Centro Acadêmico de Direito publica Nota de Repúdio
O Centro Acadêmico de Direito '17 de janeiro' publicou Nota de Repúdio contra o advogado Epitácio da Silva Almeida pelas palavras proferidas por ele durante Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas no dia 28 de agosto de 2014. Veja a seguir:
Nota de Repúdio
Os alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, representados pelo Centro Acadêmico de Direito `17 de janeiro´ vêm a público manifestar o seu repúdio e sua não concordância com as palavras ditas pelo advogado Epitácio da Silva Almeida durante Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas em 28 de agosto de 2014.
A Constituição da República de 1988 acolheu como princípio fundamental da Nação Brasileira a livre manifestação do pensamento, bem como, a ampla defesa e o contraditório. No entanto, a declaração de expressões direcionadas a afrontar a integridade moral de qualquer membro e a macular a respeitabilidade creditada à Universidade Federal do Amazonas, deve ser veementemente repudiada.
Alinhados a necessidade de humanização das relações interpessoais e de resposta por parte do Poder competente aos casos de assédio moral no âmbito universitário, aplaudimos qualquer ação por parte da Magnifica Reitora que tenha por objetivo coibir atos que afrontem a integridade psíquica de alunos e servidores da Universidade.
Com isso, os alunos do curso de Direito se solidarizam com a Reitora Márcia Perales Mendes Silva, tendo a esperança de que Sua Magnificência continuará conduzindo os destinos da UFAM com independência, imparcialidade e ética, honrando o compromisso com as mais nobres causas, em especial aos clamores discentes.
Manaus, 18 de setembro de 2014.
Rafael Frank Benzecry
Presidente do Centro Acadêmico de Direito
Curso de nivelamento prepara calouros para início das aulas no ICET
Neste mês de setembro, o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) promove um curso de nivelamento para os calouros. A iniciativa permite que os novos alunos tenham o primeiro contato com a Universidade. Foram escolhidas para esta ação disciplinas nas áreas de matemática, química, física e biologia.
O nivelamento acadêmico faz parte do Projeto ‘Tecnologias de gestão como instrumento de inovação tecnológica na gestão universitária com foco na retenção’, desenvolvido pela equipe da Coordenação Acadêmica do ICET em parceria com a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec). O curso tem o apoio de alunos monitores e de professores, evisa a oferecer suporte para que o ingressante integralize o curso com mais qualidade e produtividade.
O coordenador do Projeto, servidor Firmino Rosas, afirma que a ideia é olhar o ciclo produtivo nos cursos de graduação. “Nossa intenção foi desenvolver mecanismos para que o aluno de graduação possa integralizar seu curso sem passar pelo jubilamento, e com isso, almejamos obter resultados que venham a minimizar o problema da retenção”, explica.
Veteranos e alunos-monitores são os responsáveis pelo momento inicial com os calouros e têm o desafio de ministrar os assuntos do ensino médio necessários para uma boa fundamentação e melhor aproveitamento das disciplinas no curso de graduação além de apresentar uma breve sinopse do que será vivenciando por eles no ensino superior.
Para a monitora da disciplina Lógica, Loreany Brasil, essa é uma excelente oportunidade para que os calouros ingressem na instituição com mais fundamentação. “Esse nivelamento é uma preparação para que os recém-aprovados adquiram ou relembrem conhecimentos básicos para o ingresso no curso. Os novatos passam a ter os primeiros contatos com áreas escolhidas e com disciplinas consideradas difíceis”, comenta.
Calouro do curso de Sistemas de Informação, Otávio Nascimento conta que está relembrando os conteúdos aprendidos no passado. “Muitas pessoas terminam o colégio, vão fazer outras coisas e só depois entram na faculdade. Nesse período acabamos esquecendo muitas coisas. Não será algo muito proveitoso se o professor da graduação tiver que parar a aula para fazer com que relembremos o que já devia ter sido aprendido”, conta.
Coordenador do nivelamento em Lógica e do Curso de Sistemas de Informação, o professor Jorge Kanda fala da importância do nivelamento. “Este curso propicia aos alunos os primeiros contatos com os conceitos que envolvam o raciocínio, o entendimento e o aprendizado da lógica. Quando esses alunos cursarem a disciplina, provavelmente não terão tanta dificuldade em compreendê-la”, garante o professor.
Texto: Setor de Comunicação do ICET
Edição: ASCOM/UFAM
Foto: Valdenir Cortez
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