Fórum das Licenciaturas discutirá Pibid e Estágio Supervisionado
No dia 12 de maio, acontecerá a II Assembleia do Fórum das Licenciaturas da UFAM, que reunirá docentes e discentes dos cursos de formação de professores, representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, secretarias de Estado e Município de Educação e Conselhos Estadual e Municipal de Educação. O evento acontecerá no auditório Paulo Bürnheim, das 8h às 12h e das 14h às 17h, onde serão colocadas em pauta a inserção dos representantes discentes na estrutura administrativa do Fórum, os instrumentos de avaliação para as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o relato das experiências que estão sendo realizadas no âmbito dos estágios à luz da Resolução 067/2011/CEG/PROEG.
Segundo a presidente do Fórum, professora do Departamento de Literatura e Língua Portuguesa, Cássia Nascimento Bezerra do Nascimento, desde 2010 diversas ações vêm sendo desencadeadas, principalmente pelo Fórum, na busca de estabelecer a interlocução acadêmica acerca da formação inicial e contínua de professores na Universidade Federal do Amazonas.
“Uma das questões norteadoras é a articulação entre a formação e a prática docente, analisando seus desafios e seus impactos na sociedade, que tem como extensão discutir a reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas; a identidade docente, o estágio curricular supervisionado, a prática como componente curricular e avaliação da aprendizagem no ensino superior”, disse ela.
Ainda de acordo com ela, o Fórum busca, igualmente, congregar discentes e docentes das licenciaturas da UFAM, bem como suscitar definição acerca do atendimento às demandas de formação de professores colocadas para as Instituições de Ensino Superior (IES).