Biblioteca Central adquire novas plataformas de estudo para a UFAM
Com o intuito de facilitar a formatação de trabalhos acadêmicos e o acesso a normas técnicas na área de construção civil, além de prover novas opções de estudos para os alunos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Biblioteca Central da UFAM (BC) realizou a aquisição das plataformas ABNT Digital, Ateneu e Clinical Key, focadas nas áreas de Engenharias e Saúde.
Segundo a professora Célia Simonetti, diretora da BC, isso já vem de um longo processo de aquisição de vários recursos virtuais que possam facilitar a formação do aluno. “Nós podemos, por meio dessas plataformas, atingir toda a Universidade, tanto capital como interior. Outro ponto importante é que o aluno não vai precisar vir à Universidade. Ele vai poder acessar essas plataformas até da sua própria casa”, afirma.
Com a plataforma ABNT Digital, o aluno da UFAM poderá ter consultar e fazer uso das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como das que estão em vigor em todo o Mercosul, no quesito da normatização e formatação de trabalhos acadêmicos. Além disso, a plataforma também servirá para a área de Engenharia, por apresentar todas as normas técnicas da construção civil e outros ramos da área.
Já com a plataforma Ateneu, o aluno poderá acessar e-books em português em todas as áreas do conhecimento, com maior ênfase nas áreas de Engenharia e Saúde. “Nós já estamos finalizando a implantação dessas duas plataformas, adequando a nossa tecnologia para fazer bom uso delas”, salienta a diretora da BC.
Rede CAFe
Professora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca Central da UFAMAinda segundo Simonetti, a Biblioteca Central, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), está trabalhando para dinamizar a Rede CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), por onde os alunos poderão acessar o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
“Implantada essa rede com essas duas plataformas, o aluno poderá acessar a CAFe fora do nosso proxy sem problema algum, e nós estamos com a máxima urgência nessa dinamização, para facilitar o acesso do aluno à informação”, pondera a docente.
Clinical Key
Outra plataforma adquirida pela Universidade foi a Clinical Key, específica para todos os cursos da área de Saúde. Essa plataforma permite que o aluno e o professor montem apresentações com imagens fornecidas por ela mesma.
“A Clinical Key custa quase 117 mil dólares por ano, e nós conseguimos o financiamento dela por meio de uma emenda parlamentar. Além do financiamento pela emenda, nós estamos tentando fazer um consórcio com outras instituições de ensino no Amazonas para fazer uma aquisição compartilhada dela”, continua a diretora.
“Nós já tivemos uma reunião na última segunda-feira (30) com diversas entidades da área de saúde e a empresa responsável pela Clinical Key. Os representantes gostaram, e nós já estamos fazendo o possível para que os nossos alunos continuem usando ela, já que nós somos os únicos alunos em todo o país que fazem bom uso dela”, ressalta Simonetti.
Para a diretora, a BC tem dinamizado o acesso à informação com a qual se trabalha. “Não estamos presos ao espaço físico, embora ele seja demasiadamente importante, para que o aluno tenha ambiente para estudo e consultar uma obra impressa. Temos professores que preferem obras impressas as digitais, mas o mais importante é que isso vai colaborar para a dinâmica da formação do aluno”, finaliza a diretora.
PPGH divulga o resultado da avaliação dos projetos de pesquisa para o mestrado em História
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/UFAM) divulga (em anexo) o Resultado da Avaliação dos Projetos de Pesquisa, correspondente à segunda etapa do Processo de Seleção para o Mestrado em História 2016.
Os candidatos aprovados nesta etapa serão entrevistados nos dias 14 e 15 de dezembro, conforme calendário que será divulgado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História, no dia 11/12/2015, a partir das 10h00, fixado no mural e também pelo telefone (92) 3305-4590 com o Secretário do Programa.
Curso de Medicina apresenta suas atividades de ensino, pesquisa e extensão
Em comemoração aos seus 50 anos de atuação em prol da formação médica do Estado, a Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou uma programação especial que ocorre dos dias 02 a 04 de Dezembro.
Na tarde desta quinta-feira (03), aconteceu a “Mostra de atividades realizadas em ensino, pesquisa e extensão”, as apresentações ocorreram nas salas de aula da própria Faculdade. Dentre essas mostras se destacaram projetos como a Liga de Reumatologia do Amazonas (LARAM), que é coordenada pela professora Helena Lúcia Alves Pereira, e a Liga de Nefrologia (LANEF), que tem como coordenador Antônio Carlos Duarte Cardoso.
Ambas as Ligas tem como Presidente discente a aluna Daniela de Paula Almeida, e desenvolvem atividades de extensão no ambulatório Araújo Lima, onde os alunos atendem pacientes como o acompanhamento dos discentes. As ligas também fazem reuniões quinzenais para troca de conhecimento científico, além de palestras para a prevenção de doenças reumatologicas e nefrológicas e instrução a comunidade.
Já o Departamento de Saúde Coletiva, que tem como objetivo inserir o acadêmico de medicina no sistema único de saúde. Apresentou, em banner e vídeo, trabalhos feitos em cada disciplina e nos projetos de extensão ligados a área. De acordo com professora Rosana Moysés, esses trabalhos estão intimamente ligados com a atenção à saúde e “a concretização dessa vivência na saúde coletiva é feita no final do curso, pelo Internato quando os alunos vão para o interior, já experientes, e fazem o acompanhamento desses processos na prática”, declara.
Ocorreu também uma visita guiada peloLaboratório de Habilidades e Simulação Realística da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (LH&SR/UFAM), onde o professor Alexandre Lopes Miralha, coordenador do laboratório, apresentou os equipamentos de simulação em diferentes especialidades. “Antes de o aluno passar para a residência no hospital, fará a simulação supervisionada, onde praticarão com uma nova tecnologia, na qual o atendimento simulado é gravado. A nossa ideia para esse cenário aqui é reproduzir uma UTI, assim treinaremos as habilidades da equipe”, enfatiza.