Faced inicia debates no "I Workshop Educação, Pauperização e Questão Social"

Mesa do evento teve nomes internacionaisMesa do evento teve nomes internacionais

A Faculdade de Educação iniciou nesta segunda-feira (25), a jornada de discussões em torno do conhecer sobre as determinações recíprocas da relação “pobreza versus Educação”. No “1º Workshop Educação, Pauperização e Questão Social”, promovido pela Faced e que acontece até o dia 30 de novembro nos auditórios Rio Jatapu e Alalaú, setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisadores internacionais, debatedores, alunos e gestores públicos se fizeram presente. 

À mesa de abertura estavam o professor Mathias Rwehera, da Universidade de Burundi, um país no centro do continente africano e Louis Marmoz, membro do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), além da professora do Departamento de Ciências Sociais, Marilene Corrêa, do chefe do Departamento de Educação, Alderi Alves de Oliveira, representando a diretora da Faculdade, professora Arminda Mourão e a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, que na oportunidade, falou pela reitora, professora Márcia Perales. A abertura do evento foi feita pelo professor da Faced, Wagner Paiva Araújo. 

Plateia composta por pesquisadores, alunos e gestores públicosPlateia composta por pesquisadores, alunos e gestores públicos

Em seu pronunciamento, a representante da reitoria, pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves afirmou que o evento tem muita importância para os estudos acadêmicos, uma vez que é o primeiro realizado na Universidade e porque motiva a estabelecer práticas no que a própria Instituição apregoa, que é a de promover com excelência o desenvolvimento regional junto com o compromisso social. 
 
Ela afirmou, ainda, que a Universidade é uma Instituição ativa no que se refere às políticas e que vem trabalhando junto a demais órgãos para que se possa investir cada vez mais em Política de Ciência e Tecnologia como ferramenta para que a realidade de diversos países possa ser melhor.  
 
“Todas as nações em desenvolvimento têm como desafio a superação da desigualdade e, ao nos debruçarmos sobre o tema, vemos que esta é uma busca constante para que possamos prover condições melhores para os cidadãos”, disse Chaves. 
 
Palestra de abertura  - A conferência inicial foi feita pela professora do Departamento de Ciências Sociais, Marilene Corrêa, abordando “A Pauperização como processo histórico-estrutural”, abordando o aspecto “ocidentalizado da Educação”, ou seja, o da apreensão dos processos educativos em todos os continentes. 
 
A segunda conferência ficou por conta do professor Matias Rwehera, que abordou “A Impossibilidade do Desenvolvimento do Ensino em Países Menos Avançados”. 

Penúltima noite de lançamento de livros da Edua

A Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) se aproxima da reta final de publicações de 2013. Os livros “Cidadania, Diversidade e Educação Inclusiva” e “Valor adicionado dos Recursos Naturais Latentes” foram apresentados ao público na última sexta (22) em noite de autógrafos na loja Bemol do Manauara Shopping.Última noite de lançamentos do ano da editora ocorre no próximo dia 6. 

Desde junho, a Edua promove lançamentos de mais de 80 obras financiadas através de convênio firmado entre Ufam e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas com objetivo de consolidar o fomento à produção científica no Estado. Dentre as áreas de conhecimento contempladas com as publicações, Educação obteve mais livros abordando a temática. A Amazônia, porém, é o tema mais pesquisado e debatido entre as obras, demonstrando a preocupação da comunidade acadêmica em compreender e proporcionar à sociedade um entendimento aprofundado sobre a região.

O livro “Cidadania, diversidade e educação inclusiva”, de autoria da professora Maria Almerinda Matos, objetiva expor o percurso e os percalços que marcam a efetivação da educação especial pelo segmento público municipal enquanto discute intenções e práticas escolares que caracterizam o cotidiano escolar. Segunda a professora, “é um debate importante que vem crescendo gradualmente ao longo dos últimos anos”. Para além da oferta de vagas nas unidades escolares, é necessário pensar todo o contexto no qual o aluno especial estará inserido, isso inclui espaço físico com acessibilidade, professores qualificados, atendimento psicológico, entre outros fatores. A professora comemora ainda a aprovação da Linha de Pesquisa 4: Educação Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

“O livro é uma tentativa de registrar como está a Educação Inclusiva no Amazonas, para isso eu tive trabalho de pesquisa em campo para checar se a legislação está sendo cumprida, se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está sendo efetivada. O que percebi é que há muita falta de informação, principalmente por parte dos pais dos alunos, quanto a direitos e garantias. Nós, enquanto educadores, primamos pela direito de todos à educação e pela qualidade dela, ainda mais”, completa Maria Almerinda.

Professora Maria Almerinda autografa exemplar de seu livro para professor Francisco MourãoProfessora Maria Almerinda autografa exemplar de seu livro para professor Francisco Mourão

Trazendo uma metodologia para calcular o conceito técnico-econômico, o livro “Valor adicionado dos recursos naturais: uma metodologia de cálculo”, escrito pelo professor Francisco Mourão, é dividido em três capítulos: fundamentos teóricos, infraestrutura analítica e, por último, discussões analíticas acerca dos problemas de pesquisa.  O professor explica o conceito Valor Adicionado: “É o aumento da renda da população, a priori. Por exemplo, não há nada ali, mas, de repente, você encontra uma jazida de granito (os minerais no Amazonas  ainda inexplorados, portanto latentes), quando começar a ser extraída da natureza e colocada no mercado através de um processo de produção, ela agrega valor àquela comunidade onde se localiza. Aquele bem, que antes tava escondido na natureza, passa a adicionar valor. Por direito, a comunidade passa a ter acesso a uma parcela do ICMS que a Constituição Federal determina que o governador redistribua 25%  do valor arrecadado seja distribuído para municípios do interior, porém se ficar provado que o valor adicionado na sua renda se deu através de uma exploração, de uma atividade nova”.

Acadêmicos do curso de Direito participam da Semana Nacional de Conciliação 2013

Ao todo, 45 acadêmicos do curso de Direito da Ufam, juntamente com os da Faculdade de Direito da Universidade do Estado Amazonas (UEA), da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) e da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) estão atuando como mediadores/conciliadores no mutirão para atender mais de 2000 processos durante a Semana Nacional de Conciliação 2013, que acontece até quarta-feira, 27, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), com término para o próximo sábado, 30.

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