Inscrições para bolsa do Projeto Promisaes estão suspensas

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) da Ufam informa que as inscrições para a bolsa do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) estão suspensas e que nova data será divulgada brevemente.

As inscrições realizadas serão consideradas válidas, não necessitando que o aluno faça nova inscrição.

Escola de Enfermagem inicia semana de acolhida aos calouros 2015

Com uma mensagem de boas-vindas aos ingressantes do curso em 2015, a equipe de direção e os veteranos da Escola de Enfermagem da UFAM promove, nesta primeira semana do semestre letivo 2015/1, uma Acolhida aos acadêmicos. A primeira atividade da programação, a Aula Magna, ocorreu neste dia 6 de abril, com a presença de novos e antigos alunos, docentes e técnicos administrativos em Educação daquela unidade. As ações seguem até 10 de abril.

As atividades iniciaram às 8h30, quando a diretora da EEM, professora Nair Chase, dirigiu a mensagem de boas vindas. A aula inaugural, intitulada “As Conferências de saúde como Mecanismo de Participação da População no SUS”, foi proferida pelo secretário municipal de Saúde de Manaus Homero de Miranda Leão.

Sobre o tema, a diretora da unidade destacou sua importância, especialmente no ano em que será realizada a 15ª Conferencia Nacional de Saúde, precedida pelas conferências municipais e estaduais a ocorrerem em todo o País. “Estamos alinhados às Diretrizes Curriculares nacionais para cursos de Saúde/Enfermagem que orientam que a formação dos profissionais deve atender às necessidades de saúde da população e a política do Sistema Único de saúde”. Concluiu enfatizando que o Projeto Pedagógico da Escola segue essa recomendação reiterada no Planejamento Estratégico e reiterada na Missão da unidade.

Na tarde do primeiro dia, o enfermeiro mestre Clodoaldo Almeida explana sobre os órgãos de representação de classe, em especial o Conselho Regional de Enfermagem (COREN). A seguir, o professor Esron Rocha apresenta a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN). Ainda na primeira tarde de evento, serão apresentados a UFAM, a EEM e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), além dos temas ensino de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu e setores de apoios da Escola.

 

 

Continuação

Os ingressantes poderão conhecer a carreira profissional e a Universidade como um todo durante esta semana preparada especialmente para eles. No dia 7 de abril, serão apresentados os projetos de extensão da EEM e a comissão responsável pelo site da unidade.

Na manhã do terceiro dia, 8 de abril, os novatos conhecerão grupos de pesquisa, laboratório de habilidades, laboratório de informática e atividades encabeçadas pelo Centro Acadêmico do curso. À tarde, eles ouvirão a coordenadora de curso, professora Gilsirene Scantelbury, e a coordenadora acadêmica de Enfermagem, professora Noeli Toledo.

O último de atividades será na sexta-feira, 10 de abril, quando os ingressantes saberão quais as ações coordenadas pelo Departamento de Assistência Estudantil (Daest), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). Ainda pela manhã, a turma de fundamentos da Assistência ao Paciente/Medicina fechará a programação.

Anexos:
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Aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação aborda "Mestrado Profissional e seus Desafios"

Palestra foi realizada no auditório da Faculdade de DireitoPalestra foi realizada no auditório da Faculdade de Direito

A Universidade Federal do Amazonas conta, a partir deste ano, com dois Mestrados Profissionais. Além do curso de Engenharia de Produção, é o curso de Medicina que terá, em seu escopo no PPG, as características de um mestrado profissionalizante. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 6, durante a Aula Inaugural do primeiro semestre dos Programas de Pós-Graduação. Agora, além dos 30 cursos de Mestrados Acadêmicos, 12 cursos de Doutorado, são dois Mestrados Profissionalizantes. 
 
A Aula Inaugural aconteceu no auditório da Faculdade de Direito (FD) e reuniu alunos e coordenadores de PPGs e acadêmicos de graduação. À mesa de abertura estiveram presentes o reitor em exercício, professor Hedinaldo Narciso Lima, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Gilson Monteiro, o diretor do Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação, professor Afonso Duarte Leão de Souza, a diretora do Departamento de Programas Institucionais da Propesp, Cristiane Bonfim Fernandez e a palestrante da Aula Inaugural, professora da Universidade de São Paulo, Lydia Masako.   
 
O reitor em exercício, professor Hedinaldo Narciso Lima agradeceu a disponibilidade da palestrante de contribuir com a Ufam no sentido de esclarecer sobre o Mestrado Profissionalizante e falou da relevância do tema. "Esse é um momento em que estamos iniciando as nossas atividades junto aqueles que estão iniciando suas atividades, uns na graduação, outros, na pós-graduação, mas que já passaram pela graduação". E sob essa ótica, a da pós-graduação, somos jovens e temos muitos desafios, em especial em se tratando de uma resposta efetiva dos conceitos dos cursos, afinal são eles que fazem a produção científica e não a tendo, não conseguimos avançar tão rápido como gostaríamos. Então contamos com o empenho e dedicação de todos", afirmou. 
 
O pró-reitor disse que o tema da palestra é de extrema importância, porque aborda uma modalidade que já existe no Brasil há 25 anos e na Universidade, até então, só existia um. Para ele, a implementação de demais cursos de Mestrado Profissional como parte do processo de formação que as pessoas podem ter. "Temos muitos cursos de pós-graduação na Ufam, que o público deveria ser de um Mestrado Profissional e é de um Acadêmico", disse, afirmando que é preciso desmistificar a modalidade. 
 
O pró-reitor reiterou, ainda, que a professora da USP foi, inclusive, mencionada pelo gestor da Propesp, Gilson Monteiro, como sendo uma das grandes responsáveis pela concretização do segundo Mestrado Profissional da UFAM. "O escopo do projeto deste curso de strictu senso é de um profissional, pensado para atender às demandas do mercado e que servirá, também, para estreitar as relações com o próprio mercado. É a modalidade do futuro", disse. 
 
Por fim, a diretora do Departamento de Programas Institucionais da Propesp, Cristiane Bonfim Fernandez, deu as boas vindas aos presentes e disse que a jornada está apenas começando. "Torço para que vocês possam estar produzindo, dialogando e socializando as suas produções", disse.  
 
A origem do Mestrado Profissional - Segundo a palestrante foram os alunos de Ciência e Tecnologia que fizeram com que surgisse o Mestrado Profissional, fazendo cooperação de saberes, em 1996. 

A palestrante compôs a mesa junto com o reitor (e) A palestrante compôs a mesa junto com o reitor (e)

Três décadas após a promulgação do Parecer 977, a CAPES emite a Portaria nº 80, de 1998, onde dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais. Este documento, base da legislação atual, traz orientações concernentes aos requisitos e condições de enquadramento das propostas de mestrado profissional nas instituições brasileiras e mais recentemente, Mais recentemente, em dezembro de 2009, a CAPES apresentou a Portaria Normativa nº 17 onde, ratificando o valor e a importância do Mestrado Profissional, esclarece dúvidas sobre a sua validade e, em seu artigo. 5º, estabelece que os cursos de Mestrado Profissional poderão ser propostos por universidades, instituições de ensino e centros de pesquisa, públicos e privados, inclusive em forma de consórcio, atendendo necessária e obrigatoriamente aos requisitos de qualidade fixados pela CAPES e, em particular, demonstrando experiência na prática do ensino e da pesquisa aplicada. ”
 
Além do mais, informa que a oferta de cursos com vistas à formação no Mestrado Profissional terá como ênfase os princípios de aplicabilidade técnica, flexibilidade operacional e organicidade do conhecimento técnico-científico, visando o treinamento de pessoal pela exposição dos alunos aos processos da utilização aplicada dos conhecimentos e o exercício da inovação, visando a valorização da experiência profissional.
 
"O Mestrado Acadêmico forma recursos humanos para professores e pesquisadores e o Mestrado Profissional tem como objetivo principal forma, também recursos humanos, mas principalmente, resultados, visa aplicações práticas do dia a dia", explicou. 
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