Telessaúde: acadêmicos de Enfermagem do ISB-Coari assistem a aulas por videoconferência

A transmissão da aula por videoconferência ocorreu na sala da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam.

Aula foi ministrada na manhã desta quarta-feira, 9, na sala de videoconferência da GMTS.Aula foi ministrada na manhã desta quarta-feira, 9, na sala de videoconferência da GMTS.Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Cada dia mais, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tem investido no aprimoramento da formação de seus acadêmicos e residentes da área de Saúde pelo uso das tecnologias virtuais de comunicação. Nesta quarta-feira, 09, discentes de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB) assistiram à aula sobre a integridade da pele, ministrada pelo professor Frank Torres. Ele exerce a função de estomaterapeuta hospitalar e ambulatorial no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

O enfermeiro Torres é especialista em Estomaterapia, que é uma área de especialização em enfermagem que trata da atuação do profissional no cuidado de feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária. Ele é graduado pela Universidade Paulista e possui mestrado profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão aplicadas à Regeneração Tecidual pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A aula foi idealizada pela docente do ISB, professora Valdenora Patrícia Macedo, e pela gestora da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Universidade (GMTS/Ufam) e da Telessaúde do HU, enfermeira Adriany Araújo. A atuação do estomaterapeuta veio suprir a necessidade dos discentes de Enfermagem da Unidade Acadêmica de Coari em relação ao tema, que atuou com o apoio da GMTS na disseminação do conhecimento para além das limitações geográficas.

A aula ‘Integridade da pele prejudicada’ foi transmitida da sala de videoconferência da GMTS.

Início dos trabalhos

Na última quarta-feira, 02, foi realizada a primeira Sessão Clínica por videoconferência entre a Faculdade de Medicina (FM) e o Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB) do ano de 2018. A apresentação foi transmitida do auditório Doutor Zerbini da Unidade de Medicina para residentes de Fisioterapia da Ufam e acadêmicos do curso no ISB.

Os fisioterapeutas residentes Diego Miranda e Leandro Vieira ficaram responsáveis por apresentar o tema ‘Assistência no controle de dor e estresse no RN (recém-nascido) prematuro na Unidade de Terapia Intensiva’. Essa primeira sessão foi coordenada pela Residência em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com o apoio técnico operacional da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam - GMTS.

Mais informações: www.telessaude.ufam.edu.br e www.facebook.com/telessaudeufam

Museu Amazônico inova na contação de histórias para o público infantil

 
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Uma turma de dezesseis alunos do 6º ano, com faixa etária de 10 a 11 anos, da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento, participou da segunda sessão anual de Contação de Histórias promovida pelo Museu Amazônico que ocorreu nesta quarta-feira, 9.

O objetivo do programa é promover ações de desenvolvimento do conhecimento e da valorização da cultura dos povos tradicionais  amazônicos junto ao público escolar.

'A lenda da Cobra Grande' foi o tema dessa sessão e despertou curiosidade quanto à narrativa envolvendo o personagem da Cobra Norato ou Boiúna. Em parceria com os alunos da disciplina Metodologia do Ensino do curso de Pedagogia da Ufam, ministrada pela professora Cláudia Guerra, a contação de história apresenta neste ano o tema voltado para os povos tradicionais da Amazônia. 

De acordo com a diretora da Difusão Cultural, pedagoga Carolina Brandão, o Museu Amazônico está investindo nesse público e, desde 2010, vem desenvolvendo ações anuais com programação e temática variadas. Conforme a pedagoga, existe todo um preparo para transmitir os  temas: "Entende-se que o museu seja um lugar de produção do conhecimento e que, durante esse processo, haja o diálogo. Portanto, as histórias, os contos e a literatura infanto-juvenil nos permitem dialogar a partir de temas diversos e, nesse momento, estamos trabalhando  a cultura tradicional, a exemplo da cobra grande, dos bois garantido e caprichoso, do curupira e de outras histórias", comenta Brandão.

A professora da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento, Taís  Oliveira, disse que a contação de história torna-se importante em razão do aluno ter acesso às lendas amazônicas que fazem parte da nossa cultura, permitindo a obtenção de conhecimento em outro formato. Oliveira explica que isso se dá de forma lúdica, permitindo memorizar o conhecimento e fazendo a intermediação daquilo que foi adquirido na Escola com aquele desenvolvido na cultura. 

Para a docente, a relação entre Museu e Escola é essencial, tendo em vista que nem sempre os alunos encontram espaço na instituição de ensino para desenvolver essas ações e, através das visitas, eles podem conhecer o Museu e tudo o que lá se executa. 

Para o discente do terceiro período de Pedagogia, Jonas Carvalho, é uma experiência gratificante desenvolver essa ação com as crianças, adaptando uma história que tem um contexto complexo para uma linguagem e realidade de compreensão infantil.

 

Os agendamentos para as visitas devem ser feitas pelo telefone 3305 1181 ramal 2021 ou pelos e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Estudantes de Administração participam de visita técnica a uma empresa de Logística Reversa

Ação faz parte do cronograma de visitas promovidas pelo centro acadêmico

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Estudantes do curso de Administração da Ufam, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), participaram no início deste mês da segunda visita técnica do ano em empresas de Manaus. A primeira foi em fevereiro e fazem parte da programação do projeto Visitas Técnicas 2018 do Centro Acadêmico de Estudantes de Administração (CAADM), que tem como objetivo auxiliar estudantes do curso com relação à abstração do conteúdo apreendido em sala de aula de forma dinâmica e prática, além da verificação do funcionamento do mercado de trabalho.

No dia 2 de maio os estudantes visitaram a F. Azevedo Marcenaria Sustentável, empresa de logística reversa que há três anos transforma resíduos, principalmente paletes, em móveis de qualidade. Os acadêmicos aprenderam na prática o conceito de Logística Reversa e como esse novo ramo logístico pode se tornar um nicho de matérias-primas para o desenvolvimento de novos produtos, com foco na sustentabilidade da reciclagem e reutilização (Confira os móveis).

Para a empresária Fabiane Azevedo, egressa do curso de Administração da Ufam, a visita a sua empresa foi positiva por conta do grande interesse dos alunos pelo empreendedorismo. “Esse projeto [Visitas Técnicas] é de suma importância pois acredito que para quem quer ter a experiência de empreender, conhecer empreendedores, é a chave para troca de conhecimentos, dúvidas, enfim, fazer network. Empreender é ter a visão de uma empresa como todo e resolver todos os problemas, da compra a entrega para o cliente, e se envolver em todas as etapas do processo”.

O presidente do CAADM, Thiago Bastos, destacou o amplo conhecimento gerado da visita e as dicas para a vida acadêmica. “Tivemos uma conversa bem dinâmica onde nos foi contada uma história tácita sobre empreendedorismo, suas dificuldades e benefícios, que causou muito mais entusiasmo por vir de uma ex-aluna do nosso curso de Administração. Recebemos dicas sobre o quanto devemos dar valor às disciplinas e aos professores durante a vida acadêmica, para evitarmos dificuldades como empreendedores, na resolução de problemas, lidar com processos humanos, estratégicos e logísticos. O conhecimento teórico é fundamental para exercermos, com excelência, a nossa futura profissão”.

As próximas visitas técnicas do centro acadêmico irão ocorrer no dia 15 e 16 de maio com a participação dos ingressantes do curso de Administração. As inscrições são realizadas dois meses antes com o CAADM.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable