Aluna da UFAM é premiada em Congresso no Paraná
Suzana Maria Silva e Silva e o professor Salomão Franco NevesA aluna Suzana Maria Silva e Silva, do curso de Ciências Econômicas recebeu o prêmio de melhor artigo da área de Economia, no VII Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas, que teve como tema: “Crescimento sustentável: Um desafio para as organizações”, promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Paranaense (Unipar), no campus de Francisco Beltrão, ocorrido no período de 23 a 24 de novembro de 2015.
O artigo “Processo insumo-produto: uma análise das relações intersetoriais no Polo Industrial de Manaus”, oriundo do projeto de Iniciação Científica financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no ano de 2013.
A pesquisa foi realizada a partir de dados de uma parceria entre Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O professor Salomão Franco Neves foi o orientador do trabalho, que teve como principal objetivo analisar as relações intersetoriais nos 10 principais setores do polo industrial de Manaus, e a origem dos seus insumos.
De acordo com o professor Salomão, orientador do artigo, essa pesquisa pode agregar muito ao trabalho feito no polo de Manaus, contribuindo com conhecimento de setores e processos vitais da indústria. “À medida que você compreende essas relações entre empresas que pertencem ao mesmo setor, ou a outros setores, isso pode facilitar muito na elaboração de políticas industriais que beneficiem o polo industrial de Manaus como um todo”, declara.
Para a aluna premiada, o investimento na pesquisa não se encerra nesse capítulo, “a meta é continuar pesquisando, publicando, escrevendo artigos, participando de congressos e o meu objetivo principal agora são as revistas internacionais” enfatiza.
Sobre a recepção no Paraná a aluna diz que os paranaenses ficaram impressionados com o resultado da pesquisa “eles achavam que os insumos de farmacêuticos vinham daqui, então quando nós mostramos que os insumos são apenas, montados aqui, se surpreenderam”.