Reitor recebe estudantes da Ufam que venceram primeira etapa do prêmio Hult Prize

Estudantes foram recebidos pelo reitor     Estudantes foram recebidos pelo reitor Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Equipe de estudantes da Universidade Federal do Amazonas que venceu a primeira etapa do prêmio Hult Prize de ideias voltadas para a empregabilidade na juventude foi recebida pelo reitor Sylvio Mário Puga Ferreira, nesta manhã de quarta-feira, 26, no gabinete do reitor. O prêmio classificou a equipe a participar da nova etapa que vai ocorrer no ano que vem em três cidades: Toronto (Canadá), São Francisco (EUA) e Madri (Espanha).   

Os estudantes da Ufam Gabriel Alves (Ciências da computação), Paulo Simonetti (mestrando em Biotecnologia), Bruna Lins (medicina) e Lívia Ibernon (Engenharia Química) e mais a representante do Hult Prize na Ufam, a estudante de medicina Thainá Bentes, foram recebidos pelo reitor da Ufam Sylvio Mário Puga Ferreira nesta quarta-feira. O reitor parabenizou o grupo e desejou sucesso na próxima etapa “parabéns a todos e sucesso. Espero que vençam a próxima etapa e elevem o nome da Ufam” afirmou o reitor.

O prêmio consiste em etapas. A primeira ocorreu na Ufam com a inscrição de dez ideias e a vencedora foi a ideia do aplicativo da empregabilidade juvenil. A próxima etapa é a fase regional que vai ocorrer em março de 2019, em três cidades: Toronto, São Francisco e Madri. “Não sabemos em qual das cidades a equipe irá. Quem decide é a organização do Hult Prize, mas com certeza estaremos em uma delas concorrendo com outras equipes”, destacou a representante do Hult Prize na Ufam, Thainá Bentes.

“A participação no Hult Prize é enriquecedora porque mesmo estando no ambiente universitário não temos contato com o empreendedorismo. Não sabemos como criar uma empresa. O Hult Prize está sendo um aprendizado relevante na descoberta de como fazer isso”, disse Bruna Lins.

O estudante Paulo Simonetti destacou que a Universidade precisa adicionar em seu perfil a questão empreendedora. “A Universidade não pode manter-se distante da sociedade. O empreendedorismo é a chave dessa relação com a sociedade. Trazendo esse prêmio para a Ufam é contribuir para essa nova perspectiva de uma Universidade moderna” afirmou o estudante.

Já o estudante Gabriel Alves do curso de Ciências da Computação disse que a diversidade dos alunos contribuiu para aprimorar a ideia do aplicativo “fui convidado para participar da equipe porque sou da Tecnologia da Informação e precisava de alguém dessa área. Acho que a diversidade da equipe operou para um desenvolvimento melhor da nossa ideia”, afirmou Gabriel Alves.

“Achei interessante participar da equipe porque as pessoas foram escolhidas de acordo com que a gente achava que iria agregar para o desenvolvimento da ideia. Um dos pontos mais interessantes foi o apoio do Sebrae com um curso de aceleração. A questão do empreendedorismo é uma coisa que deveria ser mais incentivada. O conteúdo do curso agregou muito a minha formação. Também a diversidade da equipe contribuiu bastante para elaboração do aplicativo”, disse a estudante Lívia Ibernon.          

Hult Prize é uma iniciativa, fomentada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Fundação Bill Clinton, cujo objetivo é selecionar e premiar ideias inovadoras e de incentivo ao empreendedorismo social. Times selecionados no mundo todo ao longo de quatro etapas são desafiados a propor ideias empreendedoras voltadas à empregabilidade na juventude.

A primeira etapa da competição ocorreu no  dia 21 de novembro, no auditório da Faculdade de Direito (FD). Participaram palestrantes envolvidos no ecossistema empreendedor, os advogados do "Clicando Direito", Fernando Pompeu, Rhaiza Vieira e Sabrina Mendes, o empreendedor Allan Kardec Bandeira, representantes da empresa Baré Júnior, Federação Amazonense do Movimento Empresa Júnior e a diretora de Campus do Hult Prize na Ufam, Thainá Bentes.

Existe a perspectiva de que haja mais de dez milhões de jovens desempregados nas próximas décadas, então, equipes de três a quatro estudantes devem criar projetos possíveis e inovadores para o fim de minimizar o desemprego entre pessoas nessa faixa etária.

O tema escolhido busca incrementar a empregabilidade entre a população jovem do mundo, revertendo previsões pessimistas que apontam milhões de jovens desempregados nos próximos anos. A melhor proposta de startup criada para auxiliar na solução do desafio será escolhida na Grande Final do Hult Prize 2019, e seus desenvolvedores receberão o prêmio de um milhão de dólares diretamente do ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, na sede da ONU em Nova Iorque.

Entre em contato pelas redes sociais sobre a premiação:

Facebook - https://www.facebook.com/HultPrizeUfam/

Instagram - @hultprizeufam

Twitter - @hultprizeufam

Contatos:

E-mailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefones: (92) 98104-5467 (Thainá Bentes) e (92) 99455-5514 (Rúbia Braga).

A página oficial do Hult Prize é http://www.hultprizeat.com/fua

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable