Em Brasília, reitor e comitiva da Ufam reúnem com ministro da Educação

Reitor da Ufam esteve acompanhado por comitiva institucional durante audiência (Foto: André Aureliano/ Da Representação da Ufam em Brasília)Reitor da Ufam esteve acompanhado por comitiva institucional durante audiência (Foto: André Aureliano/ Da Representação da Ufam em Brasília)

Por André Aureliano (Da representação da Ufam, em BSB)
Com edição de Carla Santos (Da Ascom Ufam)

ComO reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, reuniu-se, na última sexta-feira, 28, em Brasília, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Ao titular da pasta, o reitor explanou sobre ações desenvolvidas pela Universidade. Também discorreu cerca da importância da Instituição para a sustentabilidade do Estado como meio para diminuir as disparidades sociais.

À audiência, o reitor foi acompanhado pelos pró-reitores de Planejamento (Proplan), professora Kleomara Cerquinho e de Administração (Proadm), professor Raimundo Pinheiro. Além deles, estavam também, o assessor especial da Reitoria, professor Edmilson Bruno da Silveira e a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest/Ufam), pedagoga Mônica Cristina.

Para o reitor, o encontro foi produtivo e culminou na garantia de que as atividades programadas para o segundo semestre e que foram pactuadas nas Câmaras e Colegiados superiores, serão mantidas. "O ministro teve a oportunidade de se apropriar das ações de Ensino, Pesquisa, Extensão, Internacionalização, Empreendedorismo e Inovação da Universidade. Tivemos tempo suficiente para falar sobre o que a principal universidade do Estado tem construído ao longo de sua existência", ratificou.

Além da audiência com o ministro Abraham Weintraub, o reitor da Ufam participou, na manhã da última na quarta-feira, 28, de encontro com diversos reitores na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes). Na tarde da mesma data, esteve no Congresso Nacional onde falou com o deputado Marcelo Ramos.

Na quinta-feira, 29, iniciou com reunião entre o Secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), Arnaldo Barbosa, e a equipe da Ufam. No encontro, que serviu para alinhar uma série de ações institucionais, o reitor destacou o espírito de cooperação entre os órgãos. "A Sesu é uma parceira de primeira hora. Estamos trabalhando muito pelo crescimento da nossa Universidade Federal", destacou. Ainda na quinta-feira, o reitor cumpriu agenda na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS).