“A pesquisa desenvolve a cognição de docentes”, de acordo com palestrante do Fórum das Licenciaturas
Práxis: Objetivo da formação docente, segundo o professor.
A discussão do Fórum das Licenciaturas referente ao primeiro bimestre deste ano ocorreu nesta segunda-feira (13), das 14 às 18 horas, com o tema: “O estágio com pesquisa na formação inicial de professores como desenvolvimento da educação científica”, no auditório Paulo Burnhein, setor sul do Campus. O objetivo do debate é chamar a atenção de docentes e discentes das diversas licenciaturas da Ufam para a importância da prática de pesquisa vinculada às fundamentações teóricas dos cursos, para que sua cognição seja desenvolvida.
O pesquisador e professor Evandro Ghedin, mestre em Educação pela Ufam e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) desenvolve o tema do encontro. Segundo ele, a distinção entre teoria e prática se dá em nível meramente formal, iniciada em contexto próprio do capitalismo da II Revolução Industrial, que tem se estendido até os dias atuais. “A relação entre ambas, porém, é de dependência direta, para que sua eficácia seja possível. A Universidade deve se opor ao discurso hegemônico que dita a competição como princípio norteador da formação, ao invés da cooperação”, observa o professor. A argumentação utilizada para sustentar sua tese é regida pelos seguintes pressupostos:
1 – É necessário que a pedagogia seja compreendida como um conjunto de saberes articuladores das ciências da Educação;
2 – A função do estágio é também articuladora interdisciplinar central da formação docente;
3 – Práxis (teoria atrelada à prática) deve ser o objetivo da formação docente;
4 – A formação ocorre em dimensões: ética, por ser esta uma qualidade tipicamente humana; política, visto que a sociedade organiza-se politicamente; estética e epistemológica;
5 – A pesquisa é princípio formativo.
O ponto de partida da migração dos pressupostos apresentados às finalidades da discussão é o processo circular da atividade cognitiva humana, que abstrai conhecimento (teoria) de um acontecimento concreto e, após realizar resignificação, coloca seus conhecimentos em prática e descobre outros.
Sobre a importância da cognição na formação do Educador
Conforme afirma o professor Ghedin, é função primordial da universidade auxiliar na produção de outras formas de percepção que visem a cooperação, o que só é possível com o conhecimento adquirido, para então desenvolver uma inteligência coletiva que recrie outras condições sociais. “Devemos priorizar a formação de processos cognitivos que produzam relações neurológicas duradouras, por ser esta a única maneira de modificar processos e formar uma sociedade melhor”, ressalta. Estudos que dão conta da cognição indicam que 95% das atitudes humanas são determinadas pelos inconscientes pessoal, coletivo e histórico, restando apenas 5% ao consciente, vulnerabilizando assim grande parte da sociedade, que caso não desenvolva a chamada ‘inteligência coletiva’ tende a tornar-se ainda mais atrasada. Por fim, pontua que em aulas expositivas apreendemos 10% do conteúdo em questão, e ao pesquisar e expor resultados da própria experiência, conseguimos extrair cerca de 80%. “A pesquisa obriga a mobilizar sete ou oito neurônios, essenciais à docência. Este projeto deve ser desenvolvido coletivamente pelos professores e estudantes da universidade”, conclui.
Sobre o fórum das Licenciaturas
Coordenado pela professora Irlane Maia de Oliveira, o Fórum das Licenciaturas, que ocorre bimestralmente com a finalidade de promover o diálogo entre discentes e docentes dos cursos de licenciatura da Ufam, foi fundado em 2010, tendo como ponto de partida o I Encontro Nacional das Licenciaturas. “Avançamos muito até aqui, discutindo temas pertinentes à área da Educação, graças à colaboração mútua de discentes e docentes”, afirmou a professora.
“Festival Ritmo & Movimento” estimula criatividade através da dança
O objetivo da atividade é mostrar o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o período
Apresentação de dança no estilo Body AttackDança em Cadeira de Rodas, Ginástica de Academia e Ginástica Rítmica. Esses foram os temas das coreografias criadas e apresentadas pelos alunos do Curso de Educação Física no “VIII Festival Ritmo & Movimento”. O evento foi realizado durante a tarde desta segunda-feira (13) no ginásio professor Geraldo Teixeira, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), setor sul do Campus.
A coordenadora do evento, professora Lionela da Silva Corrêa, falou sobre a proposta do Festival. Segundo ela, o objetivo é integrar as turmas das diferentes disciplinas do curso e mostrar à comunidade acadêmica o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante o período. “A proposta é que eles possam mostrar o produto final daquilo que foi trabalhado durante o semestre, e que, através da dança, também possamos estimular a criatividade e o desempenho dos futuros profissionais da área”, afirmou a professora.
Atividades Motoras para Deficientes foi um dos temas abordados pelos grupos. Supervisionado pela professora Minerva Amorim, a turma, denominada “Sinergia”, destacou coreografia baseada no manejo de cadeira de rodas e na orientação e mobilidade para deficientes visuais. O produto foi inspirado nas ações do Programa Atividades Motoras paraDança em Cadeira de Rodas Deficientes (Proamde) e Programa de Dança e Atividades Circenses e Ginástica (Prodagin), que realizam, respectivamente, atividades para deficientes e oficinas de danças.
O Festival também contou com apoio das professoras Paula de Abreu e Karla de Jesus, das disciplinas “Atividade Física em Academia” e “Metodologia do Ensino da Ginástica Rítmica”, que apresentaram adaptação de ginástica rítmica e coreografia estilo Body Attack. A Ginástica Rítmica enfatiza elementos da modalidade “Mãos Livres”, categoria esportiva que desenvolve a coordenação motora e a percepção corporal de movimentos físicos e estéticos. O Body Attack reúne movimentos de diversos esportes e intensifica a força e a resistência.
O evento foi organizado pelos alunos da disciplina “Planejamento de Eventos” do 4º período de Educação Física.
Nota de falecimento – servidor Hamilton Magalhães da Silva
O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ-Ufam) informa, com pesar, o falecimento do servidor Técnico de Laboratório do Curso de Comunicação Social/Jornalismo, Hamilton Magalhães da Silva, 37 anos, que exercia suas funções no ICSEZ desde 2014.
A comunidade acadêmica do Instituto se solidariza com a dor dos que com ele conviveram nas esferas profissional e pessoal, rendendo homenagens ao trabalho por ele realizado em sua carreira, e manifesta sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.