Alunos de Jornalismo apresentam documentários sobre bairros de Manaus

Estudantes do sexto período de Comunicação Social - Jornalismo da Ufam apresentaram documentários radiofônicos sobre bairros de Manaus nesta sexta (21). A experiência iniciou com a produção de podcast em janeiro e seguiu com a visita dos alunos aos bairros de Aparecida, Betânia, Parque 10, Praça 14 e São Jorge.

Como produto final do módulo referente à Radiojornalismo, sob orientação dos professores Antônio José, João Bosco e Ítala Clay, os alunos desenvolveram documentário radiofônico sobre cinco bairros de diferentes zonas da cidade. Além de proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre a linguagem sonora, os estudantes também puderam conhecer os aspectos históricos e atuais das comunidades.

Os documentários sobre Aparecida, Betânia, Parque 10, Praça 14 e São Jorge abordam, além de informações gerais como população, zona a qual pertence, número de escolas, centro comercial, a história de surgimento e desenvolvimento, aspectos do tempo presente e elemento cultural marcante que identificam cada um. O processo de produção elaborou um mapeamento sonoro, registrando sons característicos de ambientes do cotidiano de cada bairro. Posteriormente, os moradores mais antigos e ilustres foram entrevistados. A edição e finalização dos documentários foram realizadas no laboratório de áudio do Departamento de Comunicação Social.

A aproximação com a linguagem radiofônica iniciou com a produção de podcast durante asaulas práticas da disciplina de Webrádio (Podcast), onde foram apresentados contos e outras obras literárias adaptadas para a linguagem e formato radiofônico no evento Contos Sonoros: uma experiência em podcast, sob orientação da professora Ítala Clay. Os trabalhos realizados foram inspirados desde os Irmãos Grimm até os quadrinhos contemporâneos de The Walking Dead.