Icomp realiza II EPA 2015
O Instituto de Computação da UFAM realizou, na manhã desta quarta-feira, 29, a abertura do II Encontro de Projetos em Ambientes Interativos 2015 (EPA), com o tema “Ambientes Inteligentes”. A solenidade teve a participação do vice-reitor da Ufam, Hedinaldo Narciso Lima; do coordenador do EPA 2015, professor Horácio Antônio Braga Fernandes de Oliveira (Icomp); do professor João Marcos Bastos Cavalcanti, representando o diretor do Icomp; da representante da Samsung, Alessandra Duarte da Silva e do representante da Samsung Instituto de Desenvolvimento para Informática da Amazônia (SIDIA), Wallison da Costa Coutinho.
O Encontro é promovido pelo Instituto de Computação da Ufam (Icomp) a partir de uma iniciativa do Programa de Capacitação em Tecnologias Portáteis e Móveis (ProMobile) em conjunto com a Samsung. O objetivo é incentivar contatos e discussões sobre temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas e de soluções em tecnologias móveis. O evento ocorre até quinta-feira, dia 30, com diversas palestras e sessões técnicas voltadas para difusão de tecnologias e pesquisas para serem utilizadas em ambientes inteligentes.
Em seu discurso, o vice-reitor destacou a oportunidade dos estudantes desenvolverem tecnologias para melhorar o dia a dia das pessoas. “Existem muitas oportunidades de melhorar os ambientes da Ufam no cotidiano. A universidade precisa contribuir no desenvolvimento de tecnologias para gerar renda e empregos para os trabalhadores. É o papel da universidade gerar soluções para os problemas sociais e econômicos da sociedade que necessita de novas tecnologias para melhorar o seu cotidiano. A Samsung tem sido parceira em diversos projetos na Ufam e tem contribuído com destaque para a pesquisa”, afirmou o vice-reitor.
O coordenador do evento, professor Horácio Antônio Braga Fernandes de Oliveira, destacou a importância dos temas que serão discutidos no Encontro. “É um momento de visualizar projetos de ambientes interativos e o objetivo é instigar a discussão em temas relacionados à programação de dispositivos móveis. São vários temas que serão discutidos que tratam de ambientes inteligentes. Que os participantes discutam, aprendam, tenham novas ideias, busquem essas ideias e que possa evoluir mais esse tema. Além das palestras vai ocorrer um concurso de desenvolvimentos de aplicativos que possa detectar algum evento por meio de um smartphone”, ressaltou o coordenador Horácio Braga.
A representante da Samsung, Alessandra Duarte Silva, disse que a Samsung vem trabalhando nos últimos anos com projetos dessa natureza para qualificar profissionais da região. “Nos últimos anos a Samsung vem trabalhando com projetos dessa natureza para qualificar profissionais da região. O resultado é que nós temos o aumento de massa crítica e a oferta de gente capacitada no mercado. Ainda temos carência de profissionais na área de software, especificamente mobile. A Samsung veio com uma proposta ao Icomp para promover o desenvolvimento dessas tecnologias. Hoje o projeto atende aos alunos de graduação e pós-graduação do Icomp no desenvolvimento de tecnologias portáteis, especificamente em tecnologias Samsung”, disse Alessandra Duarte.
Departamento de Artes realiza defesas de TCC por Videoconferência em Barreirinha
O Curso de Licenciatura em Música do Departamento de Artes realizou entre os dias 11 e 14 do mês de abril as primeiras defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das turmas de Licenciatura em Música no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), por meio de videoconferência. No total, 18 horas de conexão com 18 trabalhos defendidos pelos alunos da Turma do município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus).
A videoconferência foi realizada via internet por meio do Adobe Connect™ Meeting, um aplicativo web de conferência on-line em tempo real que possibilita a conexão entre vários usuários. A conferência funciona como uma sala de reuniões que é composta por vários painéis de exibição (pods) e componentes, como também, vários leiautes predefinidos. Como alternativa, é possível personalizar um leiaute de acordo com suas necessidades.
Na sala de reuniões permite que os participantes compartilhem nas telas do computador ou arquivos, bate-papo, transmitam áudio e vídeo, e participem de atividades online interativas. O acesso se dá com apenas um clica na URL.
Uma mesma sala pode ser usada várias vezes. O host pode deixa a sala aberta ou fechada nos intervalos entre as reuniões. Se a sala ficar aberta entre um intervalos e outro, os participantes podem entrar a qualquer momento para consultar seu conteúdo.
Para participar de uma reunião ou conferencia, é necessário ter apenas um navegador, uma cópia do Flash® Player 10 ou superior e uma conexão com a Internet. Os seus recursos durante uma reunião dependem da função e das permissões atribuídas ao usuário.
A Banca Examinadora foi formada pelos professores Rosemara Staub, Jackson Colares e Evandro Ramos. Dois membros participaram da banca presencialmente em Barreirinha e o terceiro membro remoto em Manaus.
Fórum das Licenciaturas discutirá Pibid e Estágio Supervisionado
No dia 12 de maio, acontecerá a II Assembleia do Fórum das Licenciaturas da UFAM, que reunirá docentes e discentes dos cursos de formação de professores, representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, secretarias de Estado e Município de Educação e Conselhos Estadual e Municipal de Educação. O evento acontecerá no auditório Paulo Bürnheim, das 8h às 12h e das 14h às 17h, onde serão colocadas em pauta a inserção dos representantes discentes na estrutura administrativa do Fórum, os instrumentos de avaliação para as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o relato das experiências que estão sendo realizadas no âmbito dos estágios à luz da Resolução 067/2011/CEG/PROEG.
Segundo a presidente do Fórum, professora do Departamento de Literatura e Língua Portuguesa, Cássia Nascimento Bezerra do Nascimento, desde 2010 diversas ações vêm sendo desencadeadas, principalmente pelo Fórum, na busca de estabelecer a interlocução acadêmica acerca da formação inicial e contínua de professores na Universidade Federal do Amazonas.
“Uma das questões norteadoras é a articulação entre a formação e a prática docente, analisando seus desafios e seus impactos na sociedade, que tem como extensão discutir a reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas; a identidade docente, o estágio curricular supervisionado, a prática como componente curricular e avaliação da aprendizagem no ensino superior”, disse ela.
Ainda de acordo com ela, o Fórum busca, igualmente, congregar discentes e docentes das licenciaturas da UFAM, bem como suscitar definição acerca do atendimento às demandas de formação de professores colocadas para as Instituições de Ensino Superior (IES).