Mesa-redonda do PPGAS discutiu os rumos da política de ações afirmativas nas instituições
Mesa-redonda inaugura as atividades do PPGASO Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam promoveu nesta sexta-feira, 10, a Mesa-Redonda “Políticas afirmativas no Amazonas: notas para um debate”. O evento inaugurou as atividades do Programa para este ano e contou com a participação do coordenador do PPGAS, Sidney Antônio Silva; da coordenadora da mesa-redonda, professora Maria Helena Ortolan; do diretor do Departamento de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Extensão, professor Gersem José dos Santos Luciano, do professor José Jorge Carvalho, da Universidade de Brasília; da professora Jane Beltrão, da Universidade Federal do Pará e do representante da Associação Brasileira de Antropologia e do mestrando do colegiado indígena do PPGAS/Ufam, Dimas Fonseca Pereira. O público presente também participou das discussões sobre o tema logo após o pronunciamento dos membros da mesa.
O evento promoveu a discussão das políticas afirmativas nas universidades brasileiras. A ideia do debate foi dar subsídios para que essa política seja ampliada e se torne cada vez mais inclusiva. Os convidados expuseram suas ideias e percepção acerca do tema e contaram experiências em seus contextos acadêmicos. Convocaram a comunidade para se engajar no movimento contra o racismo, criticando a visão eurocentrista de exclusão, que, segundo os antropólogos, é disseminada na sociedade.
“Todo ano fazemos um evento para inaugurar as atividades do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS). Nos Coordenador do PPGAS, Sidney Silvatrês últimos anos promovemos uma Aula Inaugural com palestrante convidado. Neste ano resolvemos fazer uma mesa-redonda. A ideia foi discutir as políticas afirmativas nas instituições e refletir a sua total implantação” ressaltou o coordenador do PPGAS, Sidney Silva.
O diretor do Departamento de Ações Políticas Afirmativas da Proext, Gersem José dos Santos Luciano, afirmou que é um desafio a implantação de ações afirmativas nas instituições. “Existem instituições que se posicionam contra ações afirmativas. É um desafio a implantação dessas ações amplamente", avaliou.
Professor José Jorge da UnB
O professor da Universidade de Brasília, José Jorge Carvalho, disse que a discussão sobre a adoção de cotas na pós-graduação das universidades públicas está centrada no meio acadêmico e requer esforço diplomático e de inteligência política para que o tema seja posto em pauta nos departamentos e programas de pesquisa. “Esse é um trabalho mais difícil de fazer porque é preciso analisar muito mais minuciosamente cada situação de cada lugar”, comentou José Jorge.
A antropóloga e professora da Universidade Federal do Pará, Jane Beltrão, expôs que a discussão étnico-racista nas instituições brasileiras é problemática pela existência do racismo institucional no país.
PROGESP realiza Seminário de Integração de Professores Substitutos
Nos últimos dias 09 e 10 de abril, cerca de 30 novos professores substitutos participaram do I Seminário de Integração de Professores Substitutos, ocorrido na Sala de Treinamentos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRODESP). A iniciativa, promovida pela Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) da Progesp, contou com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).
De acordo com a pedagoga da Progesp, Mônica Barbosa, foram abordados durante o seminário assuntos como planos individuais de trabalho (PIT) dos professores e planos de ensino. Segundo ela, um dos objetivos claros é informar aos novos docentes sobre deveres e direitos deles enquanto professores da Universidade. “O processo de integração é considerado estratégico na administração contemporânea, já que existe um objetivoLuciana Tezza, professora do Departamento de Ciências Fisiológicas de alinhar objetivos e metas dos professores com a missão, visão e os valores da nossa Instituição”, afirmou.
A docente Luciana Tezza foi aprovada em concurso para professor substituto para o Departamento de Ciências Fisiológicas, onde poderá dar aulas para o curso de Odontologia e outros da área. Segundo ela, o seminário é uma excelente oportunidade de haver uma nova interação entre os recém-chegados e a Universidade. “Aqui é um ambiente novo para a maioria de nós. Então, além de ser uma boa chance de nós conhecermos as novas tecnologias de ensino que nós usaremos, também podemos nos integrar, no intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem tanto para os alunos quanto para nós, novos docentes”, ressaltou Tezza.
Inscrições prorrogadas para proficiência em Língua Espanhola ocorrem até quinta-feira (16)
O Departamento de Língua e Literatura Espanhola informa que as inscrições para a prova de proficiência em Língua Espanhola foram prorrogadas até quinta-feira (16).
Nesta convocatória são oferecidos provas a todos os níveis (A1, A2, B1, B2, C1 E C2). Mais informações sobre os níveis podem ser obtidas na página do Instituto Cervantes, endereço <http://diplomas.cervantes.es/>, inclusive modelos de exame. Os candidatos necessitados de uma preparação podem assistir aulas virtuais de espanhol no endereço eletrônico: <http://www.cervantes.es/ave/cursos_dele>
Para se inscrever o candidato deve seguir os seguintes passos:
1- ir a <http://diplomas.cervantes.es/>;
2- entrar na opção "Quieres conseguir tu diploma?";
3- continuando na opção "Cómo y dónde me inscribo";
4- fazer download e imprimir a folha de inscrição e a declaração que aparecem como documentos pdf;
5- preencher e assinar tal documentos;
6- pagar os direitos de inscrição, segundo os preços de cada nível, depositando o dinheiro no Banco Itaú, conforme informações abaixo:
TITULAR: ASSOCIAÇÃO HISPANO BRASILEIRA INSTITUTO CERVANTES
CNPJ: 03.189.760.0004-20
BANCO: ITAÚ S.A. (341)
AGENCIA: 5606
CONTA: 12088-8
O valor da inscrição é estabelecido de acordo com o nível da prova, sendo: A1 R$ 200,00; A2 R$ 220,00; B1 R$ 245,00; B2 R$ 325,00; C1 R$ 385,00 e C2 R$ 425,00
A inscrição será concluída com a entrega do comprovante de pagamento; declaração assinada; folha de inscrição preenchida; documento original com foto e cópia do mesmo (RG, DNI, Passaporte). Os documentos devem ser entregues na Secretaria do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras- DLLE, no horário das 9h as 12h e das 14h as 17h, de segunda à sexta-feira, localizada no terceiro piso do bloco Mário Ypiranga, no Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL.