Alunas finalistas de Relações Públicas lançam Museu Virtual do curso
Da esquerda pra direita: Larissa Prado, Dieygla Azevedo, Mariana Pontes, professoras Judy Tavares e Aline LiraNesta quarta-feira (15), foi lançado o Museu Virtual do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas, o MuseuRP, com o objetivo de apresentar um repositório de informações acadêmicas dos discentes e docentes de RP da Ufam e comemorar os 40 anos do curso.
O MuseuRP surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso das alunas Dieygla Azevedo e Mariana Pontes. Segundo a orientadora do projeto, professora Judy Tavares, as alunas encerram o ciclo na universidade deixando uma importante contribuição acadêmica e social. “É incrível, porque as alunas conseguiram organizar em um espaço virtual informações importantes que não estavam sistematizadas”.
Larissa Prado, egressa do curso e membro da banca avaliadora do projeto, acredita que o resgate da memória institucional do curso, por meio do MuseuRP, contribui com a formação dos profissionais de Relações Públicas. “Como egressa do curso, fiquei muito entusiasmada em contribuir com o projeto, pois acredito que com o MuseuRP é possível resgatar, reviver e conhecer fatos importantes”, considera Larissa.
Para as finalistas Dieygla Azevedo e Mariana Pontes, o projeto foi além da importância acadêmica. “A criação do museu tem uma grande importância para nós, pois, é uma possibilidade de participar e de colaborar com todo o conhecimento adquirido na academia, para um momento histórico do curso, que são os 40 anos de sua existência, deixando a nossa contribuição para a Universidade e para o curso que por nós foi escolhido no início da nossa vida acadêmica”, afirma Dieygla.
O curso de Comunicação Social – Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas foi criado em 1977, por meio da Resolução nº 005/77 – Consuni, sendo um dos cursos de graduação mais antigos da Região Norte do país. Nesse ano de 2017 o curso completa 40 anos e, diante disso, notou-se a necessidade de criar um espaço de registro do curso que preserve a memória institucional.
O MuseuRP já está disponível e pode ser acessado no endereço museurp.com.br
Seminário de Educação discute pesquisa
Abertura do Seminário de Educação, nesta quarta-feiraO curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufam –Faced- promoveu nesta quarta-feira, 15, a abertura do Seminário de Pesquisa em Educação “Rompendo a dicotomia: uma reflexão sobre teoria e prática”. O evento ocorre até sexta-feira, 17, e discute a relação entre a pesquisa e a prática e sua importância na formação do profissional da educação. Foi uma abertura marcada por apresentações culturais e pela palestra da professora da Faced, Lucíola Inês Pessoa Cavalcante. A mesa de abertura foi composta pelos coordenadores do Seminário, professores Cláudio Vitório e Jonise Nunes, pela diretora da Faced, professora Selma Baçal e pela coordenadora do curso de Pedagogia, Silvia Nogueira.
O primeiro momento da abertura contou com a apresentação musical de estudante do curso de Artes, que cantou algumas canções de Tim Maia; em seguida um grupo de estudantes do curso de Pedagogia realizou uma performance com a projeção das várias mudanças ocorridas na legislação do Ensino Médio, por conta da recente aprovação no Senado da medida provisória 746; e, finalizando, a apresentação do grupo de dança “Maracatu-Pedra Encantada” (formado por estudantes de diversos cursos). O evento foi organizado por alunos da disciplina “Seminário de Pesquisa”, sob orientação e colaboração de professores do departamento de Pedagogia.
O objetivo é discutir, até sexta-feira, a importância da Pesquisa para a prática docente, possibilitando uma análise crítica acerca da realidade educacional a partir da socialização das pesquisas realizadas na área de Educação e que vão resultar em mudança de comportamento dos profissionais.
A coordenadora do Seminário, Jonise Nunes, explicou que o evento é resultado das disciplinas Projeto de Pesquisa 1, Projeto de Pesquisa 2 e Seminário de Pesquisa. “Depois dos estudantes passarem por essas disciplinas resolvemos fazer um evento para expor os trabalhos. Como a ideia da Universidade é contribuir para a construção do conhecimento, resolvemos organizar o evento e expor a pesquisa ao público. Além da prática, os estudantes aprenderam a organizar um evento (criação da logo, divulgação, busca de patrocínio, entre outras ações), o que vai acrescentar na formação do profissional do ensino”, destacou Jonise Nunes.
“A complexa relação ensino/pesquisa e a realidade em que atua o profissional da educação, cria um entrave no desenvolvimento de possibilidades de melhora do ensino. Pensar um pouco de que forma a pesquisa ocorre na formação e a sua importância na prática profissional é relevante. É claro que temos que considerar a escola básica (campo de nossas pesquisas) com seus problemas de instalações, condições precárias de trabalho e baixos salários dos professores. Como fazer pesquisa com essa realidade? As dificuldades são inúmeras, mas a pesquisa esclarece informações que muitas vezes não aparecem explicitamente e contribui na transformação da realidade, além de formar profissionais críticos”, ressaltou a professora, Lucíola Cavalcante.
A estudante do 7º período do curso de Pedagogia, Cristina Rackel Souza, afirmou que participar da organização do Seminário foi um aprendizado importante em sua formação. Na vida profissional utilizamos essa ferramenta em diversas situações. “Gostei de ter participado da organização do evento. Não é fácil promover um evento deste tamanho. Aprendi várias coisas e isso vai me dar experiência profissional. Quando estiver atuando em uma escola já sei como organizar um evento”, disse a estudante.
DAEST informa retificação no cronograma do Edital de Auxílio Moradia e Acadêmico
O Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DAEST/Progesp) informa à comunidade acadêmica a retificação do cronograma referente às etapas do Processo Seletivo regido pelo Edital 001/2017, que visa a seleção de discentes para os programas Auxílio Moradia e Auxílio Acadêmico.
As alterações no cronograma são por conta do volume de solicitações de inscrição, que ultrapassaram as expectativas. A orientação é que os discentes participantes dos Programas por meio dos editais 003/2015 (Auxílios Moradia e Acadêmico) e 001/2016 (Auxílio Moradia) continuem com a entrega dos Relatórios de Atividades Acadêmicas, uma vez que os benefícios se estenderão até o mês de março de 2017.