Ufam homenageia os primeiros servidores a se aposentarem em 2017

Servidores aposentados: anos de dedicação à UfamServidores aposentados: anos de dedicação à UfamA Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), homenageou os primeiros servidores aposentados de 2017. A cerimônia de reconhecimento pela dedicação à Instituição agraciou sete servidores. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 9,  no miniauditório da Reitoria.

A homenagem faz parte do programa “Aposentando” do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV). “A ideia é que possamos fazer deste momento tão significativo na vida do servidor uma homenagem aos anos de trabalho na Ufam”, afirma a pró-reitora Kathya Augusta Thomé Lopes. “É uma atividade com três momentos: o primeiro é a preparação para a aposentadoria, com cursos que oferecem opções de atividades e outras oportunidades para a vida pós-aposentadoria; o segundo é a efetivação da entrega da portaria, junto com uma carta de agradecimento assinada pela reitora e uma caneta personalizada; e, por último, no fim do ano, a entrega de troféus e medalhas aos que se aposentaram no ano corrente”, explica.

A professora Rosa Helena Dias contribuiu com a causa da educação indígena dentro da UniversidadeA professora Rosa Helena Dias contribuiu com a causa da educação indígena dentro da Universidade

Legado

A fala de homenagem aos aposentados ficou a cargo da diretora do Departamento de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPI/Proplan), professora Maria de Meneses Pereira. “Aposentar-se não sinaliza o fim da vida, mas sim o momento de vivê-la. Muitos de nós entramos aqui quando ainda estávamos construindo família e carreira. Agora é o momento de aproveitar o que construímos, com novas opções à frente. Vários aqui têm conhecimentos específicos em áreas extremamente importantes para a sociedade, de forma que nossa contribuição nunca terá fim. A história que deixamos sempre fará parte desta Universidade”, declarou a diretora.

Vera Lúcia Ferreira foi enfermeira no HUGV de 1982 a 2016Vera Lúcia Ferreira foi enfermeira no HUGV de 1982 a 2016

A professora da Faculdade de Educação (Faced), Rosa Helena Dias da Silva, é alguém que entende bem de legado. Da vivência na Ufam, ela destaca a contribuição no compromisso da Universidade com as populações amazônicas, com destaque para os povos indígenas. Rosa participou de reformulações no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da criação de uma linha específica para a educação escolar indígena e, mais recentemente, da criação da Licenciatura de Formação de Professores Indígenas. “Tive o prazer de coordenar grupos e trabalhar com pessoas que se sensibilizaram com a causa da educação indígena”, relata. “É do que mais me orgulho, além de toda a relação com os colegas, o aprendizado com cada turma de Pedagogia, o conhecimento compartilhado com os alunos e o que eu aprendi com eles. Saber que eu fiz parte de várias conquistas me causa orgulho bom, sem vaidade”, diz a professora.

A enfermeira aposentada do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Vera Lúcia Guimarães Ferreira, também levará boas lembranças dos anos dedicados à Instituição. “Entrei no HUGV em 1982. Foi a realização de um sonho. O aprendizado e os amigos que fiz lá dentro são coisas que nunca vou esquecer. O que mais me recompensa é saber que pude fazer a diferença na vida dos doentes que atendi. Amei e me dediquei em cada momento. A Ufam e o HUGV foram minha vida. Agora é viver o restante dela”, declarou emocionada.

Os servidores aposentados homenageados foram: José Merched Chaar, Louzamira Feitosa de Araújo, Moacir Tadeu Biondo, Nelson Abrahim Fraiji, Ricardo Torres Santana, Rosa Helena Dias da Silva e Vera Lúcia Guimarães Ferreira. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable