Universidade na Escola: alunos da Escola Estadual Marcantônio Vilaça em contato com a Engenharia Elétrica
O Projeto Universidade na Escola propõe uma aproximação das instituições de ensino médio junto à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), coordenado pelo professor Helder Silva, do curso de Engenharia Elétrica, as atividades são compostas por palestras e visitas aos laboratórios organizadas e guiadas pelos próprios estudantes de graduação.
O professor Helder explica que o projeto começou a tomar forma a partir da troca de ideias com uma de suas alunas. "Comentando sobre a necessidade de pesquisadores dentre os alunos, uma das nossas alunas que é envolvida com pesquisa falou sobre a escola onde cursou o ensino médio, que foi o Marcantônio Vilaça", conta o professor enquanto acompanhava os monitores e alunos, que movimentaram os corredores da Faculdade de Tecnologia (FT) na manhã desta sexta-feira (13).
Alunos finalistas da Escola Estadual Marcantônio Vilaça visitam a Ufam
Durante a visita no Laboratório de Automação Industrial e Robótica, os estudantes fizeram perguntas a respeito do funcionamento do protótipo de um elevador desenvolvido pelos alunos da graduação. Mateus Lima, discente do sétimo período de Engenharia Elétrica Eletrônica, acompanhou e orientou os secundaristas e ressaltou a importância do projeto em sua formação. "Você sente uma grande responsabilidade porque num determinado momento você está no ensino médio, tendo que tomar decisões, no outro você já está na Universidade com o resultado das decisões que você tomou".
"Acredito que quebra os paradigmas da Engenharia, mostra que o curso apesar das dificuldades ainda é muito gratificante e através do projeto podemos trazer talentos para cá. Talentos que muitas vezes estão indecisos, gostam da Matemática e Física, mas não sabem se daria certo. Pessoas que podem melhorar e agregar para o curso", complementa o monitor e graduando.
Paula Caroline Costa é uma das alunas do terceiro ano da Escola Estadual Marcantônio Villaça que visitou a Ufam através do projeto Universidade na Escola e avaliou positivamente a programação.
"Foi interessante porque a gente conseguiu enxergar que as coisas que aprendemos no Ensino Médio realmente podemos usar por aqui. É um pensamento comum achar que nunca mais vamos usar as coisas que estão sendo ensinadas", relata a finalista, que ao ser questionada sobre o que mais chamou sua atenção na atividade, disse:
"Os drones com certeza. Essa parte da robótica me impressionou muito. Ver como são montados e que recursos eles usam para isso. Eu e meus amigos ficamos muito contentes de poder ter essa oportunidade porque não é sempre que ela surge", comenta a estudante.
Para o professor Helder, mais importante ainda que o contato dos secundaristas com a Universidade, é necessário estabelecer canais de comunicação que aproximem cada vez mais a sociedade da Academia. "A criação do Canal do Saber também faz parte da proposta do projeto, voltado a captar ideias inovadoras que estejam diretamente associadas à área da Engenharia Elétrica. Através do Canal, os alunos do Ensino Médio das escolas de Manaus e do Amazonas poderão depositar suas ideias", comenta o professor e coordenador do projeto.
Com o decorrer do projeto estima-se que a distância entre os alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior seja diminuída, ao mesmo tempo, é possível desenvolver nos alunos de graduação um espírito solidário trabalhando em sua formação a consciência social. O saldo positivo é devolvido para a sociedade: a possibilidade de um maior número de alunos oriundos de escolas públicas nas universidades e também em cursos como a Engenharia Elétrica.