PPGs da Ufam promovem palestra com o tema ‘Celebração do Corpo’ nesta quarta-feira, 20

A proposta é dialogar com um público amplo e irrestrito sobre o encontro entre a estética e a ciência ao refletir sobre o Corpo

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Fruto de parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), ambos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a palestra ‘Celebração do Corpo – na dança, na arte, no amor e na poesia’ será proferida pelo professor Jesus Loureiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quarta-feira, 20, às 14h,no auditório do Instituto Cultural Brasil/Estados Unidos (ICBEU).

Conforme explica o coordenador do PPG em Sociologia, professor Marcelo Seráfico, o tema reflete a trajetória de estudos do professor Jesus Loureiro. “Ele associa a discussão estética às questões da Sociologia, especialmente vinculadas à cultura amazônica. Para ele, o modo de lidar com a poesia não tem uma dimensão estritamente estética, mas também científica, sendo uma forma de descortinar e compreender a realidade. Sem dúvida, uma das grandes contribuições dele se traduz na reflexão sobre o corpo”, antecipa o professor Seráfico.

“O diálogo que buscamos fortalecer é acerca da nossa estética, sobretudo daquilo que nós temos, e ele é de interesse amplo e irrestrito”, argumenta o professor Seráfico, ao reforçar o convite dirigido aos discentes de graduação e de pós-graduação da Ufam, mas também aos estudantes de outras instituições, sejam elas de ensino superior ou de ensino médio.

“Queremos uma plateia interessada em dialogar e avançar na formulação de teses e de investigações que nos ajudem a compreender a Amazônia e, em boa medida, nos encantarmos um pouco mais, porque isso é algo que se aprende na obra do professor Jesus”, completa.

Intra e interinstitucional

Quanto à parceria entre programas, o organizador da palestra reitera que ela ocorre de várias formas: “Em certos momentos vem de modo bastante formalizado, mas noutros, de maneira informal, por conta da vinda de pesquisadores para defesas de trabalhos dos nossos discentes, realização de atividades de interesse comum”.

A vinda do professor Jesus para acompanhar a esposa, também docente da UFPA e que irá compor uma banca de defesa de tese no PPGSCA, permite que o público amazonense tome conhecimento de suas reflexões acadêmicas sobre a temática do corpo, envolvendo a dança e a poesia, mas, sobretudo, aproximando a arte e a estética do saber científico.

“O convite foi feito e ele generosamente aceitou”, festeja o anfitrião do PPGS, professor Seráfico, que, ao lado da coordenadora do PPGSCA, professora Iraildes Caldas, fortalece a interlocução entre os PPGs da Ufam e entre esta Universidade e outras instituições.

A palestra tem o apoio do Instituto Cultural Brasil/Estados Unidos (ICBEU), onde será realizado o evento, e a Secretaria municipal de Cultura (ManausCult), que contribui na organização.

Refugiados no Amazonas: mesa-redonda discute tema nesta quinta-feira, 21, na Ufam

"A Fronteira Norte é a porta de entrada de diferentes grupos de imigrantes em razão da proximidade geográfica e de redes de acolhida constituídas desde a chegada dos haitianos", analisa o professor Sidney Silva, coordenador do evento

Refugiados em fila de acolhimento (Fonte: ACNUR)Refugiados em fila de acolhimento (Fonte: ACNUR)Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A problemática dos refugiados no Amazonas será debatida a partir dos desafios de se propor políticas públicas efetivas nesse setor. Organizada pelo Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia (Gema), a mesa-redonda ocorre nesta quinta-feira, 21, das 8h30 às 12h, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam). A participação é gratuita.

De acordo com o líder do Grupo de Estudos interdisciplinar desde 2007, professor Sidney Silva, o enfoque do evento são as questões impostas pela presença de refugiados na elaboração de políticas públicas. Para discutir a temática, estarão presentes representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR Brasil), da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, da Pastoral dos Migrantes, além dos próprios imigrantes.

“Esta é quarta edição desse tipo de evento. No ano passado, abordamos o tema da imigração venezuelana, particularmente a presença dos indígenas Warao em Manaus”, recorda o professor Sidney Silva, ao destacar que a discussão com enfoque migratório é atividade constante, embora esta seja a primeira vez em que se aborda especificamente 'os refugiados'. O pesquisador justifica: “Optamos por trazer essa temática em razão da atenção que ela tem recebido no contexto brasileiro e mundial”.

A presença de novos grupos de imigrantes, entre eles haitianos e cubanos, e, mais recentemente, venezuelanos, impõe mudanças nos locais de recepção. Uma delas é a dificuldade de acolhimento de grandes contingentes de imigrantes, a oferta de alimentação, de cuidados básicos de saúde, de apoio jurídico necessário à regularização de documentos e de meios de inclusão no mercado de trabalho. “O grande desafio é a inclusão de imigrantes nas políticas públicas locais e a construção de outras que atentem para as especificidades desses imigrantes”, avalia o coordenador da mesa-redonda.

“No encontro, não trataremos apenas um caso específico, como o dos venezuelanos, mas abordaremos questões inerentes ao estatuto do refúgio, apontando as implicações dessa modalidade de ingresso, utilizada pela maioria dos que ingressaram no País nos últimos anos”, argumenta o estudioso do fenômeno migratório.

A chamada Fronteira Norte, conforme acrescenta o professor Sidney Silva, tem sido a porta de entrada de diferentes grupos de imigrantes, particularmente de venezuelanos, em razão da proximidade geográfica e das redes de acolhida já constituídas desde a chegada dos haitianos.

Mais direitos

Segundo esclarece o professor Sidney Silva, a Nova Lei de Migração (Lei nº 13.445/2017), fundada nos Direitos Humanos, a tendência é de que a migração não seja mais tratada do ponto de vista da "Segurança Nacional", mas sim como parte da dinâmica das sociedades democráticas, para as quais a migração é vista como um fator de diferentes trocas econômicas, culturais e humanas. “A nova lei ampliou as modalidades de vistos de entrada e de permanência no Brasil, entre eles, o visto por questões humanitárias, já utilizado no caso das imigrações de haitianos e sírios”, informa o pesquisador.

Sobre o ‘Gema’

O ‘Gema’ é um dos grupos de estudos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e ao Departamento de Antropologia, além de fazer parte da rede pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural, um dos Institutos de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (INCT/CNPq).

 

SERVIÇO

Mesa-rendoda: Refugiados no Amazonas - desafios às políticas públicas
Dia: 21/06
Hora: das 8h30 às 12h
Local: Auditório Rio Solimões, IFCHS/Ufam
Endereço: setor Norte do Campus Universitário, Corado, nº 6.200.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz.refugiados.pdf)Cartaz Divulgação[ ]348 kB

GEA promove 'Encontros com a história das Áfricas' nos dias 26 e 27 de junho

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

O objetivo principal do evento é refletir sobre temas relacionados às sociedades africanas do ponto de vista da historiografia produzida em seu território. As atividades ocorrem no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), nos dias 26 e 27 de junho.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Pesquisas em Estudos Africanos (GEA), professora Keith Barbosa, o evento tem como base a Lei nº 10.639/2003, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

"Por conta disso, tornou-se obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira, reflexões em torno da história dessas sociedades se inserem de forma relevante nas discussões contemporâneas, que têm rompido o desafio de narrar uma história homogênea para caracterizá-las por um importante dinamismo cultural e uma complexa organização social", completa Barbosa.

Considerando a formação das identidades africanas e os processos de independências naquele continente, a coordenadora explica que o evento abordará temáticas correlatas ao ensino 'descolonizado'. "Tal exercício teórico desdobra-se em leituras afro-centradas dos processos políticos sociais e culturais, basilares para o entendimento da formação das nações africanas", diz a professora.

Em seguida, vislumbra-se que o diálogo e a troca de saberes, tanto no âmbito da universidade quanto aos participantes de outras instituições, impulsionará o interesse em relação à historicidade das sociedades africanas. "Assim, desvinculamo-nos de estereótipos raciais e contribuindo para uma melhor compreensão do legado e da contribuição das culturas africanas na formação da sociedade brasileira", informa a coordenadora do evento.

As inscrições serão feitas na página: http://eventos.ufam.edu.br/

 

PROGRAMAÇÃO:

ConferênciaEducação missionária em África: experiências em diálogo – um olhar sobre a trajetória da Escola Industrial de Carapira (1964-1992)

Na conferência, se analisará a trajetória da educação colonial fundada sob o estatuto do indigenato, em que se preconizava a educação artesanal para as populações do norte de Moçambique, denominadas nativas e as transformações decorrentes dos movimentos de libertação nacional e da necessária transformação do sistema escolar, fazendo com que as escolas se tornassem industriais e frequentadas pelos cidadãos da nação Moçambicana, a partir de 1975. Faremos esta discussão, a partir da exemplaridade da Escola Industrial de Carapira que fora uma referência da educação colonial e tornou-se uma instituição de destaque no processo pós fim do colonialismo.

Conferencista: professora doutora Patrícia Teixeira Santos (Unifesp)

Dia: 26 de junho 

Horário: 18h às 20h

Local: auditório Rio Negro - IFCHS


 

Exposição de fotos32 anos de descobertas e aprendizado: a experiência de viajar por espaços da Ásia.

Através de fotos, o expositor apresentará as suas viagens à Índia, na Indonésia e em alguns outros países da Ásia, o fotógrafo deseja compartilhar as formas que encontrou de partilhar o que vivenciou nos lugares que passou. O fotógrafo Gyan nasceu em 1959 na cidade de Bielefeld, na Alemanha.

Expositor: Gyan (Achom Thomas Schindler, Alemanha)

Dia: 26 de junho 

Horário: 20h às 21h

Local: auditório Rio Negro - IFCHS

 

MinicursoReligião e sociedade na África contemporânea: um olhar sobre a trajetória do cristianismo africano no século XX

No processo das pesquisas sobre as missões destaca-se a importância de uma abordagem sobre as relações entre os países africanos e a Santa Sé. Diante disso, o exame do processo de construção do chamado Sistema Internacional de Estados, entre os séculos XVI e XX, torna-se frágil, quando não for considerado o papel da Igreja. Por sua especificidade, enquanto instituição supranacional, ela assumiu posição central, tanto do ponto de vista diplomático quanto pelo aspecto dos chamados projetos político-religiosos, que propunham a formação de “almas” ditas civilizadas nos diversos cantos do mundo no período mencionado. No século XXI, vivem-se tempos obscuros, em que as linhas de atuação deste sistema de Estados já não conseguem responder aos desafios gerados por um mundo diverso e profundamente interligado pela globalização. Os atores da guerra já não são mais necessariamente os Estados, antigas estratégias de combate são reeditadas, replicando o desrespeito aos direitos humanos, as organizações internacionais, aparentemente intocáveis, pois que conduzidas por países ditos desenvolvidos, foram invadidas pelos problemas que vem do além mar. Perceber o posicionamento político desta Igreja, desde o início do pontificado de Francisco I (2013), para a África pode gerar um banco de dados e diferentes análises que auxiliem na reflexão de como esta instituição posiciona-se nesta crise internacional do Sistema de Estados e, inclusive, como silencia ante algumas questões.

Ministrante: professora doutora Patrícia Teixeira Santos (Unifesp)

Dia: 27 de junho 

Horário: 8h às 12h

Local: sala de aula do Departamento de História

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu Amazônico apresenta exposição 'A cidade e o mundo'

 

A partir do dia 21 de junho, o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas apresenta ao público a exposição 'A cidade e o mundo: esporte, cultura e memória', que focaliza o esporte sob o prisma cultural e histórico, situando as práticas esportivas num diálogo entre o local e o global. A mostra poderá ser visitada até 27 de julho, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A exposição reúne um conjunto de materiais que remetem à história e à memória das práticas esportivas no Amazonas, no Brasil e no mundo, entrelaçando sujeitos, instituições e eventos que marcaram diferentes momentos nas trajetórias do esporte, especialmente a partir de eventos como Olimpíadas, Copas do Mundo e campeonatos locais. O acervo é oriundo de coleções particulares, como as dos doutores Roberto Gesta de Melo e Alfredo Loureiro, bem como de clubes locais, como o Atlético Rio Negro Clube e Luso Sporting Club, além de acervo iconográfico do Museu Amazônico.

A abertura oficial ocorre no dia 21 de junho, às 19h, com entrada franca. O Museu está localizado na avenida Ramos Ferreira, 1030, Centro.

Ufam recebe I Encontro de Professores de Língua Inglesa da Semed

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras (Flet), será palco para o I Encontro de Professores de Língua Inglesa da Semed, que terá como tema 'Os Desafios Contemporâneos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa'. O evento será realizado no dia 20 de junho, das 13h30 às 17h30, no auditório da Faculdade de Direito (FD) e na Faculdade de Letras.

O Encontro de Professores de Língua Inglesa surgiu a partir de uma ação da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) e da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, visando oportunizar um momento informativo e de debates para os professores da Rede Municipal assim como para os graduandos de Letras - Língua Inglesa da Faculdade de Letras.

O evento oferecerá um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexão da prática por meio de debates sobre as novas políticas públicas para o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oficinas práticas que abranjam o fazer do professor. Esta atividade se apresenta ainda como um momento de promoção de aproximação dos discentes da Ufam com a realidade da Rede Municipal de Educação, tornando-os partícipes das discussões importantes para a constante melhoria da aprendizagem dos estudantes das escolas púbicas.

 

Programação

Local: Auditório da Faculdade de Direito (Campus, setor Norte)

13h – 13h30: Credenciamento - Auditório da Faculdade de Direito – UFAM;

13h30: Abertura – Cerimonial da Semed;

13h35: Apresentação Cultural – Escola do Projeto English For Kids;

13h45 – 14h45: BNCC e Currículo de Língua Inglesa – Tema da mesa: “BNCC e Formação de Professores de Inglês: do documento para a sala de aula” - Participantes: Prof. Dr. Sérgio Augusto Freire (UFAM/FLET); Profa. Dra. Marta Monteiro (UFAM/FLET); Prof. Thiago Eugênio Gomes (SEMED/DDPM)

14h45 – 15h: Plenária

15h – 15h15: Intervalo

15h15 – 17h15: Oficinas: Sala 02, FLET (Faculdade de Letras) – Andreza Melo do Lago Dantas (Projeto English for Kids): “Jogos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa”; Sala 03, FLET – Daniela de Brito Branquinho (UFAM): "Estudo de casos em Educação Especial na sala de aula de Língua Inglesa"; Sala 04, FLET – Cristiane de Longhi Espassatempo (Editora SM): "Novos conceitos didáticos de Inglês: atividades práticas" Sala 05, FLET – Dayana Karen Pinheiro (ITTI): "TEFL: Ensino de Inglês nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental"; Laboratório de Línguas do Programa Idiomas Sem Fronteiras, Centro de Convivência/Setor Norte – Carlos Alexandre Mendonça (ICBEU): "Personalização da aprendizagem: desate o nó da avaliação com recursos digitais";

17h 30: Encerramento

Campus France realiza palestra na Ufam dia 20

 

Campus France Brasil, agência oficial do governo francês no Brasil, realiza evento na Universidade Federal do Amazonas com o objetivo de incentivar o intercâmbio de estudantes brasileiros para a França e fomentar a cooperação e troca entre os dois países. A palestra conta com explicações sobre o funcionamento do sistema de ensino francês, as oportunidade de candidatura na graduação e pós-graduação e de bolsas de estudos.

Os representantes do Campus France participantes no evento serão Ariane Cassoli, responsável da Região Norte e Centro-Oeste, o Diretor do Campus France Brasil, Jacky Cailler, e a coordenadora de Promoção e Comunicação no Brasil, Mariana Midori.

O evento acontece no Auditório Jatapú da Faculdade de Educação (FACED), no Setor Norte, dia 20 de junho às 14h. A entrada é gratuita, não sendo necessárias inscrições, e os participantes ganharão certificado de 2 horas complementares pela participação no evento. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable