Universidade na Escola: alunos da Escola Estadual Marcantônio Vilaça em contato com a Engenharia Elétrica
O Projeto Universidade na Escola propõe uma aproximação das instituições de ensino médio junto à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), coordenado pelo professor Helder Silva, do curso de Engenharia Elétrica, as atividades são compostas por palestras e visitas aos laboratórios organizadas e guiadas pelos próprios estudantes de graduação.
O professor Helder explica que o projeto começou a tomar forma a partir da troca de ideias com uma de suas alunas. "Comentando sobre a necessidade de pesquisadores dentre os alunos, uma das nossas alunas que é envolvida com pesquisa falou sobre a escola onde cursou o ensino médio, que foi o Marcantônio Vilaça", conta o professor enquanto acompanhava os monitores e alunos, que movimentaram os corredores da Faculdade de Tecnologia (FT) na manhã desta sexta-feira (13).
Alunos finalistas da Escola Estadual Marcantônio Vilaça visitam a Ufam
Durante a visita no Laboratório de Automação Industrial e Robótica, os estudantes fizeram perguntas a respeito do funcionamento do protótipo de um elevador desenvolvido pelos alunos da graduação. Mateus Lima, discente do sétimo período de Engenharia Elétrica Eletrônica, acompanhou e orientou os secundaristas e ressaltou a importância do projeto em sua formação. "Você sente uma grande responsabilidade porque num determinado momento você está no ensino médio, tendo que tomar decisões, no outro você já está na Universidade com o resultado das decisões que você tomou".
"Acredito que quebra os paradigmas da Engenharia, mostra que o curso apesar das dificuldades ainda é muito gratificante e através do projeto podemos trazer talentos para cá. Talentos que muitas vezes estão indecisos, gostam da Matemática e Física, mas não sabem se daria certo. Pessoas que podem melhorar e agregar para o curso", complementa o monitor e graduando.
Paula Caroline Costa é uma das alunas do terceiro ano da Escola Estadual Marcantônio Villaça que visitou a Ufam através do projeto Universidade na Escola e avaliou positivamente a programação.
"Foi interessante porque a gente conseguiu enxergar que as coisas que aprendemos no Ensino Médio realmente podemos usar por aqui. É um pensamento comum achar que nunca mais vamos usar as coisas que estão sendo ensinadas", relata a finalista, que ao ser questionada sobre o que mais chamou sua atenção na atividade, disse:
"Os drones com certeza. Essa parte da robótica me impressionou muito. Ver como são montados e que recursos eles usam para isso. Eu e meus amigos ficamos muito contentes de poder ter essa oportunidade porque não é sempre que ela surge", comenta a estudante.
Para o professor Helder, mais importante ainda que o contato dos secundaristas com a Universidade, é necessário estabelecer canais de comunicação que aproximem cada vez mais a sociedade da Academia. "A criação do Canal do Saber também faz parte da proposta do projeto, voltado a captar ideias inovadoras que estejam diretamente associadas à área da Engenharia Elétrica. Através do Canal, os alunos do Ensino Médio das escolas de Manaus e do Amazonas poderão depositar suas ideias", comenta o professor e coordenador do projeto.
Com o decorrer do projeto estima-se que a distância entre os alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior seja diminuída, ao mesmo tempo, é possível desenvolver nos alunos de graduação um espírito solidário trabalhando em sua formação a consciência social. O saldo positivo é devolvido para a sociedade: a possibilidade de um maior número de alunos oriundos de escolas públicas nas universidades e também em cursos como a Engenharia Elétrica.
Faculdade de Medicina divulga calendário para seleção de professor substituto
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/UFAM), divulga nesta sexta-feira (13), o calendário para a seleção de professor substituto, em caráter temporário, referente à área de Anatomia Patológica – Patologia Geral.
O Edital de abertura n° 016/2016, Processo Simplificado para Contratação de Professores Substitutos, foi destinado para o preenchimento de 79 vagas e contemplou não só a Faculdade de Medicina, como também outras unidades acadêmicas da UFAM, assim como quatro campi localizados fora da sede. O edital está disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).
Segue em anexo, o calendário de seleção.
Para mais informações, entrar em contato com a Faculdade de Medicina pelo telefone: (92) 3305-4951 ou (92) 3305-4952
Curso de Rugby é oferecido a professores de Educação Física da escola pública
professores de Educação Física jogam Rugby em cursoO projeto de extensão (Pibex) Escolinha de Rugby da Ufam promoveu nesta sexta-feira, 13, o curso “Clínica de Rugby escolar” direcionada a professores de Educação Física da rede pública de ensino. O curso de iniciação ao Rugby tem como objetivo sensibilizar professores das escolas públicas de Manaus a difundir o esporte entre crianças e jovens.
Com o objetivo de difundir a prática do Rugby entre crianças e jovens de Manaus o projeto de extensão “Escolinha de Rugby da Ufam, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, promoveu nesta sexta-feira, o curso “Clínica de Rugby escolar”, ministrado pelo professor de Educação Física da Confederação Brasileira de Rugby – CBRu -, Arnaldo Montenegro. Em torno de 41 professores de Educação Física, todos de escolas públicas, participaram do curso nesta manhã e receberam informações sobre o esporte no Brasil e no mundo, como também, orientações sobre regras, táticas, dados estatísticos e metodologia.
O coordenador do projeto “Escolinha de Rugby da Ufam, Afonso Celso Brandão Nina, destacou que o curso é pra incentivar professores e acadêmicos de Educação Física a implantarem o esporte nas escolas e em comunidades. “O curso faz parte das atividades previstas do projeto e busca divulgar as características do Rugby como uma ferramenta educacional, dentro do conceito de esporte educacional, e esclarecer as regras, os objetivos, os valores sociais como disciplina, sociabilidade. Nosso público alvo são professores e estudantes de Educação Física”, disse o coordenador.
“Colocar um esporte novo na escola estimula os alunos. Fazer este curso é importante porque a implantação de um novo esporte requer conhecimento das regras e suas características. As escolas municipais já iniciaram a implantação do esporte, por meio do projeto Transforme, e nós professores começamos a desenvolver o esporte. Estar aqui no curso melhora as informações sobre o Rugby e facilita a explicação para os alunos de sua pratica
“Os professores estão aqui para praticar o que os seus alunos vão vivenciar. Experimentar novidades, a bola, saber das regras e depois estar se divertindo. O principal do Rugby é se divertir e depois tocar para um próximo estágio participar do festival e a aulas mais sistêmicas”, ressaltou o Arnaldo Montenegro.
O curso terá continuidade nesta tarde, com outra turma de professores, das 14h às 18h, e no sábado, 14, das 14h às 18h.