temos capacidade para atender e recepcionar documentos em face de contingente reduzido. Em anexo estão os ofícios nos quais é reportado ao CGG aquilo que é entendido como essencialidade dentro da Pró-Reitoria de Gestão Pessoas.

- A Progesp está trabalhando no treinamento para utilização do site institucional, em parceria com o ECOEM, visando a melhoria da comunicação e do feedback da Pró-reitoria. 

No caso de dúvidas ou esclarecimentos, equipe da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas está à disposição para esclarecimentos e/ou orientações.

Mais informações: 3305-1181, ramal 1478 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

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