Professora Selma Baçal é a mais nova Professora Titular da Ufam

Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Membros da Banca Examinadora. Da esq. para a dir.: profs. Ronaldo Araújo, Arminda Mourão, Selma Baçal, Marl Carvalho e Tânia Lobato.Membros da Banca Examinadora. Da esq. para a dir.: profs. Ronaldo Araújo, Arminda Mourão, Selma Baçal, Marl Carvalho e Tânia Lobato.

Com 26 anos de trajetória acadêmica, a professora da Faculdade de Educação (Faced), Selma Suely Baçal de Oliveira, realizou a defesa do memorial "Ao caminhar, sigo, acreditando no melhor que está por vir!" para obter o título de Professora Titular. O evento ocorreu no auditório Rio Jatapú, da Faculdade de Educação (Faced), no setor Norte do campus, na manhã de quinta-feira, 27.

Participaram da Banca Avaliadora os professores Arminda Mourão, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como presidente, Ronaldo Marcos Araújo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marl Clark Assen Carvalho, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Tânia Regina Lobato, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A militância estudantil, a graduação em pedagogia (1991), a aprovação no concurso público para o magistério superior da Ufam (1992), a conquista dos diplomas de mestrado (1998) e doutorado (2002), ambos pela Universidade de São Paulo, além da atuação na pesquisa, extensão e gestão universitária foram os principais fatos apresentados durante o ato. A influência familiar foi outro ponto destacado pela atual pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam. Segundo ela, seus pais foram fundamentais como exemplo e como apoiadores em especial nos anos de participação no movimento estudantil.

“A nossa família ia pra rua para nos ajudar [na militância]. Em 1981, a minha mãe entrou num ônibus para ir comigo pegar a delegação de estudantes de Itacoatiara. A nossa casa tinha mais de 80 jovens. Era gente espalhada por todo lugar, dormindo pelo chão, para participar do congresso de reconstrução da UESA [União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas]”, contou a professora. “O que nós temos é o espelho disso. Tudo que somos nasce dessa formação no núcleo familiar que foi determinante para o que todos nós somos como educadores”, declarou a gestora sobre ela e seus irmãos que também são professores da Universidade.

Professora Selma Baçal possui 26 anos de atuação no magistério superior.Professora Selma Baçal possui 26 anos de atuação no magistério superior.Presente ao evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, parabenizou a professora Selma pela conquista que reconhece o trabalho em favor da educação em nível superior. “Gostaria em meu nome e de todos os gestores de parabenizar o seu trabalho, a sua trajetória, a sua luta em defesa da nossa Instituição e eu tenho certeza que nesse mandato que você está fazendo como pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação você tem reafirmado toda essa trajetória que foi colocada aqui”, discursou o reitor.

Com o parecer favorável da Banca Examinadora e a conquista da maior titulação da carreira docente, a pró-reitora afirma que existe muito a ser feito em favor da sociedade. “Isso é o coroamento de uma vida em defesa dos direitos sociais e da universidade. Chegar ao topo da carreira, embora eu não tenha tempo ainda para me aposentar, mas chegar com a certeza do dever cumprido, de um trabalho realizado, e ainda com muita coisa a fazer em defesa da educação pública gratuita e de qualidade”, expôs.