Institucional

Hospital Universitário Getulio Vargas - HUGV

Hospital Universitário Getúlio Vargas

Apresentação

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) é um hospital-escola da Ufam, administrado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que há mais de cinco décadas se sobressai como referência  tanto no atendimento de média e alta complexidade em toda a Amazônia Ocidental quanto na formação de profissionais de saúde de graduação e pós-graduação e desenvolvimento de pesquisas científicas.

O  HUGV é um hospital com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e totalmente referenciado, ou seja, a marcação de procedimentos, consultas e exames é feita exclusivamente via Sisreg (Sistema criado pelo Ministério da Saúde que gere o complexo regulatório), sendo os agendamentos definidos de acordo com diretrizes como urgência e número de vagas na rede. Assim, o HUGV somente recebe pacientes encaminhados de unidades de saúde de toda a rede via Sisreg, não sendo necessário ou possível que pacientes que venham diretamente ao HU, cabendo sua inserção no sistema à unidade de saúde onde foi realizado o atendimento inicial.

 

Colegiado Executivo 

JÚLIO MÁRIO DE MELO E LIMA

Superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas

 

LUIZ CARLOS DE LIMA

Gerente de Atenção à Saúde 

 

JUSCIMAR CARNEIRO NUNES

Gerente de Ensino e Pesquisa

 

MONIQUE GUERREIRO PRADO

Gerente Administrativo 

 

Contatos

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fones: (92) 3305-4764 / 4700

Endereço: Rua Tomás de Villa Nova, nº 4, Praça 14 de Janeiro CEP: 69020-170,  Manaus/AM.​

Órgãos SuplementaresÓrgãos Suplementares

 

NomeBiotério Central (Biocen)

Data de criação: Criado pela Resolução n° 16/2010, datada de 15 de dezembro de 2008.

Atividades: É responsável por promover ações de educação ambiental, reunir a memória documental do bioterismo na UFAM e contribuir para o contínuo desenvolvimento da ciência de animais de laboratório no País. 

Contatos: Tel: (92) 3305-4025 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./">http://O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Nome: Conselho de Apoio Multidisciplinar (CAM)

Data de criação: Criado pela Resolução n° 19/1997, datada de 22 de maio de 1997.

Atividades afins: O CAM responsabiliza-se pela promoção e integração de recursos para o desenvolvimento de biotecnologia. Promove intercâmbios entre profissionais e entidades públicas e privadas que contribuem para o desenvolvimento tecnológico nesse setor, além de prestar serviços à comunidade.

Contato: Tel: (92) 3305-4230 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Nome: Centro de Ciências do Ambiente (CCA)

Data de criação: Criado pela Resolução n° 11/89, datada de 19 de outubro de 1989.

Atividades: Dá suporte aos estudos ambientais da Instituição e às avaliações de impactos ambientais; auxilia no manejo de bacias hidrográficas e na exploração de águas subterrâneas em conjuntos habitacionais, industriais, prestando, assim, serviços aos setores público e privado na área ambiental.

Contato: Tel:  (92) 3305-4070 / www.cca.ufam.edu.br

 

Nome: Centro de Educação a Distância (CED)

Data de Criação: Criado pela Resolução n° 010/2004, datada de 15 de março de 2004.

Atividades: Produz material Institucional em diversas mídias para o processo educacional, promove eventos de socialização de conhecimento e articulação institucional, colabora em atividades interdisciplinares da EaD e divulga estudos e pesquisas realizadas pelo CED.

Contato: Tel: (92) 3305-4028 / www.ced.ufam.edu.br                         

 

Nome: Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM)

Data de criação: Criado pela Resolução n° 009/2004, datada de 9 de junho de 2004.

Atividades: Desenvolve consultoria e auditoria energética em pesquisas de fontes de energia alternativa e elabora planejamento energético para sistemas isolados, além de verificar a eficiência energética de cada sistema dentro dos grupos de pesquisa.

Contato: Tel: (92) 3305-4617 / www.cdeam.ufam.edu.br

 

Nome: Centro de Pesquisa e Produção de Medicamento do Amazonas (CEPRAM)

Data de criação: Criado pela Resolução n°002/2005, datada de 21 de janeiro de 2005.

Atividades: Realiza pesquisas diversificadas na área de medicamento, além de treinamentos de pessoal na área de indústria farmacêutica para o funcionamento da fábrica de medicamentos.

Contatos: Tel: (92) 3305-4237 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Nome: Centro de Tecnologia e Eletrônica e de Informação (CETELI)

Data de criação: Criado pela Resolução n°004/2005, datada de 10 de março de 2005.

Atividades: Associa desenvolvimento tecnológico à pesquisa e à formação de recursos humanos que abrange os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Design.

Contatos: Tel: (92) 3305-4694 / www.ceteli.ufam.edu.br

 

Nome: Editora da UFAM (EDUA)

Data de Criação: Criada pela da Resolução n° 023/2004, datada de 7 de abril de 2004.

Atividades: Estimula a produção intelectual de docentes, com função acadêmica direcionada ao ensino e à pesquisa, a fim de colocar ao alcance do público edições a respeito da Amazônia e temas correlatos.

Contatos: Tel: (92) 3305-4291 / www.edua.ufam.edu.br

 

Nome: Fazenda Experimental (FAEXP)

Data de Criação: Criada pela Resolução n° 714/94, datada de 7 de abril de 1994.

Atividades: Apoia ações de campo em projetos de pesquisa e de extensão, oferecendo alojamentos, casas de vegetação, laboratórios e atividades físicas. Promove o treinamento de produtores rurais e dá suporte aos setores primário, secundário e terciário do Amazonas.

Contatos: Tel: (92) 3305-4222 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Nome: Museu Amazônico

Data de criação: Criado pela Resolução n°014/2002, datada de 28 de janeiro de 2002.

Atividades: Dá apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão nas áreas fundamentais de conhecimento da Cultura Amazônica.

Contato: Tel: (92) 3305-5200 / www.museuamazonico.ufam.edu.br

 

Nome: Prefeitura do Campus Universitário (PCU)

Data de criação: Criada pela Resolução n° 02/77 do ano de 1977.

Atividades: É o órgão responsável pela fiscalização das obras contratadas, recuperação da infraestrutura, manutenção de equipamentos, limpeza da UFAM e oferecimento dos serviços de segurança.

Contato: Tel: (92) 3305-4002 / www.ufam.edu.br/instituicao/suplementares/pcu

 

Nome: Comissão Permanente de concursos (COMVEST)

Data de Criação: Criada pela Resolução n° 1662/99, datada de 03 de setembro de 1999.

Atividades: Realiza processos seletivos para admissão de cargos técnicos- administrativos e ingresso à Universidade pelos processos seletivos sob sua responsabilidade.

Contatos: Tel: (92) 3305-4212 / www.comvest.ufam.edu

 

Nome: Centro de Processamento de Dados (CPD)

Atividades: Assessora e assiste tecnicamente os demais órgãos da Instituição em questões relacionadas à aquisição de software, hardware e contratação de serviços de informática.

Contatos: Tel: (92) 3305-1196 / www.cpd.ufam.edu.br

 

Nome: Centro de Artes (CAUA)

Atividades: Promove cursos em apoio à extensão e à pesquisa em Artes e presta serviços de natureza artística e cultural à comunidade do Amazonas.

Contatos: Tel: (92) 3305-5150 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Nome: Biblioteca Central (BC)

Data de criação: Criada pela Resolução n°008/74, datada de 02 de outubro de 1974.

Atividades: Atende professores, alunos e pesquisadores, apoia as necessidades de informação nas áreas de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde, Exatas e Tecnológicas e Agrárias, através da organização e do controle do acervo informacional; oferece serviços de recuperação e de disseminação da informação, a fim de contribuir para a formação profissional e cultural do cidadão e para a transformação da sociedade.

Contato: Tel: (92) 3305-5052 / www.bc.ufam.edu.br

Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM)Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM)

Diretora: Profa. Dra. Tereza Cristina Souza de Oliveira

Telefone: (92) 3305-4230 / 4018

Endereço: Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 - Coroado I – Campus Universitário – Setor Sul - Bloco G – Cep: 69077.000 – Manaus/AM

Site: http://www.ca.ufam.edu.br 

 

 

Ano de criação

O CAM é um órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas, criado pela resolução nº 019/97, de 22 de maio de 1997.

 

Objetivos e Funções

- Oferecer instrumentos para o desenvolvimento de estudos multi e interdisciplinares, ampliando as vias para criação, aquisição e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos.

- Viabilizar e otimizar o uso de equipamentos científicos avançados e software das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e correlatas, visando a desenvolver e dar apoio às atividades de pesquisa, ensino, extensão e prestação de serviço à comunidade.

 

Estrutura Organizacional

 

Diretora da Central Analítica

Profa. Dra. Tereza Cristina Souza de Oliveira

 

Coordenadores e vice-coordenadores de Laboratório

Prof. Dr. Afonso Duarte Leão de Souza (LEMAH e LABMICRA)

Profa. Dra. AntoniaQueiroz Souza (LABMICRA)

Profa. Dra. Cristine de Mello Dias Machado (LAMESP)

Prof. Dr. Emmanoel Vilaça Costa (LAEQ)

Prof. Dr. Marcos Batista Machado (LABNMR)

Prof. Dr. Paulo Rogério da Costa Couceiro (LABIV)

Profa. Dra. Rita de Cássia Saraiva Nunomura (LAEQ)

 

Colaboração científica:

Profa. Dra. Maria Lúcia Belém Pinheiro

 

Equipe técnico-administrativa:

Técnica em Química Carmem Lúcia Machado

Técnico Administrativo Edson Penafort

 

Divisões

 

-Divisão de Biotecnologia

-Diretora Responsável: Profa. Dra. Cristina Maria Borborema dos Santos

-Divisão de Sensoriamento Remoto

-Diretor Responsável: Prof. Dr. Albertino de Souza Carvalho

-Divisão de Central Analítica

-Diretora Responsável: Profa. Dra. Maria Lúcia Belém Pinheiro

 

Laboratórios

 

-Tecnologia de DNA

-Central Analítica

-Diagnóstico Molecular

-Genômica

-Proteômica

-Bioinformática

-Microbiologia Industrial

-Sensoriamento Remoto

-Lavagem e Esterilização

-Sala de aula (Prática e Teórica)

 

Dos recursos

 

O CAM é mantido através dos seguintes recursos:

1. Recursos previstos no orçamento da Fundação Universidade do Amazonas

2. Recursos oriundos de projetos, acordos e convênios que utilizam recursos humanos e de equipamentos disponíveis no CAM e de contratos de prestação de serviços à comunidade

 

Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGBIOTEC

 

O Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM) atua dando suporte ao funcionamento do PPGBIOTEC, que foi criado em 2002, com o objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados capazes de atuar no âmbito das instituições de ensino e pesquisa, universidades públicas e privadas, Centro de Biotecnologia da Amazônia e na rede de instituições e laboratórios interligados ao CBA. O propósito do CAM é desenvolver na região atividades ligadas à geração de produtos e processos biotecnológicos, explorando de modo sustentável a expressiva biodiversidade amazônica.

 

Endereço: Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 - Coroado I – Campus Universitário – Setor Sul - Bloco G – Cep: 69077.000 – Manaus/AM

Telefone:(92) 3305-4018

 

Coordenação do PPGBIOTEC

Coordenador: Prof. Dr. José Odair Pereira

Vice-coordenador: Prof. Dr. Spartaco Astolfi Filho

Representante docente: Profa. Dra. Adriana Malheiros

Representante docente: Profa. Dra. Antônia Maria Ramos Franco

Representante discente: Ana Paula Bastos

Vice-representante discente: Fabiano Rodrigues de Souza

 

Secretaria do PPGBIOTEC

Joelma da Silva Reis

Elzimar Pacheco Braga

Nubiane dos Santos Pinon

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable