ICB publica inscrições homologadas para concurso de magistério superior

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) divulga a homologação das inscrições para a carreira de magistério superior, área de Bacteriologia e Virologia, bem como a banca e o calendário do concurso público para o Edital N. 06 de 09 de janeiro de 2014. Confira os arquivos em anexo.

Anexos:
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Aluna do PPGI apresenta dissertação sobre estudos de probabilidade

Nesta sexta-feira (21), a Ufam formou mais uma mestre em Informática. Ivaneide Protásio defendeu o trabalho intitulado ‘Incorporação de técnicas de mineração de dados a meta-heurísticas populacionais’ na sala de Seminários do Instituto de Computação (Icomp).

Sob a orientação da professora Fabíola Guerra Nakamura, o trabalho apresenta proposta de melhoria de um método utilizado para solucionar problemas relacionados ao melhor trajeto. Os resultados podem ser aplicados em diversas áreas de conhecimento: circuitos elétricos, sequenciamento de DNA, transmissão de dados/sinais e questões de logística, entre outros. A aplicação corre quando, através da combinação de algoritmos (conjuntos de regras formados por sequência de operações capaz de solucionar um problema), busca-se o que é conhecido como ‘resultado ótimo’, ou seja, o melhor caminho dentre todos os testados. Ivaneide exemplifica de forma didática: “nos supermercados, a probabilidade de quem compra manteiga comprar pão é alta; então, os dois produtos ficam próximos”.

A mestranda utilizou o Problema do Caixeiro Viajante, cujo nome faz referência à atividade em que era necessário buscar o melhor trajeto para viajar entre cidades com distâncias variáveis entre si. Diante desse problema, Ivaneide apresentou métodos mais tradicionais: “O Guloso é quando o ‘caixeiro’ busca a cidade mais próxima de onde ele está, mas não avalia o sistema todo. Já no Método Exato, ele combina todas as possibilidades para escolher uma”, explicou. O que ela propõe é o agrupamento de soluções similares com o objetivo de aperfeiçoar os resultados, ou melhor, a partir da técnica de mineração de dados são criados padrões para agrupar os melhores caminhos obtidos.

Para o avaliador externo da banca, professor da Universidade Federal Fluminense Luiz Satoru Ochi, trata-se de um tema relevante nas pesquisas dessa área e deve ser incentivado. “Temos nesse trabalho a integração de várias áreas de conhecimento; esse é um dos ramos a ser incentivado”, comentou o avaliador, completando: “apesar dos obstáculos, todo projeto é um aprendizado”. As outras duas avaliadoras, professoras do PPGI Eulanda Miranda dos Santos e Rosiane de Freitas Rodrigues, apontaram pontos de melhoria para a dissertação, destacando especialmente a importância de buscar análises comparativas em trabalhos relacionados. Segundo elas, é fundamental mostrar o que o trabalho traz de diferente, de inovador.

Atividade promove diálogo entre estudantes de Jornalismo e profissionais de Assessoria de Imprensa

Alunos, convidados e professora Mirna FeitozaAlunos, convidados e professora Mirna FeitozaOs alunos do 4º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas apresentaram nesta quinta-feira (20) os planos de Assessoria de Imprensa produzidos durante o período letivo sob orientação da professora Mirna Feitoza. A atividade contou com a participação de profissionais da área.

Durante as aulas da disciplina Assessoria de Imprensa (AI), os alunos, divididos em sete equipes, promoveram seminários em que foram abordados temas como o relacionamento entre assessores e assessorados; a notícia no âmbito das instituições; os produtos e serviços de uma assessoria de imprensa; as estratégias de comunicação em tempos de crise e a importância do monitoramento  nas redes sociais.

Paralelamente aos seminários, os alunos desenvolveram o planejamento estratégico em Assessoria de Imprensa de organizações de diversos setores (bandas de música, escolas, projetos sociais) e elaboraram produtos e serviços de AI, tais como press-release (comunicado de imprensa), press-kit, mailing list e plano de Assessoria. Para a professora da disciplina, doutora Mirna Feitoza, será uma oportunidade para que os alunos, além de apresentarem o resultado do esforço empreendido ao longo do semestre, tenham contato com as experiências dos profissionais de Assessoria. “Será um momento propício à troca entre a experiência de aprendizagem desenvolvida pelos alunos ao longo do semestre e a experiência de mercado dos profissionais que atuam ou já atuaram em Assessoria de Imprensa, um ramo da comunicação social que absorve grande parte dos jornalistas profissionais nos dias de hoje”, destacou. A exposição dos trabalhos será acompanhada da apreciação dos profissionais de Assessoria de Imprensa Renato Moraes, assessor do Museu da Amazônia e sócio-proprietário na empresa Architextura, de comunicação, urbanismo e arquitetura; Loredana Kotinski, sócia-proprietária da Press Comunicação; Márcia Grana, assessora de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas e Márcio Gallo, assessor de Comunicação da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Além de contribuírem com dicas para os trabalhos apresentados, os profissionais comentaram um pouco sobre a própria trajetória profissional.

Professora Mirna Feitoza e assessores de imprensa convidadosProfessora Mirna Feitoza e assessores de imprensa convidados

A aluna Suelen Rocha comenta o quanto a atividade contribuiu para o aprendizado dela. "Tivemos a oportunidade de pôr em prática toda teoria apreendida em sala de aula, construindo um plano de comunicação condizente com as estratégias previstas para o nosso assessorado, que é o Instituto Federal do Amazonas - Ifam. Minha equipe buscou proporcionar ao IFAM um melhor relacionamento com a mídia através de produtos e serviços em assessoria."

Um diálogo mais aberto e consolidado entre academia e o mercado de trabalho é o ponto mais positivo da iniciativa, segundo o assessor da Suframa Márcio Gallo: “É sempre bom interagir tanto para quem está no mercado de trabalho, porque a gente vê as novidades, vê os novos comunicólogos que vão sair daqui, quanto para quem está sendo formado, pois o aluno já sai da Universidade com um certo conhecimento sobre o mercado. É positivo analisar, dar dicas, pois já passamos por muitos caminhos tortuosos para gente aprender, e estar no mercadoée ter um pouco mais de experiência. Aceitar esse desafio, comunicar, interagir com os alunos esse é o caminho. A universidade é local que a gente tem para experimentar, temos que aprender aqui”.

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