Curso de Rugby é oferecido a professores de Educação Física da escola pública
professores de Educação Física jogam Rugby em cursoO projeto de extensão (Pibex) Escolinha de Rugby da Ufam promoveu nesta sexta-feira, 13, o curso “Clínica de Rugby escolar” direcionada a professores de Educação Física da rede pública de ensino. O curso de iniciação ao Rugby tem como objetivo sensibilizar professores das escolas públicas de Manaus a difundir o esporte entre crianças e jovens.
Com o objetivo de difundir a prática do Rugby entre crianças e jovens de Manaus o projeto de extensão “Escolinha de Rugby da Ufam, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, promoveu nesta sexta-feira, o curso “Clínica de Rugby escolar”, ministrado pelo professor de Educação Física da Confederação Brasileira de Rugby – CBRu -, Arnaldo Montenegro. Em torno de 41 professores de Educação Física, todos de escolas públicas, participaram do curso nesta manhã e receberam informações sobre o esporte no Brasil e no mundo, como também, orientações sobre regras, táticas, dados estatísticos e metodologia.
O coordenador do projeto “Escolinha de Rugby da Ufam, Afonso Celso Brandão Nina, destacou que o curso é pra incentivar professores e acadêmicos de Educação Física a implantarem o esporte nas escolas e em comunidades. “O curso faz parte das atividades previstas do projeto e busca divulgar as características do Rugby como uma ferramenta educacional, dentro do conceito de esporte educacional, e esclarecer as regras, os objetivos, os valores sociais como disciplina, sociabilidade. Nosso público alvo são professores e estudantes de Educação Física”, disse o coordenador.
“Colocar um esporte novo na escola estimula os alunos. Fazer este curso é importante porque a implantação de um novo esporte requer conhecimento das regras e suas características. As escolas municipais já iniciaram a implantação do esporte, por meio do projeto Transforme, e nós professores começamos a desenvolver o esporte. Estar aqui no curso melhora as informações sobre o Rugby e facilita a explicação para os alunos de sua pratica
“Os professores estão aqui para praticar o que os seus alunos vão vivenciar. Experimentar novidades, a bola, saber das regras e depois estar se divertindo. O principal do Rugby é se divertir e depois tocar para um próximo estágio participar do festival e a aulas mais sistêmicas”, ressaltou o Arnaldo Montenegro.
O curso terá continuidade nesta tarde, com outra turma de professores, das 14h às 18h, e no sábado, 14, das 14h às 18h.