Telessaúde: acadêmicos de Enfermagem do ISB-Coari assistem a aulas por videoconferência
A transmissão da aula por videoconferência ocorreu na sala da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam.

Cada dia mais, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tem investido no aprimoramento da formação de seus acadêmicos e residentes da área de Saúde pelo uso das tecnologias virtuais de comunicação. Nesta quarta-feira, 09, discentes de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB) assistiram à aula sobre a integridade da pele, ministrada pelo professor Frank Torres. Ele exerce a função de estomaterapeuta hospitalar e ambulatorial no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
O enfermeiro Torres é especialista em Estomaterapia, que é uma área de especialização em enfermagem que trata da atuação do profissional no cuidado de feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária. Ele é graduado pela Universidade Paulista e possui mestrado profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão aplicadas à Regeneração Tecidual pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A aula foi idealizada pela docente do ISB, professora Valdenora Patrícia Macedo, e pela gestora da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Universidade (GMTS/Ufam) e da Telessaúde do HU, enfermeira Adriany Araújo. A atuação do estomaterapeuta veio suprir a necessidade dos discentes de Enfermagem da Unidade Acadêmica de Coari em relação ao tema, que atuou com o apoio da GMTS na disseminação do conhecimento para além das limitações geográficas.
A aula ‘Integridade da pele prejudicada’ foi transmitida da sala de videoconferência da GMTS.
Início dos trabalhos
Na última quarta-feira, 02, foi realizada a primeira Sessão Clínica por videoconferência entre a Faculdade de Medicina (FM) e o Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB) do ano de 2018. A apresentação foi transmitida do auditório Doutor Zerbini da Unidade de Medicina para residentes de Fisioterapia da Ufam e acadêmicos do curso no ISB.
Os fisioterapeutas residentes Diego Miranda e Leandro Vieira ficaram responsáveis por apresentar o tema ‘Assistência no controle de dor e estresse no RN (recém-nascido) prematuro na Unidade de Terapia Intensiva’. Essa primeira sessão foi coordenada pela Residência em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com o apoio técnico operacional da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam - GMTS.
Mais informações: www.telessaude.ufam.edu.br e www.facebook.com/telessaudeufam