Vice-reitor da Unisinos é recepcionado na Ufam e debate convênio entre as duas Instituições
Vice-reitor da Unisinos é recebido pelo pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro.O pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro, e o assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, Ingo Daniel Wahnfried, recepcionaram nesta sexta-feira, 15, no gabinete da reitoria, no Centro Administrativo, o vice-reitor da Unisinos, José Ivo Follmann. A recepção contou com a participação da professora do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant - INC -, do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA - e, coordenadora do Núcleo Afro-Indígena do INC, Renilda Aparecida Costa.
O pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro, e o assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Ingo Daniel Wahnfried recepcionaram, nesta manhã, 15, no gabinete da reitoria da Ufam, o vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos -, José Ivo Follmann, e a professora do INC, Renilda Aparecida da Costa. O encontro, além de um gesto de cordialidade ao vice-reitor em razão de sua participação em um evento na Ufam na quinta-feira, serviu para abertura de diálogo referente à possibilidade de convênios entre as duas instituições acadêmicas.
O assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Ingo Wahnfried, ressaltou o interesse da Ufam em promover convênios com instituições de ensino, mas afirmou que é necessário ter critérios para isso. “É importante firmar convênios em razão da troca de conhecimento. Para estabelecer acordos de cooperação com universidades públicas é mais fácil. Com universidades privadas existe uma determinação da Procuradoria Federal que coloca algumas regras para se firmar o acordo. É necessário ter uma justificativa para se estabelecer o acordo. É preciso seguir os argumentos estabelecidos pela lei”, ressaltou Ingo Wahnfried.
“Quero agradecer por ter aceitado o convite e quero dizer que esta administração não tem nenhum problema em conversar com qualquer instituição pública, privada ou confecional. Tentamos melhorar a qualidade das relações, principalmente, com relação à pós-graduação. Este encontro abre as portas para possíveis acordos com a Unisinos em diversas áreas”, disse o pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro.
O vice-reitor da Unisinos, José Ivo Follmann, agradeceu a recepção e afirmou o interesse de estabelecer acordos com o objetivo de trocar conhecimento. “Agradeço o convite para este encontro e dizer que estamos aqui para discutir possibilidades de firmarmos acordo para troca de conhecimento e cooperar com as demandas”, destacou o vice-reitor.
A professora do PPGSCA e do INC, Renilda Aparecida Costa, destacou a importância de duas instituições estarem reunidas para discutir a possibilidade de estabelecerem convênios. “Fiz doutorado na Unisinos e atuo no PPGSCA, no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant da Ufam e coordeno o Núcleo Afro-Indígena do INC. Já tenho uma relação com a Unisinos por conta do doutorado e estou fazendo pós-doutorado. Fico agradecida em estar aqui discutindo o interesse em estabelecer convênio entre as duas instituições. O convênio abre portas para ampliar o conhecimento”, disse a professora.
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - é uma instituição de ensino superior privada jesuíta localizada na cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Secretaria dos Conselhos divulga datas das próximas reuniões de abril do Consepe
A Secretaria dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Amazonas (SECONS/UFAM) informa o calendário de reuniões do Consepe no mês de abril. As mesmas irão ocorrer no Plenário Abraham Moysés Cohen, localizado na Faculdade de Direito (FD), setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, de 08h30 às 12h30 e de 14h30 às 18h30.
Reunião ordinária: 18 e 19 de abril.
Reunião extraordinária: 20 de abril;
As pautas seguem abaixo:
Pesquisa Científica é destaque no encerramento da Semana de Serviço Social
Egressas Mari Alcione Pereira, Jane Nagaoka e Thamirys Souza (da esq. para direita)
O último dia da Semana de Serviço Social da Ufam, com o tema “Políticas Públicas na Amazônia”, foi dedicado à pesquisa científica. Durante a tarde desta quinta-feira, 14, palestras com temáticas diversas foram realizadas no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.
O evento contou com as exposições da assistente social, Thamirys Souza e Silva, sobre “Organização Sociopolítica e Cultural das Mulheres Ribeirinhas”; das egressas do curso, Jane de Souza Nagaoka, que apresentou o tema “Programa Bolsa Família versus Pobreza”, e de Maria Alcione Pereira Teles, que falou sobre “Política de Assistência Estudantil na UFAM”.
Segundo Maria Alcione, essas discussões são essenciais para os discentes: “Essas políticas públicas fazem parte Discentes presentes para o último dia do eventodo nosso contexto, sendo nossa especificidade regional. São características totalmente diferentes do Sul ou do Sudeste do país, e que fazem parte da vida do estudante”, relata Maria Alcione.
Ainda de acordo com uma das coordenadoras da Semana Acadêmica de Serviço Social, Sabrina Pontes, do 4° período do curso, a atividade foi bem sucedida. “Realizamos uma pesquisa durante esses três dias e o retorno que recebemos é positivo”, afirma.
Segundo a coordenadora, um novo modelo da Semana de Serviço Social foi implementado durante esta edição. O evento, que já ocorreu em anos anteriores, era realizado apenas para os discentes da UFAM. Neste ano, com o novo modelo, foi aberto aos alunos de Serviço Social de todas as faculdades de Manaus.
Além das comunicações de pesquisa em Serviço Social, a programação do último dia do evento inclui ainda, às 18h, a conferência de encerramento “Políticas Públicas na Amazônia e a prática do Serviço Social”, realizada pela professora Iraildes Caldas Torres. Já a partir das 20h, a Semana contará com uma apresentação cultural, organizada pelos próprios discentes do curso.