Acadêmicos do curso de Direito participam da Semana Nacional de Conciliação 2013

Ao todo, 45 acadêmicos do curso de Direito da Ufam, juntamente com os da Faculdade de Direito da Universidade do Estado Amazonas (UEA), da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) e da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) estão atuando como mediadores/conciliadores no mutirão para atender mais de 2000 processos durante a Semana Nacional de Conciliação 2013, que acontece até quarta-feira, 27, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), com término para o próximo sábado, 30.

Sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional de Conciliação (SNC – 2013), que ocorre de 2 a 6 de dezembro, é antecipada no Amazonas e realiza as audiências com as partes envolvidas  acordando para a solução mais justa para ambas as partes.

De acordo com o coordenador pela Ufam, professor Adriano Fernandes,  a Semana é uma campanha realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira, disse.

Para ele, a Ufam cumpre com sua responsabilidade social. “Os alunos qualificados em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) farão uma conciliação com melhor qualidade e serão profissionais com pensamento voltado para a cultura de conciliação”, acrescentou o professor Adriano Fernandes.

Para o coordenador pelo TJAM, juiz Luiz Cláudio Chaves, a participação da Ufam é fundamental. Segundo o Juiz, a Ufam é parceira desde quando teve inicio a campanha e, por outro lado, as ações realizadas pelos acadêmicos é uma resposta à sociedade, que investe nesses estudantes. Criar estratégicas para acelerar a tramitação dos processos, garantindo o princípio da dignidade humana, do acesso à justiça, da efetividade, da justiça e da cidadania que são os fundamentos da Republica Federativa do Brasil, completa o juiz Luiz Cláudio Chaves.

O Juiz Luiz Claudio Chaves acredita que a presença dos acadêmicos da Ufam auxilia a justiça a cumprir duas das principais funções, que são: diminuir o tempo de duração dos processos e aumentar atendimento com eficiência.

A acadêmica Luciana Felix Moraes Resende, 19, acadêmica do segundo período avalia positivamente a participação da Ufam na SNC 2013. Acho importante a participação e do incentivo, pois isso integra o acadêmico no universo do Direito, conciliando em casos reais, declara Luciana Resende.

Para, Paloma Maquiné da Silva, 22, acadêmica do quarto período, o ganho para os acadêmicos é muito grande. Durante a realização do evento, nós acabamos aprendendo como lidar com a conciliação e coragem para começar entender todo o procedimento de mediação, finaliza a acadêmica.