Aproximadamente 700 servidores ingressaram na Ufam nos últimos concursos

Doze concursos foram realizados nos últimos três anos pela Universidade Federal do Amazonas. Quase 700 novos servidores passaram a integrar a equipe de profissionais da Instituição. Para 2014, seis editais estão em andamento irão oferecer mais de 370 vagas para as unidades da Ufam, dentre elas o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), cujas provas serão aplicadas no próximo domingo, 23. Para o magistério superior, a Ufam está com inscrições abertas até 8 de abril.

Os dados são do Departamento de Recursos Humanos (DRH), e apontam para a expansão da Ufam ocorrida nos últimos anos por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído em 2007. Entre as ações do Reuni estão a ampliação do número de vagas nos cursos de graduação e o oferecimento destes principalmente no turno noturno. Com o Reuni, a Ufam, que em 2005 já havia se expandido para o interior do Amazonas em seus cinco campi, agora demanda ainda mais servidores.

Para suprir a necessidade de profissionais diante desse novo contexto, a administração superior passou a acionar o Ministério da Educação (MEC) para obter a liberação de novas vagas tanto para técnico-administrativos em educação (TAEs) quanto para docentes. Segundo a reitora da Universidade, sempre foi uma meta da administração superior dotar a Ufam de pessoal suficiente para atender às necessidades de cada setor ou unidade acadêmica. “Nós queremos aproveitar esses servidores nos locais mais adequados, trabalhando com suas habilidades, suprindo as necessidades institucionais e também intensificar a capacitação. Porque nós não queremos somente mais servidores, nós queremos mais servidores qualificados”, afirmou a reitora.

Desde então, a Ufam vem realizando vários concursos públicos com oportunidades para docentes e TAEs. Em 2013, foram publicados quatro editais com 132 vagas para professores e mais 179 para TAEs. No ano anterior, foram ofertadas 120 vagas nos certames somente para docentes, além de 190 para TAEs. Em 2011, 83 novos profissionais haviam ingressado na Universidade.

Para este ano, a previsão é de que mais concursos sejam realizados. A informação é da diretora do Departamento de Recursos Humanos, Antônia Maria Freitas Batista. “Para professores é certo que mais concursos serão realizados”, informa. “Para técnicos, como vários foram empossados recentemente, só haverá concurso se o MEC liberar novas vagas para a Ufam”, frisou.

A Pró-reitoria de Administração (Proadm) recebeu no último mês 11 dos 12 novos servidores para atuar no setor. Para o pró-reitor de Administração, professsor Ricardo José Baptista Cavalcante, com a contribuição desses novos trabalhadores 2014 promete ser um ano de maior produtividade. “Com esse efetivo de pessoal já dá para Pró-reitoria operar com mais tranquilidade. O setor mais crítico era o Departamento de Materiais que teve servidores alocados lá e o Departamento de Finanças estava com defasagem de servidores e também foi contemplado. Agora os serviços podem ser feitos no tempo certo. 2014 será um ano em que nós apresentaremos melhores resultados”, comemorou o pró-reitor.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable