UTI móvel garante segurança médica no XI JUUFAM

Uma Unidade Móvel de Tratamento Intensivo (UTI-móvel) está a postos para garantir a segurança médica nos Jogos Universitários. Esse é o trabalho que vem sendo realizando há quatro anos junto aos atletas que sofrem lesão nas várias modalidades promovidas no campeonato. Desde quinta-feira (18), os Jogos Universitários da Ufam (XI Juufam) ocorrem no Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Setor Sul do Campus Universitário.

De acordo com a coordenadora geral do Juufam, Clélia Santos, a Universidade tem a preocupação com a integridade física dos atletas e dos alunos. Para tanto, houve a contratação da empresa Vida Resgate para fazer o atendimento. A empresa vem realizando o atendimento necessário, quanto à remoção de acordo com critérios e prazos estabelecidos. Até o momento não temos nenhuma reclamação quanto ao atendimento, comenta a coordenadora.

Para o médico e coordenador da equipe de atendimento da Vida Resgate, Cauê Sabie, 26, a parceria com o Departamento de Fisioterapia tem ajudado nas ações iniciais. Em casos mais graves, o atleta que sofre acidente é levado ao atendimento especializado, caso detectada a gravidade do acidente, o atleta é conduzido ao Hospital, comenta o médico.

Segundo ele, a UTI móvel é composta por equipamentos, de última geração necessários para um atendimento emergencial. Esse tipo de atendimento durante os Jogos se faz necessário em razão das ocorrências com os atletas da Ufam.

Cauê Sabie recomenda alguns cuidados quanto aos acidentes  que podem ocorrer durante os jogos. `É fundamental o treinamento como forma de preparação do corpo, de acordo com a modalidade escolhida. Fazer uma alimentação balanceada e beber bastante água melhora o desempenho do atleta´, aconselha o médico especialista que avalia um índice altíssimo de atendimento por desidratação e falta de alimentação balanceada durante os jogos.

O aluno do curso de Licenciatura em Matemática e Física do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA/Ufam - Humaitá), Calebe Ribeiro, 22, relata o bom atendimento quando ao serviço prestado pela empresa Vida Resgate. Por conta da pressão alterada, fui recomendado pelos médicos especialistas a fazer uma alimentação balanceada, com pouco sal e evitar o excesso de atividades físicas, conclui o aluno. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable