Egressa de Arquitetura e Urbanismo desenvolve sistema habitacional para desabrigados

 
Por Carlos William
Equipe Ascom

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam, Marília Gomes de Sá Ribeiro, desenvolveu um modelo de abrigo emergencial para vítimas de desastres naturais. O projeto foi o primeiro do Amazonas a receber menção honrosa no concurso nacional Ópera Prima, destinado à seleção de trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

A arquiteta recém-formada competiu na categoria ‘Região 5’, composta pelos estados Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Orientado pelo professor Roger Pamponet, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste na criação de um sistema habitacional efêmero para o atendimento temporário aos desabrigados em decorrência de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. Idealiza-se um equipamento modular desmontável, cuja tipologia avarandada é aplicável tanto às unidades residenciais quanto aos usos complementares, como os comunitários e de lazer. São construções que elevam a residência em relação ao solo e se adaptam a diversas topografias, constituídas por peças estruturais de madeira laminada colada, intertravadas por elementos metálicos. 

 

Alternativa de suporte social

A implantação possui capacidade para 30 famílias compostas por até quatro habitantes por domicílio, sendo quatro o número ideal de pessoas necessárias para realizar a montagem e desmontagem de um módulo habitacional (em cerca de 8h), que possui 20.70m² em área útil. Já os módulos comunitários, utilizados para atividades de apoio social, totalizam uma área útil de 83.20m².

De acordo com as colocações de Marília Ribeiro, a relevância social da iniciativa é evidenciada pelo fato de acontecerem diversos desmoronamentos todos os anos e o problema, identificado em escala mundial, não é solucionado de forma satisfatória pelo Estado. Nestes casos, a Defesa Civil tem por obrigação o fornecimento de abrigos temporários às vítimas, porém os locais selecionados costumam ser escolas próximas ao local do desastre e as atividades acabam por ser interrompidas.

“Muitas pessoas ficam hospedadas em casas de parentes, igrejas, escolas, ou mesmo em áreas impróprias para construir edificações, o que resulta em falta de segurança, ausência de individualidade e, em alguns casos, em proliferação de doenças”, constatou Marília.

Palestras, passeios e confraternização na acolhida aos calouros nas unidades

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

Unidades acadêmicas em Manaus prepararam momentos de acolhidas especiais para receber seu novos alunos. Confira algumas das recepções feitas para os calouros:

Escola de Enfermagem

Com aula magna intitulada ‘O trabalho de enfermagem em múltiplos cenários’, proferida pela professora Elizabeth Teixeira, diretora do Centro de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem, a Escola de Enfermagem iniciou seu ano letivo de 2018.

A acolhida aos calouros aconteceu de 05 a 09 de março, quando os ingressantes participaram da pesquisa “Calouros de enfermagem: quem são e porque querem ser enfermeiros”, tendo como pesquisadores os professores Nair Chase, Gilsirene Scantelbury e José Ricardo Fonseca. Durante o evento, os novos alunos conheceram mais sobre o curso, a Escola de Enfermagem e a Ufam e a enfermagem como profissão.

A recepção contou com a participação dos órgãos de representação de classe dos enfermeiros (Conselho de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem e Sindicato dos Enfermeiros do Amazonas) e do Centro Acadêmico de Enfermagem (Cacen), como órgão de representação estudantil. Também estiveram presentes o Departamento de Apoio ao Estudante (Daest), que apresentou as ações de auxílio aos estudantes, a Assessoria de Relações Internacionais e Insterinstitucionais (Arii), que mostrou um pouco das oportunidades e os procedimentos para a realização de intercâmbio com outras universidades nacionais e internacionais, e a Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), cenário de prática dos acadêmicos de enfermagem da EEM.

As ações de ensino da graduação e pós-graduação, de  pesquisa e de extensão desenvolvidas pela EEM também foram apresentadas por meio de seus coordenadores, dos líderes dos grupos de  pesquisa e dos coordenadores dos projetos de extensão.  

Segundo a coordenadora do curso de enfermagem em exercício, professora Ilse Sodré da Motta, a acolhida aos calouros é sempre um marco na história da EEM: “A recepção dos novos alunos tem como objetivo apresentar a profissão, inseri-los na vida acadêmica, estabelecer vínculos e mostrar a EEM e a Ufam como sua instituição formadora. Para os enfermeiros docentes, a acolhida tem também o compromisso de divulgar a profissão, valorizar suas conquistas e destacar seu caráter de essencialidade”, afirmou a professora.

Para o recém-chegado ao curso, Christian Fróes Assunção, as apresentações reiteraram sua escolha pela Enfermagem: “As informações sobre a atuação do enfermeiro, apresentadas na acolhida aos calouros, vão ao encontro da opção que fiz pelo curso, e tenho certeza de que realmente quero ser enfermeiro”. Já a caloura Katarina dos Santos Araújo ficou surpresa em saber a ampla área de atuação dos enfermeiros: “A acolhida aos calouros trouxe informações sobre a enfermagem até então eu desconhecia, estou surpresa com o vasto campo de atuação do enfermeiro e suas competências”.  

 

Graduação em Relações Públicas

Foto: Facebook Curso RP-UfamFoto: Facebook Curso RP-UfamO curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) realizou uma semana de recepção e integração dos 34 alunos ingressantes na graduação. A programação teve início na segunda-feira, 5 de março, com uma apresentação e um tour pelo Setor Norte da Universidade, com o apoio do Programa VIP, coordenado pela professora Célia Carvalho.

Na terça, dia 6, as atividades ocorreram no auditório Rio Solimões (IFCHS), e contou com uma programação de apresentação do curso, estrutura curricular, corpo docente e produtos que foram desenvolvidos e apresentados no evento de comemoração dos 40 anos do curso, no final do ano passado, como a Revista Institucional “Em Cartaz”, a Revista Científica “Conexões” e o documentário institucional produzido pelos alunos. A professora Judy Tavares, coordenadora do curso, iniciou dando as boas- vindas aos novos alunos e, em seguida, explicou o perfil e a dinâmica de funcionamento do curso na FIC. A atividade contou com a presença dos corpos docente e discente do curso de RP.

Foto: Facebook Curso RP-UfamFoto: Facebook Curso RP-UfamO evento foi construído em um trabalho conjunto da coordenação do curso, professores e alunos dos diversos períodos do curso. O acadêmico Mateus Pacheco, do 7º período, explicou o processo de construção desse evento. “Todo o trabalho desenvolvido, para que essa semana ocorresse, veio de dados obtidos da pesquisa oriunda de um trabalho de conclusão de curso da aluna finalista do curso, a Bianca Alves. Assim, a coordenadora convidou alguns alunos, de forma voluntária, para participarem do processo de criação do conceito do evento, da construção da programação e organização das atividades. Temos pessoas de todos os períodos envolvidos neste projeto, para que os calouros possam se sentir bem recepcionados e cheguem à universidade tendo um conhecimento inicial  e essencial sobre as funcionalidades da Ufam, do próprio curso e, também, do mercado de trabalho”.

Durante toda a semana, o curso promoveu outras atividades de integração como mesas- redondas, oficinas, apresentações e palestras que abordaram temáticas voltadas a experiências no mercado de trabalho, com a presença de egressos do curso, as atividades e a oportunidades em mobilidade acadêmica e o processo de inserção e vivência do indivíduo no ambiente universitário. Houve, ainda, a realização de um piquenique entre os novos alunos, os veteranos e professores, para congratular esse momento importante na vida do curso.

 

Faculdade de Ciências Agrárias

Os calouros da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) foram recebidos, no dia 05 de março, no hall da faculdade, pelos Centros Acadêmicos, que os levaram a conhecer os prédios e toda a estrutura do setor sul. À tarde, os alunos participaram do lançamento da gincana solidária e depois visitaram os laboratórios da unidade. A programação da semana também contou com visitas aos laboratórios da unidade e participação da palestra ‘Programas acadêmicos da Ufam, oportunidades para estudantes da FCA’, com o professor Francisco Adilson dos Santos Hara.

Os novos alunos também foram recepcionados pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e assistiram a apresentação do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) Júnior do Amazonas, seguida de sorteio de brindes e lanche de confraternização.

Os ingressantes da FCA também conheceram a Fazenda Experimental e participaram da Gincana Solidária, promovida pelos Centros Acadêmicos.

 

Graduação em Educação Física

Os ingressantes de Educação Física foram recebidos com boas-vindas iniciais por conta da coordenação do curso e com atividades preparadas pelo Centro Acadêmico (Cacef), com o lançamento do trote solidário e exercícios nas quadras de esportes. Eles também participaram de um passeio pelo campus, quando puderam conhecer os laboratórios e os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso.

Os calouros assistiram ainda palestra com o professor João Luiz da Costa Barros e o professor Afonso Celso Brandão Nina e também receberam orientações do Departamento de Assistência Estudantil (Daest).

 

Prefeitura do Campus informa Decreto sobre uso de veículos oficiais

A Prefeitura do Campus, por meio da Coordenação de Transportes, informa sobre o atendimento ao Decreto n. 9.287, de 15 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre a utilização de veículos oficiais pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional.  As novas regras do decreto entram em vigor a partir do dia 15 de março.

Conforme o documento, fica vedado o uso de veículos oficiais para transporte individual da residência ao local de trabalho e vice-versa e para o transporte a locais de embarque e desembarque, na origem e no destino, em viagens a serviço.

Veda também uso de veículos oficiais nos sábados, domingos e feriados; para o provimento de serviços de transporte coletivo de pessoal a partir da residência ao local de trabalho e vice-versa; no transporte de familiares de servidor público ou de pessoas estranhas ao serviço público, dentre outras cláusulas.

Diante disso, a PCU informa que todos os veículos oficiais da frota da Ufam deverão ser previamente agendados junto à Coordenação de Transporte para os serviços de interesse público.

Confira o documento na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9287.htm

 

 

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