Aluna do PPGI apresenta dissertação sobre estudos de probabilidade

Nesta sexta-feira (21), a Ufam formou mais uma mestre em Informática. Ivaneide Protásio defendeu o trabalho intitulado ‘Incorporação de técnicas de mineração de dados a meta-heurísticas populacionais’ na sala de Seminários do Instituto de Computação (Icomp).

Sob a orientação da professora Fabíola Guerra Nakamura, o trabalho apresenta proposta de melhoria de um método utilizado para solucionar problemas relacionados ao melhor trajeto. Os resultados podem ser aplicados em diversas áreas de conhecimento: circuitos elétricos, sequenciamento de DNA, transmissão de dados/sinais e questões de logística, entre outros. A aplicação corre quando, através da combinação de algoritmos (conjuntos de regras formados por sequência de operações capaz de solucionar um problema), busca-se o que é conhecido como ‘resultado ótimo’, ou seja, o melhor caminho dentre todos os testados. Ivaneide exemplifica de forma didática: “nos supermercados, a probabilidade de quem compra manteiga comprar pão é alta; então, os dois produtos ficam próximos”.

A mestranda utilizou o Problema do Caixeiro Viajante, cujo nome faz referência à atividade em que era necessário buscar o melhor trajeto para viajar entre cidades com distâncias variáveis entre si. Diante desse problema, Ivaneide apresentou métodos mais tradicionais: “O Guloso é quando o ‘caixeiro’ busca a cidade mais próxima de onde ele está, mas não avalia o sistema todo. Já no Método Exato, ele combina todas as possibilidades para escolher uma”, explicou. O que ela propõe é o agrupamento de soluções similares com o objetivo de aperfeiçoar os resultados, ou melhor, a partir da técnica de mineração de dados são criados padrões para agrupar os melhores caminhos obtidos.

Para o avaliador externo da banca, professor da Universidade Federal Fluminense Luiz Satoru Ochi, trata-se de um tema relevante nas pesquisas dessa área e deve ser incentivado. “Temos nesse trabalho a integração de várias áreas de conhecimento; esse é um dos ramos a ser incentivado”, comentou o avaliador, completando: “apesar dos obstáculos, todo projeto é um aprendizado”. As outras duas avaliadoras, professoras do PPGI Eulanda Miranda dos Santos e Rosiane de Freitas Rodrigues, apontaram pontos de melhoria para a dissertação, destacando especialmente a importância de buscar análises comparativas em trabalhos relacionados. Segundo elas, é fundamental mostrar o que o trabalho traz de diferente, de inovador.